Como não ler a Bíblia

5
Ano passado comprei o LIVRO DO CATEQUISTA (Fé - Vida- Comunidade) da Paulus. É pena que como tantos outros livros bons que tenho, não tenho me debruçado sobre esta leitura., mas fica ai a recomendação. Os textos desta e da próxima postagem (dia 30) foram retirados deste livro.

Como não ler a Bíblia
É comum recorrer à bíblia na catequese para encontrar os apreciados “exemplos catequéticos”, como instrumento moralizante, ou só defender a doutrina.
A bíblia não deve ser utilitarista, isto é, usada só para a transmissão em aulas, em palestras, manipulando os textos, como respostas mágicas. Não usar apenas citações de um t6exto ou referencias bíblicas.
Para alguns grupos a palavra de Deus é colocada como consolo e terapia pessoal, dentro de um misticismo vazio, sem compromissos. São feitas leituras isoladas, frases ou textos fora do contexto, só para tirar mensagens estilo “horóscopo” ou para tirar mensagens bonitas.
A leitura da bíblia não deve ser leitura de “doutor”, leitura intelectualizada.



Abraços,

Clécia

5 comentários:

Jonathan Cruz disse...

NA POSTAGEM VOCÊS FALAM QUE A BÍBLIA NÃO DEVE SER UTILITARISTA, MAS , TEM GENTE QUE NÃO UTILIZA ELA PARA NADA, VEJO MUITOS ENCONTROS, CATEQUISTAS QUE NUNCA LEVARAM A BÍBLIA PARA CATEQUESE, ANTES SENDO UM GRANDE UTILIZADOR DO QUE NUNCA LEVA-LA PARA CATEQUESE.

BOA MENSAGEM MENINAS. PARABÉNS

Rosane Viana disse...

Gostei,realmente vemos muita gente usando texto bíblicos como se fosse horoscopo do dia,é Salmo para quando está triste,doente,em perigo etc...,tenho este livro e é muito bom beijos.

Eliane disse...

Eu também tenho esse livro e realmente é muiiiito bom. Eu recomendo.

Eliane disse...

Eu também tenho o "Livro do Catequista", realmente é muito bom, eu recomendo. Eliane/Peruíbe-SP

Catequese Kids disse...

Oii Clécia, este livro é muito abençoado. Na minha paróquia todos os catequistas o seguem como material de apoio. Tanto que, eu sempre post muitas coisas dele no meu blog.

Incentivo a todos a adquirí-lo!

Beijos,
Layse

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails