Terço Missionário

0
(pode ser adaptado ao mês de maio)
Expor, em frente da assembléia, uma figura de Nossa Senhora rodeada de ilustrações de pessoas de diversas raças, em situações difíceis... E a frase: Maria, Rainha das Missões. Coloque-se também um mapa-múndi com estatísticas missionárias em cada continente.

Animador: Meus amigos e amigas, sejam todos bem-vindos a este nosso encontro. Rico de acontecimentos importantes, o mês de outubro é celebrado pelos cristãos sobretudo como o mês do Rosário e das Missões. Que nosso encontro seja uma grande homenagem à nossa querida mãe do céu, a quem pedimos proteção para todos os missionários e missionárias que, nos cinco continentes, estão se doando a serviço da evangelização. Que este mesmo espírito de doação marque também a nossa vida e a vivência de nossas comunidades neste mês missionário do ano 2000 da redenção. Iniciemos nossa celebração com um canto a Maria.

Canto mariano: SENHORA DE TANTOS NOMES


Leitor 1: É impressionante como as pessoas, dirigindo-se a Maria com fé, confiança e muito carinho, chamam-na com os mais diversos nomes: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Penha, da Luz, da Guia, da Conceição. Ela é a Mãe Rainha, a Mãe dos aflitos, dos doentes, dos pobres. Ela é a Mãe Aparecida, de Fátima, de Guadalupe...

Leitor 2: Estes e centenas de outros nomes exprimem a convicção de que Maria, nossa querida mãe, está sempre atenta e presente nas situações felizes e problemáticas em que se encontram seus filhos e filhas. Ela é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro porque não deixa ninguém sozinho nos momentos de necessidade. É Nossa Senhora da Luz porque nos ilumina quando estamos no fundo do poço...

Leitor 3: Maria de tantos nomes é tão importante que o povo gosta também de chamar suas filhas com o nome de Maria do Carmo, Maria de Fátima, Maria do Rosário, Maria das Graças, Maria de Lourdes... Animador: E quem, meus queridos amigos e minhas, não gosta e não espera encontrar, nos mais diversos e difíceis atalhos da vida, a mão de uma mãe para segurar e caminhar com mais segurança?


Leitor 1: Santa Teresinha, a padroeira das Missões, falando da oração, declarou: “Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar, dirigido aos céus, um grito de gratidão ou de amor em meio a provações ou alegrias. É algo muito grande, sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus”.

TODOS: O Rosário dilata a nossa alma e nos une a Maria e a seu filho Jesus”.

TESTEMUNHOS


Animador: Sempre houve cristãos particularmente devotos de Maria e que cultivaram sua espiritualidade através da reza do Rosário. Os testemunhos, que agora ouviremos, nos falam da importância do Rosário em nossa vida.

Leitor 1: O Papa Pio XII afirmou: “O Santo Rosário é o compêndio de todo o Evangelho. Quem conhece o Rosário, conhece o Evangelho, conhece a vida de Jesus e de Maria, conhece o próprio caminho que conduz ao destino eterno”.

Leitor 2: Em sua simplicidade, Santa Teresinha assegura que a reza do Rosário “é como o fermento que faz crescer a massa e que pode transformar os corações”.Leitor 3: Lúcia, a vidente de Fátima, chega a dizer: “Se neste mundo atormentado todos recitassem diariamente o Rosário, Nossa Senhora faria maravilhas na vida de cada um”.Leitor 4: E João Paulo II um dia exclamou: “Quem dera renascesse o belo costume da reza do terço em família”.

Canto:


TERÇO MISSIONÁRIO


Animador: Agora, para homenagearmos Nossa Senhora, neste Mês das Missões, convido a todos para rezarmos o terço missionário. Refletiremos e rezaremos pelos cinco continentes, pelos missionários que lá trabalham e pelos povos que mais precisam da ajuda de Maria.

Leitor 1: As cinco cores do terço missionário simbolizam os cinco continentes onde os missionários estão anunciando a Boa Nova da salvação. Rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, pois rezamos por todas as pessoas, sem distinção.


TODOS: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe, abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária.


(Antes de cada dezena do Terço, poderão ler as características e os problemas de cada continente. Vejam nas páginas 6 e 7 desta edição do MJ). Cada dezena poderá ser animada por um grupo.

Animador: Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos.


1ª Dezena: (cor verde)

Animador: Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.

2ª Dezena: (cor vermelha)

Animador: Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo.

3ª Dezena: (cor branca)

Animador: Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos.4ª Dezena: (cor azul)Animador: Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.

5ª Dezena: (cor amarela)

Salve Rainha:

Canto: Vai, vai missionário...Canto: Povos d’América gente sofrida... Partilha e conclusões práticas


REFLEXÃO EM GRUPOS
Um santo já disse: “Planta Maria, colhe Jesus”. Qual o sentido desta expressão?
Como estamos vivendo a missão que Jesus nos confiou no batismo e na crisma?
O que seu grupo e sua comunidade estão realizando para melhor vivenciar o mês Missionário?


CONCLUSÃO

Animador: A missão é o objetivo de toda pessoa que foi marcada pelo batismo e de todo grupo eclesial. No entanto, não ha missão sem comunhão. Pastorais e movimentos devem trabalhar unidos para que os afastados voltem a praticar sua fé, e a Boa Nova chegue, o quanto antes, aos homens ainda não evangelizados do mundo inteiro. Com um sincero abraço, digamos a todas as pessoas, que rezaram conosco, o quanto as amamos, e que, juntos, queremos assumir a grande causa missionária.

Abraço da paz:

Todos: Mãe querida, ajuda-nos a fazer, com grande entusiasmo, tudo o que Jesus pede a seus discípulos. Com a tua intercessão, apressa a “hora da graça”, da fraternidade total, para que o novo milênio comece sem exclusões e todas as pessoas possam viver com dignidade e paz. Que teu exemplo arraste a todos e a todas que abraçaram a missão de Jesus. Que eles vivam e realizem aquela ternura e fraternidade que Jesus semeou quando esteve entre nós. AMÉM!Canto: Maria do Sim ...

*
Enviado pela catequista Cristiane Rover
Fonte: Revista Missão Jovem
Obs: Você pode fazer suas adaptações pra usar esse terço neste mês mariano.

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails