Boliche da fé

0
Neste último domingo 31/05, Dia de Pentecostes e encerramento do mês de Nossa Senhora, nós catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos encontramos na Comunidade São Camilo para uma formação. Pela manhã estudamos Atos dos Apóstolos, com a Ir. Severina. A tarde eu e Sandra Avelino ficamos responsáveis por aplicar dinâmicas e brincadeiras.
Confesso a vocês que foi surpreendente. Selecionamos inúmeras, mas o tempo não nos permitiu aplicar todas, sei que os catequistas se divertiram bastante.
É tão bom vermos esses momentos como momentos de partilha, enriquecimento pessoal e valorização da pessoa do catequista. Muitas vezes convidamos esses e aqueles profissionais e membros das diversas pastorais, que também são importantes, para partilhar conosco suas vivências. Eu gosto sempre de ouvir catequistas, escutar suas experiências, suas dúvidas, aprender com um colega de pastoral. Aqui temos valorizado muito a figura do catequista, e principalmente as pratas da casa.

Hoje, queremos partilhar com vocês a brincadeira abaixo , brevemente as fotos estarão no nosso orkut, vistem-nos e sejam nossos amigos lá também. O link está na página!

BOLICHE DA FÉ

Objetivos:
*Mostrar que Fé supera desafios;
*Testemunhar que com fé e perseverança venceremos todos os obstáculos da vida.
Duração: 15 min.
Público: crianças, jovens ou adultos - mínimo 5 pessoas.
Material: Bola pequena, 10 vasilhames de refrigerante descartáveis, transparentes e com tampa; tinta guache (diversas cores) e onze etiquetas adesivas.

Encha as garrafas com água. Para dar um colorido a cada uma das garrafas misture um pouco de guache na água.
Escreva nas etiquetas 10 obstáculos que dificultam a missão de evangelizar e que nos afastam de Deus, como por exemplo: egoísmo, inveja, etc. Peça sugestões as crianças do grupo. Cole uma etiqueta em cada garrafa e peça as crianças que as arrumem num extremo da sala, como se fossem um jogo de boliche.
Converse com as crianças sobre o que seria capaz de derrubar estes desafios. Afixe na bola, uma etiqueta com a palavra FÉ.
Começa o jogo, todos deverão mirar os obstáculos e jogar a bola para tentar derrubá-los. Ganha quem conseguir derrubar todos os obstáculos.
Termine fazendo uma reflexão, mostrando que aqueles que crêem em Deus são capazes de superar esses obstáculos e realizar grandes obras em Seu nome.

Obs: Ao invés de água, podem encher as garrafas com areia mesmo e colar durex colorido que fica bem bonito!

Os catequistas vibraram muito ao realizar essa brincadeira e apontaram outras maneiras de explorá-la. O interessante é que eu e Sandra, não diziamos de cara qual o objetivo da dinâmica aplicada, ao final, nós questionavámos onde, como, quando e com quem poderíamos trabalhar as dinâmicas, os jogos ou as brincadeiras e saia muita coisas boa, provando que o catequista sempre pode inovar e adaptar o que tem vivido a sua turma, a um determinado tema.

Grande beijo e até a próxima!
Clécia Ribeiro e Sandra Avelino
Catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Arquidiocese de Feira de Santana/Ba.

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails