CATEQUISTA DETETIVE???

1

Eu sei que o catequista tem um pouco de professor, pois precisa de didática, postura, impor respeito, mas não é um professor, nem os catequizandos são alunos, mas somos confundidos como tal, sabemos que somos mães e pais desses catequizandos, ouvimos, damos broncas, aconselhamos, só faltamos dar umas palmadas, isso não podemos!, catequista é meio psicóloga, enfermeiros, somos até babás, pois ficamos um tempão esperando pelos pais buscarem seus filhos na catequese...
Mas alguém já falou pra vocês que devem ser detetives? Não!!! Pois é!...precisamos!

O que faz um detetive para desvendar algo, desvendar um mistério. Ele precisa ir atrás, ele precisa suar a camisa, precisa perguntar, estudar cada detalhe, observar tudo, aprender, e pensar muito para chegar numa conclusão certa, sem erros!
Então...essa é exatamente nossa missão! Correr atrás para aprender e explicar de forma simples para o catequizando aquilo que é realmente necessário!Aprender sobre a pessoa de Jesus, quem foi, qual era seu programa de vida, o que ele espera de nós como cristãos. Saber de doutrina, em que acreditamos. O que nos diz cada mandamento, cada sacramento. E isso nós só vamos passar se nós primeiro acreditarmos no que estamos falando. E os catequizandos percebem quando você fala por falar e quando você fala com convicção.
Um catequista que ao falar de Cristo não traz um brilho no olhar, não vai cumprir bem seu papel. O catequista precisa trazer esse brilho no olhar, essa alegria ao falar de Jesus. Brincadeiras e dinâmicas não adiantarão se te faltar esse brilho no olhar. Jogos e cartazes não farão diferença se o teu sorriso e a tua esperança não mostrarem aquilo que é a tua alma.
O importante para um bom catequista é acreditar em quem ele anuncia, ou seja, acreditar no Cristo! E só pode desvendar algo, se você for atrás também. É igual aos filmes de detetive.
Apresente o Cristo que você ama e segue aos seus catequizandos . E se hoje você precisar aprender mais para evangelizar e catequisar melhor, vai se informando, lendo, pesquisando, tirando suas dúvidas com pessoas que conhecem os ensinamentos da Igreja. Seja catequisado para catequisar. Não se acomode, não ache que o catequista é um iluminado e tudo vai cair do céu. Faça a sua parte e o Espírito Santo fará a dele.
A sua espiritualidade você busca na leitura de bons livros, textos, no próprio tempo litúrgico quando você participa das missas. Assim você vai se formando, se moldando num bom catequista.
Pois a nossa missão nada mais é do que dar continuidade à missão iniciada pelo próprio Cristo. Não é brincadeira não. Não podemos ir empurrando com a barriga de qualquer jeito.
Temos a consciência ou deveríamos ter de que a catequese deve transformar as pessoas e assim a sociedade. E só conseguiremos isso formando cristãos de verdade, cristãos que saibam defender as nossas verdades, que saibam ter uma consciência crítica dos desafios que o mundo apresenta.


Imaculada Cintra
iccintra@hotmail.com
*Imaculada Cintra é catequista da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Capelinha, em Franca/ SP
Fonte de parte desse material:blog.cancaonova.com/dominusnobiscum

1 comentários:

Anônimo disse...

Lidar com adolescentes sem compromisso é fácil. Difícil fica quando assumimos o compromisso de passar-lhes uma mensagens em nome do amor - de Jesus . Adolescentes inquietos, aborrecentes -, enfim , jovens que não se encontraram e julgam ver na catequista a resposta para todas as indagações...

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails