CORPUS CHRISTI

4
Existem ao decorrer do ano, diversas datas que são definidas como feriado, seja, municipal, estadual ou nacional. Geralmente, um feriado sempre é bem vindo; para muitos isso é sinônimo de folga no trabalho e diversão. Mas, há uma questão muito séria que encontra-se por trás de alguns destes feriados, são os dias santos.
Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada pela nossa Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue.
Em 1983, o novo Código de Direit
o Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
Irmãos queridos, somos chamados a uma vida santa e compromissados com as verdades de Deus que estão expressas de forma clara na Bíblia; o Espírito Santo move e faz-nos ver que é incompatível com a fé verdadeira participar destas consagrações tradicionais em algumas cidades. E, na condição de separados que somos, é sábio declararmos diante das trevas que anulamos em nome de Jesus Cristo, todo poder e autoridade constituída pelos homens às forças espirituais contra nossas vidas. O passo seguinte é procurarmos viver um dia, de muita vigilância e consagração ao Senhor, para que não sejamos atingidos pelo inimigo.
____________________________________________________________________

Baseada na necessidade da catequese e em outros blogs, criei um exercício sobre o tema. Mas devido ao novo formato do blog, a imagem não fica legivel, mas visualize clicando na imagem ou nesse endereço abaixo:

http://picasaweb.google.com.br/catequese.caminhando/Atividades#5343596662770755074

Grande beijo e até a próxima!
Clécia Ribeiro e Sandra Avelino
Catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Arquidiocese de Feira de Santana/Ba.

4 comentários:

moema disse...

Parabéns pelo conteúdo e pela sugestão de atividades. Sou catequista de Perseverança em Londrina, PR. na Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Obrigada pelas sugestões.
Moema

Anônimo disse...

legalzinha a atividade. queria colocar e criar um cabeçalho para a minha paroquia. como faço?

Anônimo disse...

gostei mais ainda quando vcs colocaram os creditos no trabalho de vc. é legal quando se utiliza de alguem, dá o credito a ele. parabens

Patricia Regina Zanoli disse...

muito legal seu blog...... sempre busco atividades para acrescentar em minha catequese

obrigada

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails