Pica - Pau . Amigo ou Inimigo?

4
"O que vos digo, digo a todos: vigiai! " São Marcos 13,37
Queridos
Sou catequista à 8 anos e sou mãe de uma linda criança de 04 anos. E como mãe e catequista tenho muita preocupação com o que ele assiste. Um coisa que eu jamais permito que ele assita é o pica-pau. E os motivos explicarei aqui:
O Pica-pau, um dos personagens mais antigos que ainda é exibido, tem colaborado para a formação comportamental de muitas pessoas. Como todos já sabem, este personagem influencia as mentes infantis com as suas atitudes melévolas, mal-educadas e, como são exibidas atualmente, demoníacamente inspiradas. Antes de mais nada, vamos a um pouco da história desse ser que habita nossas tardes semanais, antes no SBT, agora na Rede Record:

“O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walter Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.“
Fonte:
WikiPédia
Mas, por trás dessa aparencia marota e inocente, se esconde um louco e perturbado criminoso. Uma pessoa sem escrúpulos que não mede esforços para conseguir o que quer, mesmo que seja na “marra”. Em um pequeno levantamento, não profundo e sem a ajuda de um especialista criminal, consegui achar 26 (vinte e seis) crimes que o Pica-Pau comete mais frequentemente em seus episódios. Você tem certeza do que seu filho está assistindo e se isso não está influenciando seu subconsciente para que ele, no futuro, não se torne uma pessoa desorientada e que não tem respeito a uma lei sequer?

Confira então os 26 crimes que o Pica-Pau comete em seus desenhos:

Crime # 01 – Porte Ilegal de Armas (Art. 12, Lei 10.826 de 2003): Nesse crime, ele teria de 1 a 3 anos de detenção. Em vários episódios, Pica-Pau e outros personagens portam armas, sem autorização muitas vezes intimidando algum outro personagem ou mesmo disparando-a, que já vai para o 2º…

Crime # 02 – Disparo de Arma de Fogo (Art. 15,
Lei 10826 de 2003): Cabível uma pena de 2 a 4 anos de reclusão. Sempre, ou praticamente, em todos os episódios em que aparece uma arma de fogo, ela é disparada. Sem mais o que comentar sobre.

Crime # 03 – Agressão Física (Art. 129,
Codigo Penal): A pena varia de 3 meses a 1 ano de detenção. Todos os personagens que passam pela frente do Pica-Pau é agredido fisicamente, tanto com bicadas, quanto com paus, pedras, arvores e o que mais ele tiver na mão…

Crime # 04 – Tentativa de Homicídio (Art. 129, Parágrafo 1º,
Codigo Penal): Além de agredir, WoodPecker ainda consegue: Atirar na pessoa (ou personagem, como queira), jogar do alto de prédios, induzir a suícidio e por ai vai. Nessa, a pena vai de 1 a 5 anos de prisão.

Crime # 05 – Perigo para a vida ou saúde de outrem (Art. 132,
Codigo Penal): Pica-Pau consegue fazer seus “adversários”: Tomarem choques, se acidentarem, se jogarem em Geisers, pular cachoeiras repetidamente, pular de locais altos ou de aviões sem paraquedas. A pena disso? Apenas de 3 meses a 1 ano de prisão.

Crime # 06 – Omissão de Socorro (Art. 135,
Codigo Penal): Como ninguém morre em desenho animado, a pena será de somente de 1 a 6 meses por não ajudar um acidentado. Vários episódios, inclusive aquele no qual ele desenha um trilho de trem bem no local aonde o pintor está a pintar uma flor e que é atropelado pelo proprio trem, o destino do acidentado não foi o hospital, mas sim uma exposição de obras de arte. Traduzindo, negligência e humilhação pública.

Crime # 07 – Calúnia (Art. 138,
Codigo Penal): Citando como exemplo o episódio em que ele acusa um cachorro de maltratá-lo e espancá-lo e, quem realmente é maltratado é o cachorro, o caluniador Pica-Pau pegaria de 6 meses a 2 anos de reclusão por conta dessa peripécia.

Crime # 08 – Constrangimento Ilegal (Art. 146,
Codigo Penal): Diversos personagens tem a sua ‘resistencia reduzida’ ao serem amarrados ou submetidos a algum tipo de violência após serem presos ou acorrentados. A punição para isso varia de 3 meses a 1 ano de detenção.

Crime # 09 – Invasão de Propriedade (Art. 150, Codigo Penal): ‘Leôncio’ é a principal vítima desse tipo de crime que o Pica-Pau comete. Até mesmo na nova série, ele ainda continua tendo sua casa invadida ou, até mesmo, sendo tomada pelo “protagonista”. Outros episódios também mostram o Pica-Pau invadindo casas e as destrunindo e, ainda, causando loucura nos moradores ou empregados dos locais invadidos. Com isso, a reclusão poderia ser de 1 a 3 meses.

Crime # 10 – Furto (Art. 155, Codigo Penal): Você já percebeu que em muitos episódios o Pica-Pau faz furtos na maior cara de pau? O episódio em que ele faz alusão a “Robin Hood”, é o mais explicito com esse tipo de atitude. Sem adições, a pena é de 1 a 4 anos de prisão. Mas, como se trata de Pica-Pau e ele sempre se aproveita do seu “abuso de confiança”, a pena sobe para 4 até 8 anos.

Crime # 11 – Roubo (Art. 157, Codigo Penal): Sim. Pica-Pau também é um 157 boladão e ViDa Loka. Carros e casas estão em sua lista de apropriação indébita. Zeca Urubu então, nem se fala. É profissional na função. Pena para os dois? De 4 a 10 anos de prisão e pagamento de multa.

Crime # 12 – Dano (Art. 163, Codigo Penal): Destruição e inutilização de imoveis e carros de terceiros no desenho do Pica-Pau são uma constante. Quem não lembra de quando ele destruiu a casa do ‘Leôncio’ por conta de uma só moeda? Para esse tipo de crime, uma pena leve de 1 a 6 meses de reclusão.

Crime # 13 – Estelionato (Art. 171, Codigo Penal): Como bom malandro que é, não poderia deixar de ser enquadrado no artigo 171 do Codigo Penal. Cito apenas o trecho do código que diz: “defrauda substância, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a alguém“. Algumas encomendas feitas no desenho, nunca tem seu conteúdo entregue como deveria ser. Isso também é um fato de Estelionato. Pena de 1 a 5 anos de prisão.

Crime # 14 – Jogos de Azar (Art. 174, Codigo Penal): Veja comigo: “Abusar, em proveito próprio ou alheio, da inexperiência ou da simplicidade ou inferioridade mental de outrem, induzindo-o à prática de jogo ou aposta, ou à especulação com títulos ou mercadorias, sabendo ou devendo saber que a operação é ruinosa“. Lembrou de algum episódio? Eu lembrei de dois. A pena é de 1 a 3 anos de detenção.

Crime # 15 – Não pagar a conta (Art. 176 Codigo Penal): Qualquer dia, você conta de quantos estabelecimentos o Pica-Pau entra para furtar comida ou entra senta, come e sai (ou faz de tudo) sem pagar a conta. Isso pode render de 15 dias a 2 meses de cadeia pro passarinho.

Crime # 16 – Dirigir em Alta velocidade (Art. 218, Codigo de Transito Brasileiro): Não dá em prisão ainda, mas dá em multa e, se fosse por imprudência no transito, ele já estaria falido com tanta multa que ele iria pagar.

Crime # 17 – Desastre Ferroviário (Art. 260, Codigo Penal): Episódios que existem trens, são unanimidade. E, por isso, ele pode pegar de 2 a 5 anos de reclusão.

Crime # 18 – Falsificação de Alimentos (Art. 272, Codigo Penal): A falsificação de alimentos é feita sempre quando o Pica-Pau é o alvo, ou seja, sempre é feita quando ele próprio vai virar a comida. Me recordo em um episódio no qual ele transforma um côco e alguns gravetos em um frango. Isso é um dos vários exemplos que podem ser dados. Para isso, cadeia de 4 a 8 anos.

Crime # 19 – Falsificação de Remédios (Art. 273, Codigo Penal): Do mesmo modo acima, Pica-Pau utiliza-se de métodos pouco ortodoxos para conseguir o que quer. Leôncio já foi uma vítima desse tipo de delito cometido pelo protagonista. Pena de 10 a 15 anos de xadrez.

Crime # 20 – Charlatanismo (Art. 283, Codigo Penal): Videntes, Pajés, Gurús e até mesmo uso de Hipnose fazem parte do currículo do Pica-Pau. Para esse tipo de atividade, um período de férias de 3 meses a 1 ano em algum Hotel Prisional.

Crime # 21 – Falsificação de Moeda (Art. 289,
Codigo Penal): Um ladrão que rouba Pica-Pau, no fim acaba com moedas de madeira no lugar de moedas verdadeira. O que é isso? Falsificação. E cabe de 3 a 12 anos de detenção para o “Pica-Pau que copiava”.

Crime # 22 – Falsidade Ideologica (Art. 299, Codigo Penal): Se travestir de mulher, assumir outras identidades como médico ou astronauta é uma coisa que o Pica-Pau também é especialista em aprontar e que também dá cadeia. A pena vai de 1 a 5 anos de detenção.

Crime # 23 – Atropelamento (Art. 303, Codigo de Transito Brasileiro): Quero um dia contar quantos personagens o Pica-Pau e sua turma atropelam durante apenas uma temporada. Com certeza serão muitos. A pena é de 6 meses a 2 anos de cadeia e proibição do direito de dirigir.

Crime # 24 – Racha (Art. 308, Codigo de Transito Brasileiro): O episódio clássico dos “Rachadores” onde o policial procura justamente esse tipo de infrator, serve para mostrar tanto esse, quanto o proximo crime. Para Racha, a pena é de 6 meses a 2 anos de prisão e proibição do direito de dirigir.

Crime # 25 – Desacato a funcionário público/autoridade (Art. 331, Codigo Penal): Como dito acima, o episódio dos “Rachadores” é um bom exemplo de desacto a autoridade. Na figura que ilustra o post, mostra o Pica-Pau intimidadando um policial fardado. Muitos funcionários “públicos” durante todas as temporadas e fases do desenho, são humilhadas e desacatadas. Como punição, 6 meses a 2 anos de ‘xilindró’.

Crime # 26 – Manipulação de provas/Falso testemunho (Art. 342, Codigo Penal): Pica-Pau sempre se dá bem. Como ele faz isso? Torna as provas que ele produz em uma fonte de acusação para quem está perto dele, o seu adversário, inimigo ou mesmo médicos e cientistas. Manipulador nato, WoodPecker nunca dá mole. A pena é de 1 a 3 anos de reclusão.

E então? Ainda continua que os vídeo-games são os que mais influenciam crianças? Seu filho passa mais tempo vendo TV ou jogando o joguinho preferido?
Não só o Pica-Pau, mas DRAGON BALL Z, Tom e Jerry também pode-se enquadrar os mesmos crimes cometidos pelo astro criado por Walter Lantz. Foram 26 crimes apurados superficialmente, pois se eu fosse aprofundar mesmo, daria uma tese de Direito molezinha e daria também muito mais que 40 delitos. Fora os que eu não citei como uso de explosivos, maltratos a animais e outros que se eu ficar falando darão um post quilométrico.
Todas os crimes descritos acima, tem o link direto para a Lei na qual ele se enquadra. Vale a pena se interar mais para poder filtrar a programação diária que seu filho vem assistindo.
Sandra Avelino & Clécia Ribeiro

4 comentários:

Anônimo disse...

Se for pensar por este lado as crianças nao devem ver desenho animado quase nenhum.
Fala sério, né?

Anônimo disse...

Sou professora e catequista há alguns anos e percebo o quanto os desenhos animados influenciam o cotidiano dos meus educandos e catequizandos.
Pica Pau e alguns personagens de Walt Disney inclusive fizeram parte de estudos, gerando até teses e nem precisa ser catedrático pra saber que a grande a maioria é uma péssima influência para as nossas criança .
De fato, as crianças tem acesso a péssimos desenhos e querem reproduzir o que vêem neles, pois consideram estes personagens violentos, sarcásticos, mentirosos, trapaceiros, verdadeiros heróis.
Os pais, mais uma vez corroboram para tal situação - principalmente depois da pirataria - pois compram inúmeros dvd's sem conteúdo, somente para manter as crianças "presas" em casa, longe da rua...

Parabéns pelo texto e se a gente procurar direitinho, encontrará outras opções menos angustiantes para nossas crianças!

Anônimo disse...

Assisti Pica-Pau durante toda a minha infância e jamais cometi nenhum desses crimes citados neste artigo. Não acredito que proibir sua criança de assistir o desenho a deixará com mais ou menos caráter.
Afetuosamente,
Vitor.

Catequese Caminhando disse...

Graças a Deus Vitor. Na verdade essa questão de caráter é bem ampla. Alguns assistem pica-pau dia e noite e às vezes naturalizam alguns comportamentos do personagem agredindo colegas desde cedo, mas é claro que é tudo um conjunto de informações, educação, acompanhamento dos responsáveis, etc.
Obrigada por sua opinião.
Clécia

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails