Catequista, você já pensou em desistir?

3


Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos. Tens perseverança, sofreste pelo meu nome e não desanimaste.Apocalipse 2,2-3



Você em algum momento de sua vida como catequista já pensou alguma vez em desistir de tudo? Simplesmente abandonar e fugir? Talvez você estivesse assim ontem, ou esteja assim hoje… Talvez o seu coração esteja tão ferido e você esteja se sentindo tão sufocada e decepcionada que parece mesmo que vai explodir de tanta dor…Este é o seu retrato?Será que desistir de sua missão é a solução?

Como catequista lidamos com pais descompromissados e que muitas vezes irritados falam o que não sabem, e agridem o nosso trabalho e empenho, e lidamos algumas vezes com aqueles catequisandos que dificultam o nosso trabalho e dispersam as atenção dos demais, é nesse momento em que alguns de nós pensam em fugir daquilo tudo, afastar, dar um tempo. Mas sempre neste momento aparece aquele pai atencioso e aquele catequisando compreensivo que sabem lhe dizer uma palavra sabia em um momento de confusão, isso nos conforta.

Há pessoas que desistem da missão, isso de alguns modos diferentes…

O primeiro deles é parando de lutar. É quando você perde as esperanças, a motivação, as forças e simplesmente se cansa, resolve pendurar as “chuteiras”, jogar a “toalha”, e “levar o barco como der”…

O segundo modo, é fechando o seu coração para a fé em Deus e em Sua Palavra. É quando, de repente, você se percebe cínico diante das promessas de Deus; você não consegue mais crer no poder de Deus em nossos dias, ou, pelo menos, para agir em seu favor e em sua vida…

O terceiro, é entregando-se à depressão. Você se entrega ao desânimo e aos pensamentos de que você não pode, nunca vai conseguir, você não tem valor, de que Deus te desamparou, e que nada mais vale a pena, de que você está só e que ninguém vai compreender sua dor …

Outro modo, é afastando-se de tudo e de todos. Você se decepciona, se frustra, se enoja com as atitudes e traições das pessoas, e resolve desistir de investir na vida humana…

Alguns ainda, sendo cristãos, saem da igreja. Eles se ferem nos relacionamentos, se decepcionam com alguém, ou, até com eles mesmos, e vão deixando, pouco a pouco, de estar na comunhão do corpo de Cristo… até que, quando percebem, estão longe; tão longe, que não sabem mais o caminho de volta…esse é o meu maior medo.

Outro modo de desistir é só existindo. Sabe como? Só deixando o barco correr e vendo no que vai dar…

Alguns desistem por causa do cansaço da batalha, pela vergonha do que estão passando, pela falta de direção sobre o que devam fazer, por acharem que não sabem “jogar este jogo” da vida, por causa de um sentimento de não aceitar passar por uma perda…

Nesta vida, muitas coisas tentam nos roubar a esperança: Por exemplo, as cobranças contínuas e as vezes desnecessárias das pessoas à nossa volta dizendo: “Você não pode perder; não pode falhar; meu filho vai fazer a crisma? Não serei mas madrinha? Minha filha esta preparada para a eucaristia, e por qual motivo ela não fará? Cuidado pois desta maneira como vocês agem, vocês acabarão afastando as crianças da igreja…”; ou as invejas das pessoas à nossa volta, seus julgamentos maldosos, a nossa própria auto-crítica exagerada (você mesmo se cobra tanto que se desespera; nunca consegue se satisfazer…), ou, então os erros que cometemos repetidas vezes e passamos a pensar que nunca vamos conseguir acertar; as decepções com os amigos, com a religião, com nossas próprias atitudes… Mas o pior de tudo é quando pensamos que Deus nos abandonou: que Ele está muito ocupado; que você cometeu um pecado muito grave, que você não consegue agradá-Lo, que a sua fé é pequena demais… Querido, isto não é verdade! Deus ama você!

Não importa o que esteja acontecendo: Não desista da sua missão! Deus não desistiu de você! Ele ama você! Ele tem um plano para a sua vida!

Em meio a todo este caos, Deus se importa com você! Isto não é uma religião! É conhecer a Deus e andar em Sua presença cada dia.

O segredo é continuar! Nunca se entregar ao desespero e ao desânimo. Está doendo? Continue, não desista! Está dando vontade de fugir e abandonar a vida? Continue, confie em Deus, não desista! Busque a Deus com todo o seu coração!

Ouça isto: Deus ainda não terminou com você! Ele diz em Filipenses 1:6 – “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”. Jesus disse a nosso respeito em João 15:16 – “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.Em Hebreus10,39, podemos ver que “Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação!”

O que você pode fazer?

1) Confie no propósito de Deus para a sua vida – Ele está agindo!Talvez você não esteja vendo nada acontecer, mas confie! Deus é Deus! Ele está no trono! Ele está no controle absoluto de todas as coisas!

2) Nunca deixe a amargura se instaurar no seu coração. A Bíblia diz que Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam. Você ama a Deus? De todo o coração? Querido, é com isto que você tem que se ocupar. Amar a Deus! Ele cuida de Seus filhos!

3) Levante o escudo da fé – Deus é maior! Ele é o Todo Poderoso! O Soberano do Universo! Proteja sua mente com a sua fé! Não aceite os pensamentos de destruição dominarem a sua mente. Medite na Bíblia, a Palavra de Deus. Encha sua mente daquilo que é bom!

4) Continue caminhando – não pare! Por mais que esteja doendo, não pare!Entregue a sua dor para Deus, mas não desista de viver a vida que Ele tem para você! Eu quero repetir: Deus ama você! Ele se importa com você! Ele provou seu amor quando deu Seu Filho Jesus para morrer na cruz pelos seus pecados, para trazer você de volta para Sua comunhão. Você é amada! Você é querido! Você é especial e importante para o Ser mais maravilhoso e magnífico do universo: DEUS! Mesmo que todos estejam contra você, Deus quer socorrer e amparar você! A vida é um presente precioso de Deus, e você não pode desistir deste dom!

Oremos assim:

Ao mestre de canto. De Davi. Para servir de lembrança.Comprazei-vos, ó Deus, em me livrar; depressa, Senhor, vinde em meu auxílio.Sejam confundidos e humilhados os que odeiam a minha vida. Recuem e corem de vergonha os que se comprazem com meus males.Afastem-se, cobertos de confusão, os que me dizem: Ah! Ah! Pelo contrário, exultem e se alegrem em vós todos os que vos procuram. Que repitam sem cessar: Glória ao Senhor! aqueles que desejam vosso auxílio.Quanto a mim, sou pobre e desvalido. Socorrei-me, ó Deus, sois meu protetor e libertador. Senhor, não tardeis mais. Salmo 69

3 comentários:

Anônimo disse...

LÁGRIMAS SÃO SUOR
DE ALMAS QUE LUTAM SÓ,
SÓ DEUS PODE ENTENDER QUE TE CAUSA DOR
PENSA NO SEU SENHOR
ENCONTRA AO AMOR E CREIA ELE É FIEL
JUSTO É O SEU AMOR

Catequista Sheila disse...

Nossa, como nosso Deus é perfeito...
eu vim meditando sobre isso e estava preparando um post sobre o mesmo tema e fiz uma busca no google e olha o blog que encontrei... fiquei até arrepiada...
era isso que eu queria deixar de mensagem de Natal para meus colegas catequistas e talvez até para mim mesma.
Muito obrigada!
tenham um dia feliz... bjs

Anônimo disse...

BAIXAR OS BRAÇOS PELA CAUSA DO AMOR, NAO!
PENSA QUE A DOR E PASSAGEIRA...
E ELE É ETERNO...
NAO ACREDITES NO FIM ,
VOLTA-TE PARA O RECOMEÇAR,
NA AURORA DESSE DIA
SEMPRE INICIAL.

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails