Oficina de dinâmicas e dinâmicas criadas pelos catequistas

14


A nossa paróquia realiza todo ano antes do início dos encontros de Catequese, a Semana de Formação que esse ano teve como tema:
“Catequista, Deus te chama para um momento novo”.
A semana ocorreu de 22 a 28 de fevereiro, tendo na quarta-feira oficinas diversas.

Eu e Sandra fomos convidadas para ministrarmos a Oficina de Dinâmicas, que por sinal foi bastante proveitosa. Mais de 20 catequistas se inscreveram só na nossa oficina e todos estavam atentos e bastante animados.
Além de mostrarmos a função das dinâmicas nos encontros de catequese, dividimos a turma em grupos onde cada um desenvolveu uma dinâmica conforme o tema sorteado:


Dinâmica de apresentação / Equipe: Liliane, Ana Lúcia, Elizangela, Danusa e Nazaré
“Quem é você?”
Formar duplas onde um entrevista o outro em alguns minutos.
Na hora da apresentação vai haver uma troca de papéis . O catequizando A, vai se apresentar como se fosse o B, fazendo uma pequena dramatização do que observou no colega.

Dinâmica de animação
“Vem amigo vem!”
Cantar a música “ Vem amigo , vem...
(fazendo gestos e convidando os colegas mais tímidos para participar do grupo)

Dinâmica Litúrgica / Equipe: Eliene, Carine, Suely, Velize e Alice
“Parábola do Semeador”

Preparar o ambiente com : caminho de pedras, colocar espinhos, pássaros e cartazes com situações do cotidiano.
Pedir que o catequizando caminhe por este caminho, observando-o .
Ler o trecho bíblico da parábola e fazer uma reflexão.

Dinâmica de integração/ Arlete, Luciene, Leila, Leidiane e Gilmaria
“Os bombons”

Acolher as crianças com bombons diversos e pedir que não comam.
Agrupar as crianças de acordo a igualdade de sabores.
Pedir que tentem trocar o bombom com outros grupos. Os catequizandos devem convencer os colegas a trocarem os bombons por outro de outro sabor.
No final grupo faz a partilha de como se sentiu, como conseguiu trocar, se não conseguiu e por que, etc.

Dinâmica de avaliação / Emilly, Danilo, Márcia, Izabel e Gilberto
Passou – Trocou”

Formam-se pares, uma pessoa deve ficar “sobrando”.
Todos cantam e dançam a música com o seu par. A música é:

“Ô senhora Marieta, cadê seu par?
Trocou, passou, passou, trocou ” (2x)

Obs: Não sei o ritmo, mas é bem fácil e vocês podem dar o ritmo que quiserem!

As pessoas trocam de par, aquele ou aquela que sobrar vai estourar uma bexiga com uma pergunta e tentar responder.

Podemos afirmar que foi gratificante nossa oficina. Além de compreendermos a dimensão das dinâmicas pros encontros de catequese, percebemos o quanto nosso catequistas são criativos, pois em menos de 15 minutos eles pensaram, criaram ou adaptaram as dinâmicas que foram apresentadas por eles mesmos. Estamos felizes com mais essa experiência que deu certo!

Caso você queira essa oficina em sua paróquia é só nos convidar (risos) ou então nos envie um e-mail e disponibilizaremos o roteiro pra vocês!

Abraços fraternos,
Clécia e Sandra

14 comentários:

Paroquia Cucujaes disse...

Parabéns pela Oficina! É muito importante os catequistas terem formação e participar de Oficinas, onde em grupo de desenvolve espirito de equipa!
A continuação de uma Santa Páscoa!

Andreza Maciel disse...

Oi, a Paz de Jesus, coloquei no blog um jogo que eu fiz com as crianças de perguntas e respostas,tipo passa ou repassa, coloquei as regras, se quiserem utilizar, fiquem a vontade. Um grande abraço.

catequesetesouro.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá clécia e sandra gostei muito dessa oficina q vcs fizeram para as catequistas, gostaria muito dessa oficina na minha paroquia, meu email é d_braguini@hotmail.com(sou catequista), as vezes é bom essa oficina para formação das catequista, se vcs puderam passar o roteiro para o meu email, eu desde de já agradeço a sua compreensão, que deus sempre abençoe vcs, um abraço!!!!!!!!

Anônimo disse...

oi clécia e sandra foi um prazer conhecer essas suas criatividades de oficinas e dinâmicas. meu nome é matheus sou também catequista da paróquia de são francisco de assis em barra do sirinhaém em PERNAMBUCO um forte abraço para vcs e que DEUS continue sempre iluminando a cada uma.

Wanessa disse...

Olá Clécia e Sandra eu também gostei muito dessa oficina e voltei hoje para minha catequese caso vocês possam me passar dicas estou com a turma da sementinha e o meu email é nessinha.carvalho3@gmail.com

Anônimo disse...

oi menimas como foi maravilhoso encontrar voces por aqui aprendi muita coisa boa para a catequese trabalho com a primeira etapa e eles adoram as dinamicas .obrigada por me ajudarem.marilene .Itabira MG

Anônimo disse...

Parabéns catequistas. Meu nome é Adriele e também sou catequista,amei seu blog,gostaria que essa oficina tivesse também em nossa paróquia aqui de Inácio Martins no PR. Passem o roteiro para meu email, eu ficaria grata,que Deus sempre abençõe vçs. Um abraço todos. email: anunez91@hotmail.com

Anônimo disse...

adorei muito esta dinâmica,também estou preparando para um encontro,e eu quero que fique bem divertida o que eu vou preparar pra eles.

Anônimo disse...

Oi! Clecia e Sandra,SEMPRE VISITO VOCES,ADORO TUDO QUE VOCES COLOCAM NO BLOG.GOSTARIA DE PEDIR PARA VOCES MANDAREM PRA MIM AS OFICINAS DE DINAMICAS E DINAMICAS CRIADAS PELOS CATEQUISTAS. MEU EMAIL: E GORTTECAVALCANTIS@GMAIL.COM. UM ABRACO FRATERNAL

Anônimo disse...

adorei as ideias gostaria de receber por e-mail essas ideias pois estarei preparando um retiro de oficinas com as crianças e peço a ajuda de vcs
erliete.ss@hotmail.com

Anônimo disse...

Agora que encontrei pesso ajuda com dinamicas

Anônimo disse...

OI MENINAS, VOU COMEÇAR DIA 23/02. MINHA TURMA SERÁ PREPARAÇÃO PARA A CRISMA, GOSTARIA DE FAZER UMA DINÂMICA COM ELES, NA VERDADE ALGO DIFERENTE NO PRIMEIRO DIA. VCS PODEM ME AJUDAR?
MEU E-MAIL É rocha_cravo@yahoo.com.br
Tenham uma linda semana.
Att.
Marcia Rocha

Anônimo disse...

OLÁ BOA TARDE, ME CHAMO REIJANE, VOU INICIAR COMO CATEQUISTA, TAMBEM GOSTARIA DE INICIAR O PRIMEIRO DIA COM UMA DINAMICA PARA DESCONTRAIR AS CRIANÇAS, NÃO SEI AINDA QUAL ETAPA VOU CATEQUIZAR. AGUARDO UMA RESPOSTA ENVIO MEU EMAIL (reijanerebelo@hotmail.com)

Tiago Carvalho de Oliveira disse...

Quero receber o roteiro, por favor..abraço..grato..

tiago.o.carvalhodeoliveira@gmail.com

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails