E hoje os trabalhos catequéticos nascem porque os pais querem, por um lado, permanecer implicados na educação da fé de seus filhos - ao tempo em que, quanto Igreja - agir coletivamente para um desenvolvimento planejamento de sua personalidade rumo a vivência cristã.
A responsabilidade das famílias, a parceria com a família, é ao mesmo tempo fonte de formação e de desenvolvimento dos trabalhos da dimensão catequética, tendo o catequista como co-animador, dentro de uma perspectiva de uma Igreja que acolhe os seus filhos(as) que buscam seguir uma trajetória de fortalecimento da fé.
A família é para o catequizando um ponto de referência e um suporte essencial para soluções dos problemas de inserção na sociedade. Esta inserção é o resultado de um longo processo de maturação do adolescente que se desenvolve no meio familiar e comunitário, e na ação da catequese.
As trocas e questionamentos fazem crescer adolescentes, jovens, os adultos e a coletividade inteira, enquanto Igreja, corpo de Cristo que está em movimento. Além da imersão comunitária, a catequese é uma oportunidade de dialogar com a realidade familiar a luz da Palavra Santa que nos guia pelos caminhos da Salvação .
A definição da parceria na catequese é compartilhar um mesmo projeto, um projeto construído, um projeto onde cada um tem seu lugar, onde cada um guarda seu lugar. Nesta parceria é preciso saber reconhecer que o outro é complementar e que o resultado da soma dos atores (família e Igreja) pode servir ao projeto que foi coletivamente construído, que tem como base a ação de Deus na história de seu povo.
Podemos ilustrar esta parceria entre família e catequese:
O nosso trabalho na catequese precisa reforçar a Família, como berço da vida e da fé. Fortalecendo a família como espaço da experiência comunitária da fé e vida, aprofundando a reflexão sobre os critérios e princípios da doutrina cristã em relação à família.
Esse texto foi enviado por Joel D. Benísio, da comunidade Santo Antônio da Cachoerinha - Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Alfredo Chaves - ES
Obrigada Joel pela sua colaboração,
que Deus o abençoe.
5 comentários:
Olá Clécia e Sandra,
vim conhecer o blog, parabéns pelo belo trabalho!
Vim tb agradecer por serem minhas seguidoras, tb já estou seguindo vcs e já acrescentei o blog em minnha lista de favoritos.
BJuS e fiquem com Deus!
Cléia e Sandra, aadorei conhecer o trabalho de voces.Obrigada por nos ajudar tanto na evangelização dos pequenos e jovens.Um abraço Luize
NOSSO QUERIDO PAPA JOÃO PAULO II ,JÁ DIZIA QUE A CATEQUESE NA FAMÍLIA FEITA COM AMOR E RESPEITO MARCARÁ POR TODA A VIDA DA CRIANÇA,E QUE OS PRÓPRIOS PAIS SE BENEFICIARÃO DO ESFORÇO QUE ISSO LHES IMPÕE.
ROSIENE
adorei seu blog. bjus
adorei seu blog grata
Postar um comentário
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra