Terço Vivo

2

Queridos catequistas,

Recebemos esse terço vivo da Simone Santana, catequista da Iniciação Cristã de Crianças e adolescentes, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição/ em Pavuna/ RJ, há 5 anos. Ela sempre realiza em maio na comunidade dela, uma ótima ideia que deve ser copiada por todos nós. Rezemos em maio, junho, outubro...

Obrigada Simone!


Comentário Inicial:

Em diversas igrejas católicas, no mês de maio, mês das mães, presta-se homenagens a essa grande mulher, Maria, que pelo seu SIM corajoso ao projeto de nosso Deus, trouxe ao mundo àquele que é nosso Salvador, Jesus Cristo. Em Jesus, por Maria, somos libertos do mal, do pecado e da morte eterna.

O povo se expressa de muitas formas para louvar Nossa Senhora, há reza do terço, coroação, encenação. E nós, também como povo de Deus e filhos gratos, vamos expressar hoje o nosso louvor em forma de terço. Normalmente, na reza do terço, os mistérios da nossa redenção são meditados, mas vamos fazer um terço diferente hoje, vamos meditar em alguns Títulos que Nossa Senhora tem, até mesmo para que vocês conheçam um pouco da história de cada uma delas. Escolhemos 5 títulos e com muita devoção vamos todos juntos acompanhar essa belíssima forma de meditação e oração. Pedimos que todas as crianças façam silêncio e acompanhe conosco com muita atenção essa singela homenagem.

Para começar, façamos sobre nós o sinal do Cristão: Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Vamos professar a nossa fé rezando todos juntos o Creio em Deus Pai todo poderoso... (nesse momento, alguém entra com o cartaz da Cruz, colar no centro do cavalete).

3 Ave Maria, cheia de graça... ( a cada invocação uma criança oferta 1 kg de alimento e uma flor).

  • Um Pai nosso, que estás nos céus... (a cada invocação uma criança oferta 1 kg de alimento e uma flor na cor vermelha)
  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.
  • Jaculatória: Oh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

................................................

1. Agora, vamos meditar o Primeiro Mistério de nosso terço: neste primeiro mistério, convidamos a catequista: __________________, para contar um pouco da história de Nossa Senhora das Graças, ouçamos com atenção. (após a leitura do texto, deverá ser feito pelo catequista, uma prece espontânea e uma criança entra com o cartaz da imagem meditada ao som do canto mariano – colar o cartaz no cavalete ao redor da cruz).

CANTO: Maria de Nazaré, Maria me cativou / Fez mais forte a minha fé / E por filho me adotou / As vezes eu paro e fico a pensar / E sem perceber, me vejo a rezar / E meu coração se põe a cantar / Pra Vigem de Nazaré / Menina que Deus amou e escolheu / Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus / Maria que o povo inteiro elegeu / Senhora e Mãe do Céu. Ave - Maria (3X), Mãe de Jesus!

  • Pai nosso (flor vermelha + kilo de alimento)
  • 10 Aves-Marias (flores brancas + kilo de alimento a cada invocação)
  • Glória ao Pai...
  • Oh meu Jesus, perdoai-nos...

.......................................................

2. Agora, vamos meditar o Segundo Mistério de nosso terço: neste segundo mistério, convidamos a catequista: __________________, para contar um pouco da história de Nossa Senhora de Nazaré, ouçamos com atenção (após a leitura do texto, deverá ser feito pelo catequista, uma prece espontânea e uma criança entra com o cartaz da imagem meditada ao som do canto mariano – colar o cartaz no cavalete ao redor da cruz).

CANTO: Maria que eu quero bem, Maria do puro amor / Igual a você, ninguém / Mãe pura do meu Senhor / Em cada mulher que a terra criou / Um traço de Deus Maria deixou / Um sonho de Mãe Maria plantou / Pro mundo encontrar a paz / Maria que fez o Cristo falar / Maria que fez Jesus caminhar / Maria que só viveu pra seu Deus / Maria do povo meu / Ave - Maria (3X), Mãe de Jesus!

  • Pai nosso (flor vermelha + 1 kilo de alimento)
  • 10 Aves-Marias (flores amarelas + kilo de alimento a cada invocação)
  • Glória ao Pai
  • Oh meu Jesus, perdoai-nos...

..............................................

3. Agora, vamos meditar o Terceiro Mistério de nosso terço: neste terceiro mistério, convidamos a catequista: __________________, para contar um pouco da história de Nossa Senhora Aparecida, ouçamos com atenção ( após a leitura do texto, deverá ser feito pelo catequista, uma prece espontânea e uma criança entra com o cartaz da imagem meditada ao som do canto mariano – colar o cartaz no cavalete ao redor da cruz).

CANTO: 1. Santa Mãe Maria, nesta travessia,/ cubra-nos teu manto cor de anil./ Guarda nossa vida, Mãe Aparecida, Santa Padroeira do Brasil. Ave, Maria,/ Ave, Maria ! (bis)
2. Com amor divino,/ guarda os peregrinos,/nesta caminhada para o além./ Dá-lhes companhia, pois também um dia/ foste peregrina de Belém. Ave, Maria,/ Ave, Maria ! (bis)

  • Pai nosso (flor vermelha + kg de alimento)
  • 10 Aves-Marias (flores azuis escuro + 1 kg de alimento a cada invocação)
  • Glória ao Pai
  • Oh meu Jesus, perdoai-nos...

..........................................................................

4. Agora, vamos meditar o Quarto Mistério de nosso terço: neste quarto mistério, convidamos a catequista: __________________, para contar um pouco da história de Nossa Senhora de Fátima, ouçamos com atenção ( após a leitura do texto, deverá ser feito pelo catequista, uma prece espontânea e uma criança entra com o cartaz da imagem meditada ao som do canto mariano – colar o cartaz no cavalete ao redor da cruz).

CANTO: 1. Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho Santa Maria vai.
Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria, vem. (bis)
2. Se pelo mundo os homens sem conhecer-se vão. Não negues nunca a tua mão, a quem te encontrar.

  • Pai nosso (flor vermelha)
  • 10 Aves-Marias (flores Rosas + 1 kg de alimento a cada invocação)
  • Glória ao Pai
  • Oh meu Jesus, perdoai-nos...

..................................................................

5. Agora, vamos meditar o Quinto Mistério de nosso terço: neste quinto mistério, convidamos a catequista: __________________, para contar um pouco da história de Nossa Senhora da Conceição, ouçamos com atenção (após a leitura do texto, deverá ser feito pelo catequista, uma prece espontânea e uma criança entra com a imagem meditada ao som do canto mariano – colar o cartaz no cavalete ao redor da cruz).

CANTO: Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus. Imaculada, Maria do povo, Mãe dos aflitos que estão junto à cruz!
1. Um coração que era “sim” para a vida, um coração que era “sim” para o irmão, um coração que era “sim” para Deus: Reino de Deus renovando este chão.

  • Pai nosso... (flor vermelha)
  • 10 Aves-Marias (azuis celeste + 1 kg de alimento a cada invocação)
  • Glória ao Pai...
  • Oh meu Jesus, perdoai-nos...

....................................................

Agradecimento:

— Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve-Rainha:

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre virgem Maria. – Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Em nome do Pai,e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto Final: 1. Uma entre todas foi a escolhida:/ foste tu, Maria, serva preferida,/ Mãe do meu Senhor,/ Mãe do meu Salvador! Maria, cheia de graça e consolo,/ venha caminhar com teu povo./ Nossa mãe e sempre serás!(bis)
2. Roga pelos pecadores desta terra./ Roga pelo povo que em seu Deus espera,/ Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador!

Agradecimentos finais pela participação, colaboração de todos e convite para partilharmos o lanche no salão.

2 comentários:

Barbara Schmitz Furlan disse...

Meu nome e Barbara e tenho 8 anos mas nao estou na catequese ainda poruqe aqui comeca com 9. mas eu quero muito ir pra catequese porque amo jesus e vejo o que minha mae faz pra catequese dela. eu pedi pra ela dar catequese ano que vem pra mim mas ela nao quer porque ela disse que eu vou comfundir. eu gosto muito de ser crianca e nao queria crecer logo.

Anônimo disse...

Vamos fazer o terço vivo na nossa catequese amanhã em homenagem as mães.Tenho certeza que será lindo.
Obrigada por essa oportunidade.Jaqueline/Timóteo MG

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails