Ser Coordenador de catequese

0
Acredito que ninguém nasce coordenador, ninguém está totalmente pronto.
Esse texto é uma boa partida para refletirmos. Se estranharem a ortografia é porque o retirei de um blog português o Pedra a Pedra se vai construindo a Igreja .
Uma bela semana,
Clécia Ribeiro
A Catequese nos últimos tempos deu passos significativos. Em toda parte percebe-se um fervilhar de novas experiências e métodos mais adequados que nos orientem na caminhada. Este processo de renovação depara-se com alguns desafios: a catequese não pode ser uma simples iniciativa baseada na boa vontade, na improvisação. Disso decorre a necessidade de pensar, organizar e actualizar a catequese, buscar novos rumos, animar os catequistas, criar um clima humano-afectivo. Surge assim a missão do coordenador do qual depende, em grande parte, a dinâmica e a renovação da catequese numa comunidade.


“A actividade pastoral não pode processar-se às cegas. O apóstolo não corre em busca do incerto, nem golpeia no ar”. (Paulo VI)

Coordenação vem da palavra “co-ordinatione” que significa: dispor certa ordem ou método”, organizar o conjunto, pôr em ordem. É uma “co-operação”, uma acção de “co-responsabilidade entre os iguais”. A coordenação promove a união de esforços, de objectivos comuns e de actividades comunitárias, evitando o paralelismo, o isolamento na acção catequética. A coordenação tem por finalidade criar relações, facilitar a participação, desenvolver a sociabilidade, levar à cooperação, comprometer na co-responsabilidade, realizar a interacção e tornar eficaz o conjunto da caminhada catequética.

Para esta missão é fundamental um trabalho de grupo, e não de uma só pessoa.

A catequese renova-se mais rapidamente, quando uma comunidade investe na equipe de coordenação e esta assume a sua missão articuladora, animadora da catequese .

Nesse sentido o MINISTÉRIO DA COORDENAÇÃO reveste-se de uma mística, de uma espiritualidade, de uma missão. Coordenar é integrar, animar, avaliar, revisar, celebrar, incentivar a caminhada da catequese. O ministério da coordenação é o serviço que mantém viva a caminhada da catequese em sintonia com as opções diocesanas, paroquiais, e segundo as exigências de uma catequese renovada. E o coordenador encontra o modelo, a inspiração e a fonte de graça para exercer o seu ministério na Pessoa de Jesus.

Sabemos que Jesus Cristo não quis assumir a sua missão sozinho. Fez-se cercar do grupo dos doze (Mc 3,13). Com eles vai criando a sua comunidade. Os Evangelhos mostram-nos que várias atitudes de Jesus caracterizam-se por um amor cordial e concreto pelas pessoas. Vejamos algumas situações:

a) Jesus conhece as pessoas e aceita-as como elas são. Parte daquilo que são os discípulos, e não daquilo que deveriam ser para conduzir cada um a um crescimento cada vez mais profundo (Jo 20, 27; Lc 22, 61; Lc 24, 13-35).

b) Jesus exerce sua autoridade com caridade. É aquele que serve ( Jo 13, 1-20). “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10, 45). Para Jesus, todos têm uma caminhada a fazer, uma conversão a realizar, uma esperança a construir. A grande norma do grupo é o mandamento do amor.

c) Jesus situa-se dentro da comunidade e dirige-a com amor. A presença de Jesus é viva no meio da comunidade. Ensina a partilhar e ser solidário em tudo (Jo 6, 1-15).

d) Jesus fala da necessidade da sua paixão e convida os seus discípulos a partilhar a sua Cruz, vivida e assumida na fé e na esperança, porque passando por ela constrói-se o Reino (Lc 9, 22-26).

e) Jesus criou uma comunidade para a Missão. A comunidade é um caminho de crescente fraternidade e abertura para a missão. O apóstolo Paulo alerta (Rm 12, 9-21) para que tenhamos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. Isto é, que a nossa missão de coordenadores não seja uma forma de vanglória e nem um fardo nos ombros dos outros, mas que seja uma continuidade da missão de Jesus Cristo na edificação do Reino.

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails