Novas ideias para trabalhar a CF 2011 com crianças

3

Márcia, obrigada por partilhar conosco suas ideias. Que Deus continue a ti iluminar!


Olá Clécia e Sandra,

Sou catequista da pré-catequese (crianças de 5 a 7 anos) desde 2003 e sei que essa etapa é muito difícil encontrar material para essa idade e além de que na minha turma tenho crianças de 3 até 7 anos, o que me faz buscar mais materiais e idéias para poder trabalhar com várias fases de idade, apesar da dificuldade é muito gratificante o resultado final.

Bom, o livro da CF esse ano está muito bom, mas para os pequenos precisa de adaptações. Através de algumas idéias tiradas do seu blog e vendo a necessidade de partilhar, venho hoje aqui para ajudar um pouco a irmã Renata e a todos.

Aqui está:

1º Acolhida (chegada das crianças à catequese)


2º Animação com canto e coreografia (música do cd Um lugar bem legal – cantinho da criança/Canção Nova – Faixa 2: O Papai do Céu criou tudo)


3º Saudação inicial (apresentação da Cf 2011 para os pequenos – usar palavras adequadas à idade e exemplos visuais simples)


4º Hora do cineminha: Tia Cecéu: História lixo é no lixo (essa idéia pequei no blog de vocês)


5º Olhando a realidade: Discussão, reflexão e conclusão do vídeo assistido (apesar da pouca idade as crianças gostam de partilhar suas idéias e através do que eles falam a catequista vai trabalhando a realidade para que reflitam e cheguem a uma conclusão, e muitas vezes eles chegam sozinhos ao resultado que nós catequistas tanto desejamos)


6º Oração da Cf ( Fazer a oração da Cf com calma e tranqüilidade, para que os pequenos possam ouvir e entender a oração, e também um meio deles se acalmarem, pois a próxima etapa precisa de atenção e silêncio)


7º Fazer a entrada da Bíblia e após proclamar a leitura do livro do Gênesis 1, 1-30 (a catequista deve ter o habito de manusear e ler a Bíblia para os pequenos – Ler devagar), após a leitura destacar as idéias do Livro da CF da página 10)


8º Fazer um Game de Jesus: Dinâmica (Dividir em duplas ou grupos, fazer perguntas sobre o tema trabalhado neste encontro – Quem fizer mais pontos ganha uma faixa que deve estar escrito algo assim: Sou filho(a) de Deus e Protetor da Natureza)


9º Vídeo da música do CF 2011 – Através das imagem do vídeo podemos trabalhar o canto da CF para os pequenos entenderem a questão da campanha desse ano e memorizarem a letra da música - irei usar este vídeo que está no meu blog: http://catequese-chamadodedeus.blogspot.com/2011/02/video-com-o-hino-da-campanha-da.html#comments


10ª Oração final conforme o costume de cada catequista (no meu caso, faço a oração do Pai-Nosso, Ave Maria, Anjo da Guarda e o Sinal da Cruz, e também peço que cada um faça uma oração espontânea, agradecemos por tudo que aprendemos e nos despedimos)


Esse planejamento é baseado no primeiro encontro do livro da CF 2011, e espero ter ajudado.


Meu blog: Catequese da comunidade de Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima: http://catequese-chamadodedeus.blogspot.com


Paz e Bem

Marcia

3 comentários:

Paroquia Cucujaes disse...

Olá queridas amigas a Paz de Jesus Cristo esteja convosco!

Muito obrigada pelo selinho!

Que Deus vos abençoe.
Beijos

Renata Rossini disse...

Muito bom nossa amiga Márcia compartilhar.
Bjs Márcia

Michelle disse...

Muito obraigada pela sua visita volte sempre você será sempre bem vinda. Fique com Deus.

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails