Trabalhando a CF 2011 com os mais pequenos

4
Oi gente!

A nossa amiga Renata do Rerossini ( não do Blog Amando a Catequese como postei antes) , nos enviou um pedido o qual ponho a disposição de todos para que juntos a ajudemos.

Renatas, desculpem a confusão! rs

Olá Clécia e Sandra.

Em primeiro lugar quero que vcs tenham uma

maravilhosa caminhada neste 2011 e que Deus ilumine cada passo. Obrigada pela ajuda até o momento com dicas maravilhosas aqui postada e enviadas por email tbém.

Amigas mais uma vez vou pedir ajuda de vocês. Estava lendo o livro da CF e os encontros, as dinâmicas são super interessantes, aliás tudo nele é interessante. Minha duvida é o

seguinte: LEIO E RELEIO E NÃO VEJO COMO APLICAR COM MINHAS CRIANÇAS DE 05 E 06 ANOS.

As crianças são bem tímidas, quase não conversam

e não são alfabetizadas. Então não consegui ainda encontrar uma forma de trabalhar com elas. Vcs teriam algumas dicas??? POR

FAVORRRR rsrs. Agradeço desde já. ABRAÇOSSSSSSS.

Rê,

confesso que nós também temos dificuldades imensas em trabalh

ar com os menorzinhos. Eu e Sandra já pensamos em elaborar um projeto especial pra essa faixa etária, mais ainda não sentamos pra ver isso com calma.

Vamos tentar pensar algo e quem tiver mais ideias visita o blog da

Rê, ou deixa algo aqui que passamos pra ela e pra todos.

· Uma sugestão é fazer uma contação de história com o livro O Planetinha disponível no nosso álbum do picasa. Após a contação, falar do tema da CF 2011, associando-o ao livrinho (isso de forma bem breve, numa linguagem o mais fácil possível) e xerocar uma das partes do livro (sugiro a última gravura) para a turminha pintar. Em seguida expor as pinturas dos pequenos num varal.

· Levar para o encontro várias imagens como rio sujo, peixes mortos, queimadas, etc. Expor essas imagens no chão e pedir que a turminha sente ao redor para observar. Entregar a cada dupla uma imagem e pedir que conversem sobre o que veem e de que forma a natureza está sofrendo, quem pode ter causado aquilo. Depois criar uma lista a partir das sugestões dos catequizandos, com regrinhas. O título pode ser: Como cuidar do meio ambiente (ou outro que quiserem).

· Sessão Pipoca: Assistir a História Lixo é no Lixo da Tia Cecéu e fazer questionamentos as crianças. Você pode chamar uma por uma e a medida que forem respondendo premiá-la com um pirulito! Ahh e se a turminha sujar tudo é uma ótima oportunidade de separar o lixo juntos!

· Bem, não sei como é o espaço de catequese de vocês, mas poderíamos fazer a abertura dos trabalhos da Cf 2011 ou até propriamente da Catequese com o ato simbólico do plantio de uma árvore. Cada turma podia plantar uma árvore (observando o clima e as espécies locais). Para isso poderiam buscar uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente dos seus municípios ou algum horto.

Bem, por enquanto é só... dicas, ideia, receitas, sugestões, enviem pra gente e pra Rê também lá no Rerossini.

Rê espero que você goste e que a partir daí surjam outras ideias.

Beijoss,

Clécia

4 comentários:

Unknown disse...

hihihi amadas! acho que houve algum engano... não fui eu qm enviou esta mesnagem aí não... deve ser outra Rê q tb acompanha e busca ajuda no blog de vcs... hehehe qualquer coisa meu email é renattafurlan@gmail.com. beijinho flores, fiquem com Deus!

Renata Rossini disse...

Olá meninas, primeiramente quero agradecer pela dica.
Só teve um probleminha, eu NÃO sou a RENATA DO BLOG AMANDO A CATEQUESE e sim do REROSSINI rsrs.
Beijos e mais uma vez OBRIGADA E QUE DEUS ABENÇOE VCS.

Michelle disse...

Parabém seu cantinho é muito lindo e bastante útil também. Sou catequista de pré eucaristia, acho que para este tema você pode pedir para que elas plantem uma sementinha (nem que seja um grãozinho de feijão)elas irão adorar. Passe para me visitar no meu cantinho e deixe seu recadinho adoraria recebê-los. Que Deus te abençoe.

Marcia disse...

Olá Clécia e Sandra, respondendo a postagem sobre "Trabalhar a CF 2011 aos pequenos", fiz uma adaptação do livro da CF deste ano, pois trabalho com crianças de 3 até 7 anos e gostaria de compartilhar, mas tinha tanta coisa que não consegui postar nos comentários e depois de tanto tentar, decidi mandar um e-mail para vcs falando sobre o assunto. Obrigada e parabéns pelo blog, ele me ajuda muito nos meus encontros.
Paz e Bem
Marcia

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails