Mutirão das Comunicações

1
Olá amados!
Estamos nos preparando para passar esse fim de semana no Centro Arquidiocesano do Papagaio, onde acontecerá o IV Mutirão das Comunicações. Não estamos esquecidas dos pedidos via e-mail e recadinhos aqui no Blog. Semana que vem vamos colocando o que pensamos e como podemos ajudar quem anda nos pedindo sugestões de atividades.
O Mutirão vai ser um fôlego novo para nossas atividades enquanto blogueiras e enquanto cristãs comprometidas, pois queremos fundar a Pacom em nossa paróquia. Rezem por nós!
Abraços,
Clécia e Sandra


Com o tema "Comunicação a Serviço da Vida", a Pastoral de Comunicação Arquidiosesana - Pascom, em parceria com o Movimento Água é Vida e apoio da Secretaria Arquidiocesana de Pastoral, realizará de 1º a 3 de abril de 2011 o IV Mutirão Arquidiocesano de Comunicação com a participação de todas as paróquias. O evento acontece no Centro Arquidiocesano de Formação no bairro Papagaio com ampla programação.


Clique aqui para imprimir ou fazer o download da Ficha de Inscrição.IV MUTIRÃO ARQUIDIOCESANO DE COMUNICAÇÃO

PROGRAMAÇÃO:

Dia 01/04/2011

· 17:00 h: Credenciamento e Hospedagem
· 19:00 h: Jantar
· 19:40 h: Abertura
· 20:00 h: COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DA VIDA
Assessor: Roberto Malvezzi - Coordenador Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e articulista do site Ecodebate.
Objetivo: Utilizar os meios de comunicação social como espaços onde se propague a urgência de preservação da vida no planeta, despertando a consciência critica do receptor e a sua importância como agente difusor.
· 21:30 h: Encaminhamento dos trabalhos para o dia seguinte.

Dia 02/04/2011

· 07:00 h : Oração - na capela
· 07:30 h: Café da Manhã
· 08:00 h: OFICINAS

01. COMUNICAÇÃO NA LITURGIA
Assessor: Pe. Genival Oliveira
Justificativa: A necessidade de uma comunicação mais acessível, sóbria, objetiva, criativa e interativa em vista de um maior alcance da palavra de Deus em nossas comunidades à luz dos documentos e reflexões pós conciliares.

02. SECRETARIA COMO LOCAL DE ACOLHIDA
Assessor: Prof.Luiz Rogério Nogueira
Justificativa: Porque as pessoas vão à secretaria da paróquia? Muitos motivos: procurar certidões, saber horários de celebrações, confissões, administração dos sacramentos, cursos e procurar ajuda. A secretaria é o balcão de informação da Igreja, e, tudo que nela for professado soa como uma orientação eclesial. Faz-se necessário investir em competência e respeito pelo espaço, criando com o público uma imagem de empatia e credibilidade.

03. PASCOM PAROQUIAL E JORNAL IMPRESSO
Assessora: Jornalista Patrícia Luz
Justificativa: Apoiar e aperfeiçoar, por parte da Igreja, a produção de programas radiofônicos envolvendo paróquias e comunidades, bem como a criação de meios de comunicação social próprios, como sites de internet e meios impressos. Desenvolver uma política de comunicação capaz de ajudar tanto as pastorais de comunicação como os meios de comunicação de inspiração católica a encontrar seu lugar na missão evangelizadora da Igreja.(Conf. DA nº 10.3).

04. A INTERNET NA EVANGELIZAÇÃO
Assessor: Prof. José Angelo Leite Pinto
Justificativa: Formas de utilização das ferramentas disponíveis e gratuitas da internet, colocando-as a serviço da evangelização, abordando a construção de blogs, twitters e e-mails informativos. Informações sobre o desenvolvimento de web sites, web rádios, web tv e sistemas via internet.

05. COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Assessor: Roberto Malvezzi
Justificativa: sensibilizar para a urgência de responsabilidades e atitudes de todos com relação aos problemas ambientais, como o consumo irracional da água e as conseqüências do aquecimento global.

· 12:00 h: almoço
· 13:30 h: retorno às oficinas
· 17:00 h: Encerramento das oficinas
· 18:20 h: Jantar
· 19:00 h: Visita ao Museu Parque do Saber

Dia 03/04/2011

· 07:00 h: Celebração Eucarística - Presidente: Arcebispo Dom Itamar Vian
· 08:00 h: Café da manhã
· 08:30 h: PAINEL

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta
Assessores: Frei Luciano Bernardi e Prof. Ildes Ferreira.
Justificativa: A Campanha da Fraternidade 2011, propõe "contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais, provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta", conforme reza o Objetivo Geral.
A partir desta proposta, dentro da dinâmica Ver, Julgar e Agir, proporcionar aos participantes uma visão mais detalhada sobre a nossa região, dentro do contexto da CF. Suscitar um debate e, tendo como referencia o trabalho já existente realizado pelo Movimento Água é Vida, direcionar pistas de ação que possam ser assumidas na conclusão do encontro.

· 12:00 h: ENCERRAMENTO DO IV MUTIRÃO.


ORIENTAÇÕES GERAIS:

· Prazo para inscrição: Até 28 de março de 2011.
· Taxa: R$ 60,00 (com direito ao material, alimentação, hospedagem (trazer roupa de cama e banho) e certificado).

A taxa de inscrição deverá ser paga com depósito identificado.

· Dados da conta para depósito:
Banco do Brasil
Favorecido: Arquidiocese de Feira de Santana
Agencia: 0041-8
Conta Corrente: 7707-0

Enviar a ficha de inscrição (disponível no site arquidiocese-fsa.org.br) devidamente assinada e comprovante de pagamento via fax ou e-mail. Fax: (75) 3623-2875 / E-mail: mariagislandia@yahoo.com.br

· Informações:
Pelos telefones: (75) 3225-9949 / 3623-2875 / 9986-1008 / 9125-8640 ou pelo e-mailmariagislandia@yahoo.com.br

· Organização:
Pastoral Arquidiocesana da Comunicação
Movimento Água é Vida

· Apoio:
ADVENIAT - Alemanha
Universidade Estadual de Feira de Santana

· Realização:
Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Feira de Santana - BA.

1 comentários:

Pãozinho do Céu Maria disse...

Olá queridas amigas, estou passando para deixar o meu novo endereço, faça me uma visitinha, a casa não esta muito em ordem mas com o tempo vou pondo tudo no lugar. Se puderem me ajude a divulgar. Que Deus abençoe vcs.

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails