Catequista Bom é...

4

O que é óbvio não deixa ser importante! Por isso, por mais que seja previsível “falar da Bíblia no mês da Bíblia”, eu o farei, começando com um arremate sem delongas: Catequista bom é aquele que se utiliza da Palavra de Deus!

A afirmação se dá em duas perspectivas: Por um lado o catequista é um amante da Palavra de Deus, não deixa de ler o seu conteúdo e, mais que isso, busca vivê-la em todos os momentos de sua vida, tornando-se um grande testemunho de fé. Por outro lado, e como conseqüência do primeiro aspecto, o catequista bom é aquele que reconhece que a “fonte na qual a catequese busca a sua mensagem é a Palavra de Deus.” (Diretório Nacional de Catequese, 106)

Assim, quero lembrar de minha amada catequista, Dona Arailde. Quando eu era pequeno, catequisando preparando para a 1ª Comunhão (Vale a pena dizer que não faz tanto tempo assim, antes que alguém faça alguma brincadeirinha... rsrsrs...) lá estava ela, todos os sábados, com seus óculos grandes, material da catequese nas mãos e a Bíblia, aquele livro “mais gordo”, com capa marrom-escuro, fechada com zíper, sempre chamando atenção. Nós, com a nossa Bíblia, capa vermelha, “bem magrinha”, letras grandes e desenhos coloridos. A Palavra de Deus era presença em nossa catequese.

Em outros momentos, quando Dona Arailde em seus compromissos outros na paróquia, a Bíblia era companheira também. Nela, em seu jeito de acolher, falar, em sua simplicidade e grandeza de alma, na confiança em momentos desafiadores, na retidão de sua família... Enfim, enfim posso dizer que aquele “livro gordo, marrom e bonito” era mais que isso... É vivência!

Dona Arailde era (é) uma boa catequista!!!

Com absoluta certeza, não vou me dispensar em perguntar: E você?!?

Bom... A reflexão é pessoal! Mas, independentemente da resposta, quero convidar-te para o “ainda mais”. Se a Palavra de Deus é realidade em tua vida de catequista, nessas duas formas, “Glória a Deus”, mas, “ainda mais”.

Vale para a catequese com as crianças e, claro, com adultos também.

Mais uma dica boa: Prepare bem os encontros com a Palavra de Deus. O DNC reconhece, “as pequenas comunidades e grupos são criativos: trabalham o texto com cartazes, cantos, encenações, ditados populares, contam a sua vida junto com a lembrança das experiências que o texto bíblico registrar; sentem a Bíblia como algo familiar, capaz de alimentar a fé, dar esperança, iluminar as alegrias, problemas e escolhas do cotidiano.” (DNC, 112)

Sei que muita coisa já está surgindo aí na mente. Vá em frente! Descobrimos, “ainda mais”, o grande tesouro que é a Palavra de Deus. Ela se tornará o MAIOR presente que podes dar aos catequisandos, de tal forma que os marcará para sempre (como foi para mim).

Encerro nosso papo com a própria Palavra de Deus (claro que não iria “pagar o mico” de não utilizá-la aqui): ”Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificando para toda boa obra.” (II Tm 3,16)

Paz e Alegria,

Flávio Porto.

http://fsporto.blogspot.com

@portoflavio

4 comentários:

Jonathan Cruz disse...

GOSTEI TANTO DO TEXTO, QUE VOU DIVULGÁ-LO, LEVAREI PARA REUNIÃO DOS CATEQUISTAS E DIVULGUEI LÁ NO BLOG. NÓS CATEQUISTAS DEVEMOS SEMPRE REFLETIR SE ESTAMOS SENDO CATEQUISTAS DE CORAÇÃO.

MENINAS ABRAÇO

Verginia//Lurdes disse...

LINDO BLOG, DEUS ABENÇOE VC´S. ESPERO SUA VISITINHA NO NOSSO BLOG, BJS

ROSE. disse...

PAZ E BEM!! PARABÉNS PELO BLOG SE VÊ COMO VCS SÃO
INSPIRADAS POR DEUS E OBEDIENTES Á ELE.
SOU CATEQUISTA NO INTERIOR DE SP E ESTOU SEMPRE
VISITANDO VCS PARA ME INSTRUIR MAIS.OBRIGADA E DEUS ABENÇOE.
ROSIENE.

Anônimo disse...

sou uma catequista iniciante mas ja me sinto apaixonada por esta missao,tenho muito a aprender ,adorei sua colocaçao vou aplicar na minha vida. um grande abraço rossana

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails