CRISMA: O Saramento de Pentecostes

1
Certamente, todos nós  gostaríamos de estar no Cenáculo no dia de Pentecostes, quando o Espírito  Santo, prometido por Jesus, irrompeu sobre os Apóstolos e Discípulos, reunidos ao redor de Maria Santíssima.
No entanto, a Crisma é precisamente o Sacramento de Pentecostes. Quando somos ungidos com o óleo santo e o bispo impõe as mãos sobre a nossa cabeça, acontece em nosso interior exatamente o que aconteceu naquele dia maravilhoso, quando de fato nasceu a primeira Comunidade cristã, a Igreja de Jesus. Foram os próprios Apóstolos que deram continuidade ao evento de Pentecostes, fazendo com que novos batizados fossem  também crismados, como lemos em Atos dos Apóstolos 8,14-17.  Ao longo dos séculos, este Sacramento tem sido celebrado sem cessar.
Portanto, para sermos fiéis à tradição dos Apóstolos, não cremos que o sinal sacramental do Espírito Santo seja dado em grupos de oração pentecostal, tanto católicos como evangélicos, mas através do Sacramento da Crisma. É o sinal que grava em nosso espírito a presença da terceira Pessoa da Santíssima Trindade, de tal modo que nos tornamos templos vivos do Espírito Santo (1Cor 6,19; Rm 8,9-11).
Assim como o Batismo é o sinal do Pai, que nos adota como seus filhos, e a Eucaristia é o sacramento admirável da contínua doação que o Filho faz da sua vida por nós, entregando-nos sempre de novo o seu Corpo e o seu Sangue, para viver em comunhão conosco, assim a Crisma é o Sacramento da doação do Espírito Santo.  Através desses três Sacramentos, a Santíssima Trindade penetra em nosso ser e a nossa  experiência é mergulhada na vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por isso, são chamados de Sacramentos da Iniciação Cristã.
A manifestação do Espírito em nossa vida depende da nossa disponibilidade espiritual. São Paulo descreve com clareza o que significa viver pelo Espírito em Gálatas 5,23-26 . E em muitos outros textos, ele nos garante que viver pelo Espírito é viver na unidade espiritual da Igreja, no amor fraterno como bondade total, na piedade, que faz o Espírito orar em nós, na disposição de servir com gosto, sem disputar ministérios, no entendimento da mensagem de Jesus, na alegria, na paz e na coragem de ser missionário. 
Portanto, viver pelo Espírito não depende de milagres e de shows, mas de praticar, de forma incondicional, o amor a Deus e aos irmãos.

Pe. Ulysses da Silva, C. Ss. R.
Texto retirado da Revista de Aparecida


1 comentários:

Cynthia Brito disse...

A crisma é um sacramento de suma importância, e de fato, é muito emocionante cada momento da celebração. Por isso a preparação para a crisma não é qualquer coisa, mas também tem um grande significado, para que a gente tenha consciência do que está fazendo e do que está recebendo.
Minha crisma foi perfeita. Não tive uma boa preparação nos encontros com as catequistas, mas Deus permitiu que eu sentisse o seu Espírito Santo em todos os momentos.
Minha dica para os crismandos: Aproveitem cada minuto... Depois que vocês se crismarem só via restar a bendita saudade! Aproveitem tudo e abram o coração para deixar Deus agir através do Espírito Santo.

Meninas, que vocês tenham um final de semana repleto de bênçãos! E que especialmente neste domingo Deus faça na vida de vocês um verdadeiro pentecostes com a presença de nossa Senhora!

Grande beijo.

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails