Os sacramentos

2


Em quase toda etapa de catequese, falamos sobre os sacramentos. Se não falamos dos sete, falamos sempre de alguns em determinados momentos.
Por isso, esse tema, as vezes se torna muito repetitivo e as vezes não usamos toda a nossa criatividade quando trabalhamos com turma de jovens/adultos. E o que falar sobre sacramentos para uma turma de Crisma* ?
Eu e minha companheira de catequese (Ive Cleise) resolvemos propor aos crismandos da 2ª etapa, um seminário sobre os sacramentos. E o resultado tem superado e muito nossas expectativas. Por isso resolvi compartilhar com vocês o seminário sobre sacramentos.
Vou começar pela Eucaristia.

Este é meu corpo, Tomai e Comei
Este é meu Sangue, Tomai e Bebei
Revestí-vos de minha força
Estejais em mim
Eis que estou convosco até o fim

Foi assim que começamos nosso encontro sobre o sacramento da Eucaristia, ouvindo a música "Sou o pão do céu" na voz de Padre Marcelo Rossi, e a partir dela refletimos sobre o quanto Cristo fez e faz por nós, sobre nossas semanas e nossas vidas. Podemos encontrá-lo em cada amanhecer, em cada brisa que sentimos em nossos rostos, nos abraços que recebemos das pessoas que amamos, em olhares afetuosos, enfim, Deus se faz presente em todos os momentos de nossas vidas, se faz presente em nossos corações, e acima de tudo, Ele se faz presente VIVO na Eucaristia. 
  O sacramento da Eucaristia, como todos os outros, é sinal eficaz da graça instituído por Cristo e confiado à Igreja. Este sacramento foi instituído na Última Ceia, no entanto, o Salvador já havia dito que era o "pão da vida" tal como Ele se faz na eucaristia, e podemos ver isso na Bíblia no evangelho segundo São João em todo o capítulo 6, porém os versículos com os quais trabalhamos foram do 35 ao 38 em que diz: "Jesus disse: 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. Eu já disse: vocês me viram e não acreditaram. Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou".
  Essas palavras de Cristo preparam a instituição da Eucaristia, Ele designa-se como o pão da vida, descido do céu, enviado pelo Senhor Pai de todos. A partir dessa preparação, durante a Última Ceia, ocorreu a instituição. Isso nós podemos ver no evangelho segundo São Lucas, cap. 22, 19-20: "Jesus tomou o pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: 'Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de mim'. Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: 'Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vocês'". Durante a Santa Missa, nós recordamos o mistério pascal, e nos preparamos para o ápice dessa celebração, que é a comunhão. Deus, em sua santidade, sabia que seus filhos precisavam de um alimento para suas almas, e assim, fez-se presente no pão. No momento da transubstanciação, o pão e o vinho se tornam corpo e sangue de Jesus, o "pão da vida", o qual iremos receber. O importante é termos consciência do que isso representa, ao recebermos a hóstia, estamos recebendo Cristo vivo e precisamos realmente vive-lo.
  Quando comungamos, nossos olhos se abrem para todas as situações contra-eucarísticas que existem (fome, injustiça, preconceito, desigualdade, desunião), assim podemos nos tornar pessoas melhores. A Eucaristia serve para nos lembrarmos de tudo que Deus fez por nós, do quanto Ele nos ama e que Ele está sempre presente em nós, em comunhão com nossas almas. Com essa reflexão que cada um levou para suas casas, encerramos o nosso encontro louvando a Deus e a benção que Ele nos dá ao podermos comungar ouvindo a música "Erguei as mãos"!


Apresentado por:

* A preparação para receber o sacramento do Crisma em minha paróquia tem a duração de 2 anos e é dividida em 1ª e 2ª etapa.

2 comentários:

Cristiane disse...

OLÁ MENINAS , TEM SELINHO A ESPERA DE VOCÊS, BEIJUS E UM ABENÇOADO FIM DE SEMANA. CRIS

IVANI disse...

Bom dia amigas, compartilho com vocês um selinho e uma oração, passem em meu blog para pegar.
Obrigada e fiquem com Deus!
www.blogdaprecatequese.blogspot.com.br

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails