Confesso que...

2
...este ano foi  pra mim um ano muito parecido com uma montanha russa. Desde as constantes subidas e descidas, o friozinho da barriga permanente até o medo de não estar bem segura e ter uma queda bem feia. Quando andei pela primeira e única vez em uma montanha russa, lembro-me de ter rezado o tempo todo e de jurar a mim mesma nunca mais repetir aquela experiência. Bom, acho que em 2012 me faltou mais oração fervorosa, como aquela que fiz naquele dia na montanha russa.
Depois de me preparar e estudar por muito tempo para inserir o catecumenato com os Ritos da Iniciação cristã, este ano tive a oportunidade de vivenciar e implantar o que ainda acredito como essencial para fazer com  que a catequese seja vivida na integra por catequistas e catequisandos. Foi tudo muito lindo, tudo extremamente lindo e santo. Claro que tive problemas, claro que nem tudo foi o tempo todo tão perfeito, claro que precisei de ajuda, claro que me cansei no meio do caminho, claro que tive medo de não conseguir chegar até ao fim... Todos esses percalços fez com que o tudo culminasse extremamente lindo e santo.
Existia em mim, a perspectiva de continuar em 2013, de corrigir os erros, de aperfeiçoar as ações, de contar com mais ajuda, de criar novos projetos... Muito planos...
E foi aí que percebi meu momento de parar. Sim! Parar, refletir e optar por não continuar dessa maneira. Minha autossuficiência me impede de fazer as coisas da maneira que devem ser feita. Eu preciso deixar Deus agir, e confesso que eu quase nunca dou espaço para que isso aconteça. Vejo-me, daqui a uns quatro anos, com um caderninho amarelado com os encontros prontos e definidos, sem espaço para a interação e sem espaço para o agir de Deus. Não é esse tipo de catequista que pretendo ser. Sei qual o meu erro, ou melhor, acho que sei qual seja um dos meus erros, e pretendo me dedicar (assim Deus me permita, conforme Sua Vontade) neste ano vindouro a oração constante e permanente.
E não foi só na catequese que minha vidinha foi vivida em “montanha russa”. Na vida pessoal e profissional também! Perdi amizades importantes, me deixei levar por sonhos que já estavam enterrados, fui mais uma vez autossuficiente acreditando que eu fosse insubstituível, me envolvi em muitos projetos dos quais quase nenhum eu executei. Confiei demais em quem nunca me prometeu nada. Deixei muitas vezes de fazer minha parte, acarretando para outras pessoas a parte que me cabia. Abandonei meu filho emotivamente, para me entregar emotivamente a planos que nunca se concretizarão.
Por isso, confesso a você, que ao fim de mais um ano as reflexões feitas devem ser sempre com o intuito de mudança. Contudo, tenho a obrigação moral de abandonar tudo àquilo que me afasta de Deus e que consequentemente não é a vontade de Deus. Vou dedicar mais tempo para catequizar meu filho (casa de ferreiro, espeto de pau), a concluir projetos que me envolvi esse ano, e buscar ouvir a Deus através da oração. E da mesma maneira que me preparei para inserir a catequese catecumenal em minha Paróquia, tenho que parar e me preparar para ser uma melhor cristã. Por isso, as minhas já escassas postagens aqui neste blog (e em outros que dava assistência) se tornarão ainda mais raras (isso inclui também minha interação no facebook).
Mas tenho muito que agradecer, afinal a misericórdia de Deus não se manifesta somente através da Graça, se manifesta também através do sofrimento. Por isso hoje tenho a certeza que o Deus de amor tem realizado em mim grandes maravilhas de restauração. Deixo aqui explicito meus eternos e sinceros agradecimentos a Clécia por todo amor e paciência comigo, aos meus catequisando por me amarem com tantos defeitos e minha família por me sustentar quando ninguém mais poderia fazer isso.
Desejo a você que agora me lê, um ano vindouro repleto de realizações frutos da vontade do Pai. E peço que você permita deixar Jesus nascer em vosso coração todos os dias.
“125. Nem todos podem chegar a serem ricos, sábios, famosos... Em contrapartida, todos – sim TODOS – somos chamados a sermos santos.”

Saudações,
Sandra Avelino

2 comentários:

JOSE disse...

Ola amigas muita paz e benças de Deus para vocês.Pois é Sndra as vezes a vida é mesmo como uma montanha russa chei de altos e baixosainda mais quando se fala da vida religiósa,como você eu tambem tivo muitos altos e baixos nesta ano. emplantei aqui a catequese familiar que ainda não exestia e isto gerou muitas falatorios mas como você eu tambem acridito ter vencido com a graça de Deus. UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALISAÇÕES.

JOSE disse...

Ola Clécia muita paz.
perdão Clecia. Você que foi minha primeira amiga no cht, no blog, e na net,hoje não aceitou minha volta nos blogs penso assim porque nãoi aceita nem mesmo meus coimentarios no seu blog , se estiver errado perdão.
UM FELIZ NATAL E ANO NOVO CHEIO DE SAUDE REALISAÇÕS E MUITO DINHEIRO. ABRAÇOIS

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails