Conferência de Puebla

0
Clique aqui para ver o documento na íntegra.


“A evangelização no presente e no futuro  da América Latina” foi o tema convocatório da III Conferência Geral do Celam, realizada em Puebla de los Angeles, no México, no início de 1979. Foi aberta por João Paulo II com seu célebre discurso, em que enfatizou a “verdade sobre Jesus Cristo, sobre a missão da Igreja e a proclamação fundamental sobre a dignidade e a liberdade da pessoa humana”.  Avaliando o caminho percorrido desde o Concílio, passando por Medelín, o fio condutor dessa Conferência foi “comunhão e participação, como caminho de libertação integral para construir a civilização do amor”.

Atenta à realidade, mesmo sofrendo pressão interna e externa, a Igreja reafirmou a opção preferencial e solidária pelos pobres feita em Medellín. Porém, foi além, comprometendo-se em estar com  e junto deles, fazer com eles e a partir deles um caminho de libertação integral.

Fez-se também a opção pelos jovens, refletiu-se sobre as CEBs e a necessidade da evangelização libertadora. Assim, Medellín e Puebla foram e são para a Igreja na América Latina baluartes da renovação preconizada pelo Concílio.


Fonte: Agenda Catequética 2012. Editora Paulus

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails