Padrinhos e Madrinhas de Bíblia

3
Não dá pra pensarmos em Catequese sem pensarmos na presença constante e no bom uso da Bíblia. O que dificulta muitas vezes o acesso a mesma talvez nem seja a falta de dinheiro (na maioria dos casos) e sim a boa vontade e valorização por parte dos catequizandos e seus familiares.

Durante muitos anos trabalhamos com o livreto vermelho "Deus fala a seus filhos". Muitos de nós ainda trabalham com ele. Este ano, a partir de conversas com outros catequistas de diversos lugares e da vontade própria de aproximar as crianças da minha turma da Sagrada Escritura, conversei com os catequistas que estão me acompanhando e decidimos criar um meio onde todos os catequizandos pudessem ter a Bíblia e que em todos os encontros ela estivesse conosco.

Primeiramente pensamos em fazer uma Rifa Bíblia, proposta já explicada aqui. Mas algo me inquietava, parecia impessoal e por se tratar de uma turma infantil poderia haver demora na venda dos bilhetes, etc e tal.

A partir da ideia de "padrinhos" de Bíblia de uma diocese do interior de São Paulo, levei a proposta para os outros catequistas e aderimos. O primeiro passo foi sensibilizar a turma para a importância da leitura e da intimidade com a Bíblia. Depois, pedimos que eles conversassem com os pais e pensassem quem poderia ser um padrinho/madrinha de Bíblia: alguém que fosse católico, que pudesse comprar, que eles tivessem contato, etc.

Escolhemos uma edição comum - Ave Maria - embora recentemente tenha ouvido de um sacerdote doutor em Bíblia que a edição Pastoral seria a mais indicada para os catequizandos. Por tanto, na próxima vez, solicitaremos que todos tenham a Pastoral.

Por fim, enviamos o comunicado a seguir:

Senhores pais,

“Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis”. Salmo 33,4

Com o objetivo de aproximarmos nossas crianças cada vez mais da Palavra de Deus lançamos hoje na nossa turminha de Catequese o Projeto Padrinhos de Bíblia!

Cada criança da turma de Eucaristia – 1ª etapa deverá junto com os pais escolher um padrinho ou madrinha de Bíblia. O papel dos padrinhos é bem simples: comprar uma Bíblia Ave Maria pequena com capa cristal e presentear seu afilhado(a). A Bíblia Ave Maria foi a escolhida por ter linguagem de fácil compreensão para as crianças e preço acessível.

A cada encontro de Catequese utilizaremos a Bíblia, fazendo com que nossas crianças ganhem gosto pela Sagrada Escritura,  aprendam a encontrar textos e a rezar com o Santo Livro.

No encontro do dia 04 de maio, acolheremos os padrinhos para realizarem a entrega da Bíblia aos afilhados. Durante esta Semana Santa vocês devem fazer o convite ao padrinho ou madrinha escolhido e caso ele/ela aceite presentear seu filho(a) avisem do prazo e do dia do encontro: 04 de maio às 16 horas durante a Catequese.

Sugerimos que a compra da Bíblia seja feita na Livraria Católica Deus Pai – Artigos Religiosos (Praça da Bandeira), pois está por apenas R$ 11,90. E pedimos que entre as opções de padrinhos seja escolhida uma pessoa que comungue da nossa fé e que em alguns momentos possa se interessar e até mesmo participar das atividades da Catequese com seu afilhado(a).

Quaisquer dúvidas conversem com os catequistas:
Ailtom (telefone), Bruna ( xxxx ), Clécia (xxxx ) e Paula (xxxx)

Não deixem de participar das atividades propostas por nossa Paróquia durante a Semana Santa, enfatizando em seu lar o real sentido desse momento. Uma feliz Páscoa, na presença de Cristo Ressuscitado!

Um abraço!
23 de março de 2013
Pastoral da Catequese – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



E assim foi feito: dia 04 de maio acolhemos os "padrinhos/madrinhas". Explicamos que o termo padrinho, nesse sentido, não fazia referência a nenhum sacramento, mas diante da importância do gesto de presentear com a Bíblia queríamos considerá-los assim. Fizemos orações, agradecimentos, ouvimos os padrinhos (emocionados com o gesto de presentear) e realizamos a primeira leitura na Bíblia Sagrada. Todos queriam participar!

Embora eu tivesse ligado para todos os catequizandos, conversado com seus responsáveis, confirmado datas e horários, duas crianças ficaram sem Bíblia no dia. Uma delas o padrinho não foi e a outra o padrinho chegou depois do encontro. Apesar disso confesso a minha alegria em ver todos felizes com esse dia. Os padrinhos empolgados queriam saber qual seria o próximo passo deles nesse "projeto". Respondi : "Ah, é simples, incentivar as crianças a lerem, vir com eles pra Missa, cobrar delas a mudança de comportamento que todos devemos ter ao conhecer Jesus, a participar da Catequese."

Foi um dos encontros mais enriquecedores que participei. Espero que esta ideia - que não é original, é apenas adaptada - possa inspirar muitos catequistas e permitir que todos os seus catequizandos tenham o Santo Livro.

Esta e outras experiências tenho fotografado e descrito em um álbum no facebook. Quem quiser dá uma olhadinha é só clicar aqui!

Shalom,
Clécia Ribeiro

3 comentários:

Imaculada Cintra disse...

Oi minha querida baianinha preferida...A ideía do padrinho funciona sim, basta agitar, como vcs fizeram...nãs basta saber das necessidades e não se fazer nada... O nosso lema deve ser...nenhum catequizando sem a Bíblia na mão!! Teve uma vez que fiz um Adote um catequizando, doando uma bíblia! e fiz o pedido nos encontros de pais e também nas missas... aí, já matamos dois coelhos numa paulada só...conscientizamos a assembleia da importancia da Bíblia e colocamos nas mãos dos catequizandos a Bíblia... Muitos tem duas e até mais bíblias em casa...Foi gratificante ouvir de uma senhora que me procurou depois e disse: Olha, ouvi o seu pedido na missa e queria ajudar, pois tenho duas bíblias e não preciso de duas... lindo neh!!Parabéns pelo trabalho de vcs, fico daqui, vibrando!!

Catequese Caminhando disse...

Pois é, pois é, pois é...
Saudades imensas.
Aprendi e aprendo tanto com você!!!

Beijos apimentados! hehe

Dias & Dias Contabilidade disse...

Que linda iniciativa.
Confesso que fiquei com vontade de realizar a mesma coisa.
Obrigada por compartilhar.
Grande abraço e Deus te guarde.
Luciana Dias

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails