Morrer com Cristo, para com Ele ressuscitar

0


O tempo em que vivemos é propicio para tal: morrer com Cristo e deixar que Ele carregue nossas dores, desânimos, covardias, enfermidades, egoísmos, pecados enfim. Faz-se necessário também ressuscitar o que há de melhor em nós e que herdamos do próprio Deus – não esqueçamos fomos feitos a sua imagem e semelhança.
Muitos hoje estão vivos biologicamente falando, mas espiritualmente morreram e não ressuscitaram com Jesus. O pior de tudo irmãos, é que nossas igrejas estão cheias de “fiéis” assim, infelizmente. Acreditamos num Deus vivo e verdadeiro, que todos os dias nos ensina coisas belíssimas, mas não aprendemos a morrer e ressuscitar com Ele.
O catequista Paulo, nos ensina: “Fomos, pois, sepultados com Ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova.” (Rm 6,4)
Participar efetivamente da Semana Santa está além de observar atentamente seus acontecimentos . Morrer e ressuscitar com Cristo é ter uma atitude de mudança efetiva enquanto cristão, é perceber que o Reino está em cada um de nós se deixarmos e quisermos que Ele viva em nós verdadeiramente.
Hoje muitos sentem-se cristãos, tantos destes são catequistas, e dentre estes alguns se julgam prontos, no entanto não reconhecem que é preciso morrer. Temer a morte é encará-la como o fim e por sua vez não enxergar a vitória de Cristo sobre a mesma.
Mais uma vez, Paulo nos diz na I carta aos Coríntios 15,55: “A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8). Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão (Os 13,14)?” . Despojemos-nos do espírito de morte que nos ronda e acreditemos piamente que podemos ressuscitar com Cristo em nossos sonhos, em nossos trabalhos pastorais para uma vida nova.
Faz-se necessário querer meus irmãos! Antes de tudo querer! Queira sem medo e diga para si mesmo: Preciso morrer com Cristo, para com Ele ressuscitar! Quero que morra comigo esta catequese enfadonha e desvinculada da realidade, quero que morra o pessimismo, o comodismo, a minha falta de fé. Quero que morra o ciúme , a inveja, minha incapacidade, minhas enfermidades, minha indiferença, minha auto-suficiência.
Que viva o Cristo Ressuscitado, que Ele viva e reine em meu lar, meu trabalho, minha catequese, em minha vida! Vivamos o projeto de Deus, a partir desta ressurreição meus irmãos, vivamos hoje e sem medos, pois Ele ressurgiu e levou consigo todas as nossas dores. Repito: é preciso crermos!
As nossas tribulações diárias não podem e não devem nos afastar da glória, por isso pensemos sempre que o sacrifício de Cristo não foi em vão e que mais ainda, não foi em vão que Ele Ressuscitou e vem a nós sempre. Confiai irmãos e tudo será menos difícil pois estaremos cada vez mais próximos do projeto que o Pai tem para nós.
Na alegria do Cristo Ressuscitado, que nos permite morrer e ressuscitar com Ele, despertemos para uma vida nova em seu amor!
Anunciando e denunciando,
Clécia Ribeiro

*

Clécia Ribeiro é catequista na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Arquidiocese de Feira de Santana/Ba

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails