Sinais da Ressurreição

1
Sinais de Ressurreição

O tempo pascal é marcado por uma rica simbologia, que nos remete a contemplar e vivenciar a morte e ressurreição de Jesus. A comunidade,quando conhece o sentido de determinado símbolo,capta o que há alem da aparência e,no olhar dos observadores,o símbolo ultrapassa o próprio conceito e transcende,produzindo significados e sentimentos que levam a comunidade a rezar e a contemplar o mistério.Resgatemos,portanto,o sentido de alguns símbolos pascais


O Fogo Novo
No inicio da cerimônia da Vigília Pascal, na noite do Sábado Santo, o círio pascal é levado pelo Padre, para fora da Igreja, enquanto isso apagam se as luzes e o povo,com velas aguardam no escuro,em silencio.Aceso o círio do fogo Novo o Padre o traz para dentro da Igreja e o apresenta aos fiéis como a “ Luz de Cristo” o “Fogo Novo”. As velas que estão com as pessoas são acesas até que toda a Igreja fica iluminada.

O Círio Pascal
O Círio Pascal é uma vela grande,que se acende todos os anos,pela primeira e vez,no Sábado da Vigília Pascal.
No círio há duas letras gregas-o alfa e o ômega-respectivamente a primeira e ultima letra do alfabeto grego.O alfa representa o inicio e o Omega o fim,uma vez que Jesus falou “Eu sou o principio e o fim”
Na vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso.


A cruz

A cruz,na Páscoa,relembra que Jesus venceu a morte e,glorioso,passou a viver seu Reino de Justiça. A cruz não foi um tipo de condenação especial para Jesus.Naquele tempo,a morte na cruz era um castigo comum entre os romanos.Jesus foi crucificado entre dois ladrões,com a diferença de que estes foram amarrados às suas cruzes e Jesus foi pregado.Morrer na cruz era algo humilhante.

1 comentários:

Anônimo disse...

irmão sempre tenha fé seja la onde for por que ate no lixão nasce flor

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails