A Catequese Infantil pode promover um Terço Vivo no mês de maio para homenagear as mães e Nossa Senhora.
Pra traduzir em gesto concreto, além de rezar, todos seriam convidados a trazer um quilo de alimento para os mais necessitados.
Fazer convite a todos antecipadamente aos pais e catequizandos, ou até mesmo a toda comunidade paroquial, marcando data e horário do Terço Vivo.
Pedir para todos trazerem 1 prato de salgado ou doce e 1 refrigerante para partilhar ao final do Terço.
Meditar sobre os Mistérios Gozosos que compreendem: 1º Anunciação; 2º Visita de Maria a Isabel; 3º Nascimento de Jesus; 4º Apresentação do Menino Jesus no Templo; 5º Perda e o encontro do Menino Jesus no Templo.
Cada meditação seria encenada: Cada turminha de catequese ficará responsável em encenar um dos mistérios, mas de forma simples e breve. Os catequistas preparariam as crianças para encenarem conforme a passagem bíblica correspondente a cada mistério. Pode-se usar o data show para projetar as orações e os cantos ou utilizar folhetos.
Materiais: Colocar um grande cartaz com o terço pré-desenhado pregado no cavalete de frente para a assembléia. Preparar 50 flores de papel para serem coladas por uma criança em cada Ave-Maria rezada. E 6 flores maiores para a hora do Pai Nosso em que os catequistas ou Pais é quem colarão no cartaz. Um caixa grande para depositar os alimentos. Três cartazes com os nomes: Pai, Filho e Espírito Santo
Antes de começar, fazer uma breve explanação do motivo do encontro explicando a importância da reza do terço, bate-papo pra saber quem já reza e como reza, história do terço, etc, e com o sinal da cruz (pelo sinal da santa cruz...) ou o canto Deus Trino iniciar o terço seguido do Oferecimento.
Um catequista introduzirá uma cruz e todos rezam o Credo.
Convidar a todos a darem as mãos para rezar o primeiro Pai nosso.
Logo após, três crianças entrarão com um cartaz cada uma, escrito: PAI; FILHO; ESPÍRITO SANTO, representando as três ave-marias que serão rezadas por todos em louvor a Maria, Filha bem amada do Pai Eterno; Mãe admirável de Deus Filho e Esposa Fidelíssima do Espírito Santo.
Glória ao Pai, ao Filho...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Logo após viria a primeira encenação do primeiro mistério gozoso (A anunciação).
Após cada encenação o catequista pode fazer uma prece espontânea como intenção daquele mistério que pode ser pelas mães enfermas, desempregadas, que sofrem violência, pelas mães da comunidade, enfim, preparar 1 prece para cada mistério. Após, cantar algum refrão mariano.
Depois, rezar 1 Pai Nosso e as 10 ave-Marias onde a cada invocação um pai/criança coloca na caixa grande o quilo de alimento e cola a flor correspondente no cartaz.
Seqüência: E assim vai acontecendo até completar o terço. Seguindo sempre a sequência: Mistério encenado, 1 prece espontânea, refrão mariano, Pai nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai, Jaculatória.
Na hora de rezar o Infinitas graças vos damos, alguém introduz a imagem de Nossa Senhora... Na hora de rezar o Salve Rainha, uma criança entra com uma coroa para coroar a imagem. Após a coroação, todos serão convidados a se consagrar cantando o canto de Consagração a Nossa Senhora.
Fechar, agradecendo a todos pela presença e a generosidade no gesto concreto. Convidar a todos os demais a colocarem os alimentos restantes na caixa ao som de um canto final mariano animado.
Partilha do lanche no salão paroquial.
Com certeza, muitos frutos espirituais e materiais serão colhidos com esse gesto.
Fechar, agradecendo a todos pela presença e a generosidade no gesto concreto. Convidar a todos os demais a colocarem os alimentos restantes na caixa ao som de um canto final mariano animado.
Partilha do lanche no salão paroquial.
Com certeza, muitos frutos espirituais e materiais serão colhidos com esse gesto.
*
Essa sugestão nos foi enviada pela catequista Cristina Guimarães, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Mariana/Mg
4 comentários:
Este Terço Vivo enviado pela catequista Mariana de MG foi elaborado por mim, Simone Cruz, tb catequista, RJ. Realizamos esse terço ano passado (2009), tinha até pais filmando e foi muito bom. Recebemos muitos quilos de alimentos, as crianças gostaram muito de participar, foi uma festa para nós da catequese. Este ano (2010) seguimos mais ou menos o mesmo roteiro, porém ao invés de meditarmos nos mistérios que a gente já conhece, meditamos sobre 5 dos diversos títulos de nossa Senhora, idéia de uma de nossas catequistas, a Jirlane, e foi uma adaptação ao terço do ano passado. Catequisandos e seus familiares também participaram e foi muito boa a vivência desse momento de oração. Assim que puder, estarei enviando o roteiro desse segundo modelo para vocês. E o projeto para o ano que vem será realizarmos o Terço Vivo, no quintal da paróquia. Roteiro ainda não foi pensado, mas assim que puder estarei divulgando.
Não consegui enviar o Roteiro do Terço Vivo que fizemos este ano. Acho que passou do limite máximo de caracteres. Se puder, me enviem o e-mail de vcs para que eu possa encaminhá-lo. Obrigada.
Amei a organização do terço vivo, vou fazer em minha paroquia
Amei a organização do terço vivo, vou fazer em minha comunidade. Beijos, Deus os abençoe
Postar um comentário
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra