Terço vivo

4


A Catequese Infantil pode promover um Terço Vivo no mês de maio para homenagear as mães e Nossa Senhora.
Pra traduzir em gesto concreto, além de rezar, todos seriam convidados a trazer um quilo de alimento para os mais necessitados.
Fazer convite a todos antecipadamente aos pais e catequizandos, ou até mesmo a toda comunidade paroquial, marcando data e horário do Terço Vivo.

Pedir para todos trazerem 1 prato de salgado ou doce e 1 refrigerante para partilhar ao final do Terço.

Meditar sobre os Mistérios Gozosos que compreendem: 1º Anunciação; 2º Visita de Maria a Isabel; 3º Nascimento de Jesus; 4º Apresentação do Menino Jesus no Templo; 5º Perda e o encontro do Menino Jesus no Templo.

Cada meditação seria encenada: Cada turminha de catequese ficará responsável em encenar um dos mistérios, mas de forma simples e breve. Os catequistas preparariam as crianças para encenarem conforme a passagem bíblica correspondente a cada mistério. Pode-se usar o data show para projetar as orações e os cantos ou utilizar folhetos.

Materiais: Colocar um grande cartaz com o terço pré-desenhado pregado no cavalete de frente para a assembléia. Preparar 50 flores de papel para serem coladas por uma criança em cada Ave-Maria rezada. E 6 flores maiores para a hora do Pai Nosso em que os catequistas ou Pais é quem colarão no cartaz. Um caixa grande para depositar os alimentos. Três cartazes com os nomes: Pai, Filho e Espírito Santo

Antes de começar, fazer uma breve explanação do motivo do encontro explicando a importância da reza do terço, bate-papo pra saber quem já reza e como reza, história do terço, etc, e com o sinal da cruz (pelo sinal da santa cruz...) ou o canto Deus Trino iniciar o terço seguido do Oferecimento.

Um catequista introduzirá uma cruz e todos rezam o Credo.

Convidar a todos a darem as mãos para rezar o primeiro Pai nosso.

Logo após, três crianças entrarão com um cartaz cada uma, escrito: PAI; FILHO; ESPÍRITO SANTO, representando as três ave-marias que serão rezadas por todos em louvor a Maria, Filha bem amada do Pai Eterno; Mãe admirável de Deus Filho e Esposa Fidelíssima do Espírito Santo.

Glória ao Pai, ao Filho...

Ó meu Jesus, perdoai-nos...

Logo após viria a primeira encenação do primeiro mistério gozoso (A anunciação).

Após cada encenação o catequista pode fazer uma prece espontânea como intenção daquele mistério que pode ser pelas mães enfermas, desempregadas, que sofrem violência, pelas mães da comunidade, enfim, preparar 1 prece para cada mistério. Após, cantar algum refrão mariano.

Depois, rezar 1 Pai Nosso e as 10 ave-Marias onde a cada invocação um pai/criança coloca na caixa grande o quilo de alimento e cola a flor correspondente no cartaz.

Seqüência: E assim vai acontecendo até completar o terço. Seguindo sempre a sequência: Mistério encenado, 1 prece espontânea, refrão mariano, Pai nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai, Jaculatória.

Na hora de rezar o Infinitas graças vos damos, alguém introduz a imagem de Nossa Senhora... Na hora de rezar o Salve Rainha, uma criança entra com uma coroa para coroar a imagem. Após a coroação, todos serão convidados a se consagrar cantando o canto de Consagração a Nossa Senhora.

Fechar, agradecendo a todos pela presença e a generosidade no gesto concreto. Convidar a todos os demais a colocarem os alimentos restantes na caixa ao som de um canto final mariano animado.

Partilha do lanche no salão paroquial.

Com certeza, muitos frutos espirituais e materiais serão colhidos com esse gesto.
*
Essa sugestão nos foi enviada pela catequista Cristina Guimarães, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Mariana/Mg

4 comentários:

Simone Santana disse...

Este Terço Vivo enviado pela catequista Mariana de MG foi elaborado por mim, Simone Cruz, tb catequista, RJ. Realizamos esse terço ano passado (2009), tinha até pais filmando e foi muito bom. Recebemos muitos quilos de alimentos, as crianças gostaram muito de participar, foi uma festa para nós da catequese. Este ano (2010) seguimos mais ou menos o mesmo roteiro, porém ao invés de meditarmos nos mistérios que a gente já conhece, meditamos sobre 5 dos diversos títulos de nossa Senhora, idéia de uma de nossas catequistas, a Jirlane, e foi uma adaptação ao terço do ano passado. Catequisandos e seus familiares também participaram e foi muito boa a vivência desse momento de oração. Assim que puder, estarei enviando o roteiro desse segundo modelo para vocês. E o projeto para o ano que vem será realizarmos o Terço Vivo, no quintal da paróquia. Roteiro ainda não foi pensado, mas assim que puder estarei divulgando.

Simone Santana disse...

Não consegui enviar o Roteiro do Terço Vivo que fizemos este ano. Acho que passou do limite máximo de caracteres. Se puder, me enviem o e-mail de vcs para que eu possa encaminhá-lo. Obrigada.

Josane Robaina disse...

Amei a organização do terço vivo, vou fazer em minha paroquia

Josane Robaina disse...

Amei a organização do terço vivo, vou fazer em minha comunidade. Beijos, Deus os abençoe

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails