Amerelinha, Jogo da Macaca ou Macaco

1

Essa brincadeira deve ser realizada fora da sala de catequese. Ou num ambiente espaçoso.A base é o tradicional 'Jogo da Macaca',"Amarelinha" "Macaco" que se converte numa forma criativa e divertida de assimilar o Decálogo (Os Dez Mandamentos da Lei de Deus).



OBJETIVO: A forma como o esquema é feito, e a brincadeira é desenvolvida, deverá consciencializar os catequizandos de que seguir os Dez Mandamentos os aproximará ainda mais de Deus.


MATERIAL:uma pedra lisa ou uma tampinha de garrafa; giz de lousa para riscar a ‘macaca’ "amarelinha" no chão (caso o local seja de cimento), ou uma vara (caso o local seja de terra).


REGRAS: a pedra / tampa deve ser atirada para dentro de cada casa, a casa onde está a pedra / tampa deve ser saltada sem pisar. pperde o jogo quem lançar a pedra / tampa para fora das linhas do desenho, quem não souber o Mandamento em causa e quem pisar as linhas do desenho ao saltar.

DESENVOLVIMENTO:
- com um giz / vara, riscar / marcar no chão o esquema da macaca ou "amarelinha" ;
- tirar à sorte para ver quem começa o jogo;
- de fora da 'macaca'ou "amarelinha", atirar a pedra / tampa, que deverá cair na casa n.º 1.
- antes de pular, dizer o Primeiro Mandamento e depois, com um pé, começar a pular, seguindo a ordem dos números, não pisando a casa onde está a pedra / tampa;
- só colocar os dois pés no chão quando houver uma casa ao lado da outra;
- ir pulando até chegar à última casa, que se pode chamar Felicidade, Deus, etc. ;
- o jogo prossegue, agora em sentido contrário. Ir pulando até chegar ao número 2, abaixar-se, mantendo-se num só pé, agarrar a pedra / tampa, e pular por cima da casa do Primeiro mandamento.
- o jogo passa para outro catequizando, agora com o Segundo Mandamento, Terceiro, etc.
OBS: Esta brincadeira poderá ser usada também para se trabalhar os Sacramentos. Ou para falar dos discípulos, dos dons do Espírito Santo, etc. Em cada caso de desenha uma determinada quantidade de casas!

1 comentários:

Anônimo disse...

OI E TALITA NÃO EM TENDI VIU JENTER OLAR AMOR VOCEIS QUE DIA POSSO VER VOCEIS TALITA TCAU

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails