43º Dia mundial das comunicações * 24 de maio de 2009

1

Tema: “Novas tecnologias, novas relações.”
Lema: “Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.”

Desde 1967 é comemorado também no Brasil o Dia Mundial das Comunicações, uma data para se celebrar, refletir e aprofundar o tema das comunicações sociais. Comemora-se no dia da festa da Ascensão do Senhor, data móvel da Igreja que neste ano será em 24 de maio.
Todos os anos, através dos cartazes e meios que a CNBB dispõe, somos incentivados a uma educação para a comunicação que promova o anúncio da Boa Nova do Senhor, uma comunicação para todos, sem distinção.
Comunicar não é tarefa única desta ou daquela pastoral e também não é apenas função da Igreja como um todo. Comunicar é algo próprio do ser humano. Por natureza somos seres comunicadores, seja para expressar nossos desejos ou para nos relacionarmos com as outras pessoas, já que ninguém consegue ser feliz vivendo isoladamente.
Os meios de comunicação podem servir para nos aproximar de nossos semelhantes, mas muitas vezes, são utilizados também para massificar e manipular, oprimir e dominar, podem até acabar nos afastando das pessoas que nos são mais próximas, como nossos familiares. Hoje, com a facilidade da internet, quantos não vivem fechados num “cybermundo” se relacionando com pessoas do outro lado do mundo, mas nem sabem o nome do seu vizinho? Ou mesmo, dentro das próprias casas não conversam mais com seus familiares?
Por outro lado, tantas pessoas reencontraram parentes ou amigos da infância através desse meio de comunicação tão amado e odiado ao mesmo tempo. Muitos fizeram amizades verdadeiras que se mantêm firmes e, inclusive, por vezes até ultrapassam os limites virtuais do computador e se tornam pessoas queridas em nosso convívio. Isso sem falar nas famílias que se utilizam da internet para manter contato, em tempo real com um ente que está distante, de modo mais econômico que o telefone.
O Papa Bento XVI, em sua mensagem, manifesta sua atenção especial sobre estas novas tecnologias, como forma de promover o respeito, o diálogo e a amizade e faz um apelo principal aos jovens “que fazem parte da chamada geração digital” para que “o potencial extraordinário das novas tecnologias, sejam usadas para favorecerem a compreensão e a solidariedade humana”.
Tanto a internet como os outros meios de comunicação social podem e devem ser usados para a evangelização, para a promoção da vida e do Reino de Deus. Para isso, é necessário que tenhamos o discernimento de saber acolher e separar o que nos chega e o que comunicamos também, já que todos nós somos agentes dessa comunicação e, portanto, continuadores ou transformadores da realidade em que vivemos. É preciso que, ao invés de simplesmente fechar os olhos e não querer ver as mudanças que aí estão, aprendamos a identificar o que nos convém ou não. Como tudo está tão disponível hoje em dia, saibamos lidar com as inovações e colocá-las a serviço do bem. As novas tecnologias não são pura e simplesmente boas ou más por si só. São apenas meios, instrumentos para se chegar a um fim. E essa finalidade depende somente do uso que fizermos delas.


Leia a mensagem do Papa para o 43º Dia Mundial das Comunicações no site:
www.muticom.org/noticias_ver.php?id=117


Valéria Pires Zoppi (ieiazoppi@gmail.com)
(Catequista e integrante da Pascom)
*
Valéria Zoppi é atuante na Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Americana/SP (Diocese de Limeira).

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, muito bom lembrar essa data!

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails