Por que usar Escapulário?

6
O Escapulário é um sacramental ou seja, uma realidade visível, que nos conduz à Deus, com sua graça redentora, seu perdão, e promessas.

Neste sentido, o escapulário do Carmo é um "sinal". E como tal desperta-nos para infinita bondade de Deus, na figura de Maria Santíssima. Ele mostra fé, confiança filial e dedicação à Deus.

Santa Tereza (reformadora da Ordem de freiras carmelitas) dizia que portar o escapulário era estar revestido com o hábito de Nossa Senhora.

A tradição carmelita afirma que a Ordem do Carmo, mesmo após a bula de Honório III em 30/01/1226, aprovando a regra (de São Brocardo) e dando-a total apoio, continuou a enfrentar obstáculos, vindo dos próprios cristãos ocidentais. Nesta situação aflitiva, São Simão Stock, estando no convento carmelita de Cambridge, implorou à Virgem do Carmo sua especial proteção.

Em 16 de julho de 1251 apareceu-lhe a Virgem do Carmo e entregou-lhe o Escapulário da sua Ordem, sinal exterior do seu amor e proteção, prometendo que os que morressem com o Escapulário não pereceriam eternamente. O Escapulário do Carmo tornou-se assim, um sinal de consagração à Maria.

O privilégio Sabatino segundo a tradição refere-se à uma visão que o Papa João XXII teria tido da Virgem do Carmo. O Papa João XXII por intermédio de uma bula de 03/03/1322, concedia então, libertação do purgatório no primeiro sábado (isto é, o mais rápido possível) após a morte, à aqueles que morressem com o Escapulário do Carmo. Os privilégios que acompanham o Escapulário do Carmo são:

1- Quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo não padecerá o fogo do inferno;
2- A Virgem do Carmo livrará o quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, à quantos forem ao purgatório morrendo com o Escapulário;
3- O Escapulário do Carmo é salvação em todos os perigos, pela Virgem Santíssima do Carmo;
4- Cada vez que se beija o Escapulário, ganham - se 500 dias de indulgência;
5- O Escapulário é sinal de irmandade da Virgem Maria;
6- O Escapulário do Carmo é sinal de paz e do pacto sempre terno de concórdia, garantido por Maria Santíssima;
7- O Escapulário é sinal de salvação, pela Virgem Maria;
8- O Escapulário do Carmo está enriquecido pela Igreja com inúmeras indulgências;
9- O Escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar à Virgem Maria;
10- O Escapulário do Carmo é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que por sua vez é sinal de predestinação.

As condições para lucrar estes privilégios são:

Trazer sempre o pequeno Escapulário, guardar castidade, conforme o seu estado (casado, solteiro ou viúvo) e cumprir as penitências e orações prescritas pelo padre que fará a imposição do Escapulário; ele deverá ter uma autorização especial da Ordem para fazer a imposição que seria a benção da pessoa com o primeiro Escapulário o qual pode ser adquirido na Igreja ligada à ordem carmelita ou na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.


In Corde Iesu et Mariae.
Carlos Serozini

Fonte:http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=doutrina&artigo=20050419155944

6 comentários:

Andrea disse...

Parabéns por este post é muito interessante e esclarecedor, eu já usei escapulário e não sabia que era assim tão valorozo.
Mas é só se o escapulário for de nsª do carmo? e se for de outro santo?

Clécia disse...

Andrea, os escapulários são originalmente de Nossa Senhora do Carmo. Também já vi alguns diferentes e já ganhei até um de Sto Antonio. Nesse blog tem uma breve explicação de como outras ordens foram adaptando o escapulário. http://melhorsobre.blogspot.com/2007/07/nossa-senhora-o-escapulrio-do-carmo.html
Acredito que é uma devoção tão poderosa que se estendeu, mas os privilégios, até onde já pesquisei estão relacionados ao do Carmo. Talvez não contemples a sua pergunta, mas me deixou inquieta, preciso pesquisar mais sobre isso, rs.

Grande beijo!

Anônimo disse...

Boa tarde Srs. Ganhei um escapulário dos meus pais e fiquei muito feliz. Pedi para o padre da paróquia que frequento, dar uma benção e ele o fez. Já estou usando o mesmo, mas com uma dúvida que não perguntei à ele. Qual imagem devo trazer no peito ? Nossa Senhora do Carmo ou Jesus Cristo ?

Clecia disse...

Paz e bem, perdão por não ter respondido antes, só hoje tive a oportunidade de ler seu comentário. Pelo que li e realmente é o q vejo, a imagem do peito é a de Nossa Senhora> Grande abraço!

Anônimo disse...

ganhei um escapulário de cordão da minha mãe mais ele se quebrou ;s ai agora ganhei um de corrente de minha vó :) e vou leva para impor ele a benção *

Anônimo disse...

posso levar o escapulário no pulso direito, onde escrevo???

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails