Retiro. O que é e como fazer.

2
Chega o final do ano e a maioria das turma de catequese sempre fazem o famoso 'retiro', se ele de um dia, dois ou três. Mas afinal, o que é retiro? E como prepara-lo?

Achei no site do catequisar o seguinte texto: Reitiro. O que é? Vamos entender melhor:


O retiro é um momento em que paramos, momento de saída para refletir sobre nós mesmos, a nossa condição de vida. Como estou vivendo? Quais são as minhas motivações? Como estou agindo? Comportando-me no meio da sociedade? Quais são as minhas contribuições? O que estou oferecendo para a minha comunidade, o meu bairro, onde as pessoas possam viver mais felizes?O retiro é um momento que saímos do barulho, do mundo agitado para ficarmos a sós com Deus.

Trata-se de um momento de intensa e profunda intimidade com Deus. É um espaço de oração, meditação através da palavra de Deus, dos textos sagrados. Deus quer nos falar, mas no barulho é muito difícil ouvir a voz de Deus, em meio a tantas correrias, precisamos do silêncio. “[...] no silêncio, aprendemos a fazer distinções. Os que fogem do silêncio também fogem das distinções. Não querem ver muito claro. Prefere a confusão”. (Thomas Merton).

Você tem o costume de fazer silêncio? Retiro é também um profundo silenciar para ouvir Deus. No retiro somos convidados a nos entregarmos nos braços de Deus, confiar a ele toda a nossa vida. O retiro é um momento oportuno para renovarmos a nossa vida de oração, a nossa espiritualidade. Como vai a minha vida de oração? A minha participação na comunidade? É um momento de olharmos para dentro de nós mesmos, reflexão acerca de nós mesmos. Refletir o meu relacionamento comigo mesmo, com Deus e com o outro, o meu irmão.

O retiro não é momento para estudos, nos preocuparmos com os cálculos matemáticos, físicos etc. É realmente um encontro único com Deus. Desse encontro nem todas as pessoas têm o privilégio. Aquelas que têm a oportunidade de participar de um retiro são privilegiadas, porque no retiro a pessoa tem a oportunidade de buscar forças para viver mais felizes e renovar a sua vida de oração, para melhor se corresponder com Deus e relacionar-se com as outras pessoas. Todas nós no decorrer de nossas vidas, precisamos de um momento para nos reabastecermos da graça de Deus.

Por: Alcides Alves Seminarista da Diocese de Santarém-Pará.


Mas como prepara-lo? Aqui vão algumas dicas:


1. Escolha o tema.

O tema deve ser apropriado para a turma de catequese e deve estar de acordo com aquilo que foi trabalhado durante os meses de preparação. De preferencia não escolha O MESMO tema, mas algo abrangente a ele.


2. Tempo e local

Só é aconselhado retiro de 3 dias para as crianças maiores, aquelas ja estam acostumadas a dormir fora de casa, e o local deve ser o mais calmo e tranquilo possivel. Algum local aonde eles realmente se retirem e sintam a presença maior de Deus. Existem locais apropriados para retiros ou ate chacaras e fazendas ou clubes são indicados também.


3. Preparação

O ideal é que o retiro seja planejado com no minimo 3 meses de antecedencia, pois imprevistos infelismente acontecem. E planeje sempre o retiro com uma margem superior de retirantes, sempre tem aqueles que decidem ir de ultima hora.


4. Palestrantes

Da mesma maneira como o tema é escolhido, o palestrante deve ser também. É interessante trazer pessoas novas para palestrar, isso prende a atenção dos retirantes.


5. Não cometa o erro de fazer do seu retiro um pequenique

A não ser que essa seja a intenção. Um retiro deve ser descontraido em alguns momentos, mas não o tempo todo.


6. Estabeleça regras e limites

E que elas fiquem explicitas desde o primeiro momento do retiro. Não deixe que restem duvidas sobre nenhum quesito, isso facilitará o andamento do retiro durante toda a sua duração.


7. Lembrancinhas

Estabeleça prioridades, e faça algo que fique realemente como recordação daquele momento unico vividos por eles.


8. Alimentação

Ao meu ver, o retiro deve ser um momento de jejum e penitencia também, mas não podemos deixar ninguem com fome e nem impor que eles façam relamente este jejum se eles assim não desejam. Por isso cada comunidade deve decidir a quantidade de comida adequada para o retiro que estiverem planejando.


Fiquem com Deus


Sandra Avelino

Catequista da Arquidiocese de Feira de Santana - Ba

Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro


2 comentários:

Anônimo disse...

Todos os procedimentos norteados para uma aproximaçáo a Deus contribuem de forma visível para a construção de um Homem novo, renascido pela entrega e pela Fé nAquele que é. Um retiro pode ser , sem dúvida, um desses momentos de adesão e reconhecimento , onde o silêncio pode ser provocador e proactivo. Bom retiro... em fim de semana preparado e responsável...
Deus, Senhor da Escuta, ouvi o coração de todos os participantes e acolhei com bondade as suas ansiedades e perspectivas de generosa doação.

paty disse...

gostei muito!!!

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails