I RETIRO MARIANO

0

Em 2009 a Catequese em nossa Paróquia viveu o I Retiro Mariano, após a semana de formação (segunda a sexta) que deu abertura aos serviços da nossa Pastoral.


Durante a semana inteira preparamos os catequistas para viverem esse momento, ressaltando sempre a importância do silêncio, já que muitas vezes nossos retiros pareciam mais uma formação e o barulho era intenso.


Era nosso objetivo também, fazer com que os catequistas se sentissem mais próximos da nossa mãezinha, primeira catequista, e por isso mesmo durante o retiro fomos apresentando alguns dos seus títulos.


O retiro aconteceu no domingo, logo depois da semana de formação (em fevereiro de 2009) e embora eu não tenha participado (devido a uma crise de labirintite) pude perceber o quanto foi importante. Diversos catequistas ao me encontrar diziam: Nossa, quando eu penso que vocês não tem mais o que inventar, vocês nos surpreendem... Foi maravilhoso... Vivi realmente este retiro!


Pela avaliação nas comunidades, posteriormente, todos que compareceram (mais de 80 pessoas) avaliaram o retiro como excelente e pediram mais. Por isso, hoje lembrei e decidi partilhar com vocês o roteiro, para que vocês também possam ter uma luz e adaptá-lo a sua realidade e necessidade.

Agradeço em especial, as minhas companheiras Alcione e Silvana que junto comigo, sonharam, idealizaram, trabalharam e suaram pra que esse retiro acontecesse. Muito obrigada meninas!
A todos e todas um fraterno abraço,
Clécia

I RETIRO MARIANO DA CATEQUESE

Tema: COM MARIA, A CAMINHO DO DISCIPULADO
ROTEIRO DO RETIRO


- Saída: 7:30 – Irmã Lucia conduz o primeiro mistério do terço e fala do título, Perpétuo Socorro
- Chegada: 8:00 – Maria* recebe seus filhos com o Menino Jesus nos braços ( um bebê), cantando “Mãezinha do Céu” e leva-os até a Capela

OBS: DEIXAR OBJETOS NA VARANDA, SOMENTE LEVAR A BÍBLIA E O TERÇO
- 08:30 – Adoração ao Santíssimo conduzida por Dona Maura
- 09:30 – 09:50 – Ida ao banheiro, individualmente
- 10:00 –10:50 - Lanche individual (frutas, pão, água e versículo para deserto dentro do pãozinho**)
- 11:00 – Maria toca um sino, todos se reúnem ao redor dela e rezam o segundo mistério, ela segue cantando ”Nossa Senhora Virgem do Silêncio” conduze-os a sala. – Falar de Guadalupe – Clécia
- 11:10 – Pregação com Dona Maura: Com Maria, a caminho do discipulado
- 12:00 – Maria vem pagá-los para o almoço, cantando “Mãe do céu morena” , Jesus (um homem, que de preferência não seja catequista) aparece e conduz o terceiro mistério antes do almoço. Rezar na árvore – Falar de N. Srª das Graças - Silvana
- Abençoa o alimento e todos almoçam em silêncio numa sala, no chão!
- 13:00 – Maria toca o sino – Coreografia do Acec – Música Mariana
- 13:30 – 4º Mistério – Falar de Fátima – Alcione.
- 5º Mistério – Falar de Aparecida - Liu
- 14 horas – Missa
- Lanche – bolos, biscoitos e suco
- Retorno – 15horas


OBS.:
*Foi imprescindível a ajuda de Liu (uma moça que canta na Igreja, ela teve a hora de "ser" Nossa Senhora) e a cada momento havia uma música mariana para entoar.


** O deserto foi bem diferente, ao servir o lanche já deixamos os pratinhos prontos (como falamos, treinamos o silêncio e falamos o menos possível) em cada pratinho havia frutas, biscoito e um pãozinho,nesse paõzinho havia dentro um rolinho de papel com as intruções para o deserto, conforme exemplo:
"Você vai comer o alimento que o corpo precisa para funcionar bem, mas também se alimentará da palavra de Deus, fonte de vida e salvação para seu espírito. A partir desse momento você entrará num deserto, deverá recolher-se num lugar que achar aconchegante onde sozinho(a), comerá do pão e se alimentará da palavra abaixo:
Gênesis 12, 1-9
Obs: esteja atento(a) ao som do sino."
Cada versículo foi diferente, e após o toque do sino, o grupo se reuniu para a partilha.

***O Retiro foi numa chácara ( O Lar Mariano ). Cada catequista colaborou com R$ 6,00, compramos os alimentos e demos uma contribuição às irmãs do Lar, contamos com doações de frutas o que diminuiu também os nossos custos.

*** Sinalizamos o fim do retiro para as 15h já prevendo os atrasos. O nosso objetivo era estarmos de volta até as 17h.

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails