Leitura Orante ou Lectio Divina – Parte I

0

Participo da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Sococorro no Tomba, e estamos vivenciando esse ano a experiencia da Leitura orante. O nosso primeiro encontro aconteceu no dia 12/04/2010. Gostei da experiencia e resolvi compartilhar com vocês esse momento. Pois bem, resolvi começar contando a historia.

O que é a Lectio Divina

A Palavra de Deus, que encontramos nas Sagradas Escrituras, é uma das fontes da e da missão: Sustenta a caminhada, inspira o encontro com Jesus Cristo, orienta e anima a prática da justiça e da solidariedade.

“Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, existe uma privilegiada, à qual somos todos convidados: a Lectio Divina (exercício da leitura orante da Bíblia), com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração e contemplação) favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo”(Doc. Aparecida, n.249).

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2008-2010, da CNBB, conforme orientação do Concílio Vaticano II, incentivam a prática da leitura orante da Bíblia e dos círculos bíblicos, de modo que a Palavra de Deus ilumine a realidade da vida, animando para o compromisso evangélico a serviço do Reino de Deus.

A Leitura Orante vem de longa tradição. Os monges a introduziram na prática cristã das comunidades. Quer ajudar os cristãos e as cristãs a se tornarem um com a Trindade, assim como Jesus e o Pai são Um em plena comunhão.

A Lectio Divina está relacionada intimamente a uma prática ao trabalho. Por isso, as liturgias são chamadas de Ofício Divino. Como os monges, a leitura orante quer unir uma vida orante com trabalho cotidiano pela promoção da vida em abundância para todos.

Em preparação aos encontros e aos momentos de leitura orante, é preciso escolher previamente um texto. Pode ser o da liturgia do dia ou um texto adequado ao momento vivido pela comunidade ou pela pessoa.

Ao iniciar a leitura, é importante procurar aquietar-se, fazer silêncio e buscar a interioridade. Pode-se fazer isso recitando/cantando um refrão meditativo ou pausadamente fazer a oração que Jesus ensinou Pai Nosso


Origem do Método

Um monge, Guigo, por volta dos anos 1.150, via quanto o texto bíblico era utilizado nos momentos de oração. Percebia que lendo o texto, era possível reler o passado à luz do presente e trazendo uma grande contribuição para o futuro. O que temos na Bíblia é a história de um povo que conseguiu perceber a presença de Deus em sua caminhada. A Palavra de Deus é vista como sinal rememorativo, dando uma visão do que foi proferido no passado, o que perdura no presente e aponta para um olhar numa perspectiva de futuro.

Guigo sentia que a Palavra de Deus comprometia e que o conjunto dos livros que formam a Bíblia era tido dentro de uma unidade. Dentro dessa unidade, percebia que estavam presentes três níveis de compreensão: literário, histórico e o teológico. Cada um tem sua especificidade, o primeiro está mais próximo do texto, o segundo leva mais em consideração a situação histórica em que o texto foi escrito e o terceiro está diretamente relacionado com a mensagem de Deus.

Orígenes é o grande idealizador do termo Lectio Divina. Muitos traduzem Lectio Divina por leitura divina, outros por leitura orante. O que nos importa é o valor que esse método tem para nossa vida. A Lectio Divina é resultado da prática da leitura que os cristãos faziam e fazem da Bíblia. Essa prática usada pelos cristãos, já é um resquício da tradição das comunidades do Antigo Testamento. As comunidades liam os textos bíblicos que eram passados de geração em geração.

Princípios da Lectio Divina:

· A unidade da Escritura,

· Atualidade ou encarnação da Palavra e a Fé em Jesus Cristo, vivo na Comunidade.

Fontes

http://www.salvatorianos.org.br

http://www.cnbb.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails