Em tempos de copa ando pensando em como utilizar esse tema pra Catequese, proporcionando algo dentro do nosso contexto.
Objetivos:
*Trazer a cada catequizando uma reflexão sobre si e suas ações cotidianas durante a semana;
*Valorizar as atitudes postitivas diante do próximo, possibilitando que cada um reconheça sua importância para a vida do irmão, fazendo o bem sem olhar a quem;
*Incentivar a atitude de perdão e compreensão diante do outro, a partir do reconhecimento que se pode melhorar sempre.
Materiais:
- Bexigas (o ideal são duas bexigas por pessoa, mas leve uma quantidade superior nunca se sabe se alguma está furada, vai estourar, etc) ;
- Adesivo para identificar as bexigas com o nome dos catequizandos (só as bolas murchas);
- Bolas cheias ou murchas pra decorar o ambiente (opcional).
- Pedaços de papel e canetas para os catequizandos;
- Aparelho de cd com música de fundo (minha sugestão é que seja uma música instrumental).
Desenvolvimento:
# Durante um momente de oração/reflexão, convide os catequizandos a pensarem em algo bom que fizeram durante a semana. Proporcione a eles a reflexão sobre a importância de ajudar e amar ao próximo mesmo em atitudes corriqueiras, em uma palavra de carinho, em atenção. Tente nesse momento resgatar a importância dele para o outro, valorizando as atitudes positivas que este tem, mesmo que não sejam reconhecidas, mas que o fizeram se sentir bem ao realizar.
# Entregue dois pedaços de papel e peça para que resumidamente cada catequizando escreva o que fez de bom em um dos papéis.
# Entregue uma bexiga e peça que coloquem o que escreveram dentro e a encham, amarrando-a ao final.
# A seguir leve a turma a refletir sobre alguma atitude que não foi legal. Algo que o catequizando fez durante a semana que prejudicou ou magoou alguém. Alguma palavra, atitude ou até mesmo omissão diante de algum fato. É interessante aproveitar esse momento para encaminhá-los a atitude de reconhecimento e perdão, de procurar o outro (se possível) e abrir-lhe o coração.
# Solicite que cada um escreva no outro pedaço de papel a atitude que não foi correta e coloque-o dentro da bexiga, amarrando-a e identificando-a com um adesivo, mas sem enchê-la. Assim, cada um vai ficar com uma "bola cheia" e uma "bola murcha".
# Espontaneamente peça que os catequizandos falem de suas "bloas cheias" e partilhe suas atitudes postitivas durante a semana. Depois que todos contarem a "bola cheia", peça que cada um fale sobre sua "bola murcha", mas não pressione os que não querem falar.
# Em seguida recolha as bolas murchas e guarde-as num envelope ou sacola, sempre trazendo pra turma a reflexão de quem ainda há tempo de mudar muitas atitudes incoerentes com o perdão.
# Deixe as bolas cheias espalhadas pela sala e ao final do encontro, termine pedindo que cada um estoure sua bola representando a alegria partilhada com a sua atitude "bola cheia".
# As "bolas murchas" recolhidas, deverão ser entregues na semana seguinte, para que a turma faça uma reflexão sobre o que mudou, se conseguiram superar o "erro" se puderam desculpar-se, perdoar ou pedir perdão.
P.S.: Essa dinâmica pode repetir-se inúmeras vezes durante o ano.
Esperamos que gostem,
Abraços fraternos,
Clécia e Sandra
1 comentários:
Oi queridas um selinho é so um mimo se vcs podem colocar que estão ofertando pra todas as amigas bjs da Leila
Postar um comentário
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra