Arraía Catequese Caminhando

11
Como está a organização pra encerrarmos o primeiro semestre na Catequese?



Em algumas paróquia este encerramento não acontece agora, mas aqui no Nordeste, onde as festas juninas pegam fogo (no bom sentido) as crianças entram de férias e por isso damos uma pausa na Catequese, mas antes disso fazemos um encerramento com todas as turmas.



Eu particularmente gosto de festas coletivas. Aquelas festinhas cada um em sua turma as vezes não é legal e numa festa junina todo mundo junto fica mais alegre.




Vai ai umas dicas pra animar seu arraiá:



- Combine com algum grupo jovem ou ministério de arte para apresentarem uma casamento na roça ou alguma breve apresentação dos Santos homenageados neste mês;


- Faça uma decoração bem bonita com bandeirolas, correntes (de papel de seda), balões e se possível imagens de São João, São Pedro e Santo Antonio;


- Conte com a ajuda de uma catequista mais talentosa (não é o meu caso) para fazer a florzinha da sorte. Em cada flor você pode colocar versículos bíblicos. Originalmente a flor da sorte era feita de papel de seda e tinha dizeres que falavam sobre namoro, casamento, etc. Essas flores podem ser distribuídas para enfeitar o cabelo das meninas;


- Solicite com antecedência às mães que tragam um prato junino. Se preferir anote nos convites (prato típicou ou refrigerante), pois isso evita que a festa tenha apenas refrigerantes e pouca comida;


- Incentive a participação das mães, desde a arrumação do salão ou até mesmo a ajuda na partilha da comida;


- Faça um roteio de apresentações e brincadeiras que podem ser feitas no espaço: pescaria, jogo da argola. boliche, etc. Procure um patrocinador para a compra de alguns brinquedos que as crianças podem ganhar enquanto brincam. Caso não encontrem, comprem doces, pipocas, balas e bombons para presenteá-los;


- Selecione a música com antecedência. Nem combina uma festa da Catequese com esses forrós eletrônicos de duplo, triplo, quadruplo sentido que andam fazendo sucesso por ai. Aqui eu sugiro o CD Matruz com Leite - Cantigas de Roda. Esse cd só tem música infantis, em ritmo de forró;


- Trabalhe com antecedência (num encontro de Catequese) o porquê das festas juninas;


- Caracterizem o grupo de catequistas com tranças, xadrez, pintem a cara com bolinhas... Lembro que fizemos isso uma vez e ficou ótimo!!! Incentivem as crianças a virem de caipira e realize um desfile. Na minha época eu fui a princesa do milho na Catequese, rs, ganhei uma faixa e uma coroa cheia de pipoca, rs.


Quem tiver mais dicas, partilha com a gente tá? assim que forem comentando vou atualizando esta postagem.
Beijosss
Clécia

Óia cumadis e cumpadis:

"Renata Rossini disse...

Que delícia, adorei!!!!!
Em minha paróquia tbém entraremos de férias no final de junho e teremos eucaristia no ultimo encontro dia 26.
Minha cordenadora não gosta muito de "festas"..."festinha" como ela diz e então pra não arrumar confusão não inventamos :(
No ano passado fiz umas dinamicas com as minhas crianças e levei bolo pra aproveitar e comemorar o niver de dois catequizando, um era bem agitado, gostava de chamar atenção...sabe aquela criança que precisa de carinho e um pouquinho mais de amor?? assim ele era e depois disso ele melhorou bastante.
Dia 19 agora é meu níver e prometi a eles que levaria um bolo...estou aqui tentando decidir quais dinamicas poderia usar com eles para fazermos um encontro diferente.
Eita escrevi demais né rsrs.
Mas adorei as idéias e quem sabe um dia poderemos coloca-lás em pratica.
Bjs e boa semana"

14 de junho de 2011 13:19


Queridos amigos, vamos rezar uma Ave Maria pra Rê Rossini ( Blog Re Rossini) que completa mais uma primavera dia 19!

Que mês lindo é Junho né? rs Sou suspeita a falar...


"Aqui nossa festa será neste sábado, com brincadeiras , concursos de melhor matuto, comidas típicas, e muito mais. Bjs."

11 comentários:

Renata Rossini disse...

Que delícia, adorei!!!!!
Em minha paróquia tbém entraremos de férias no final de junho e teremos eucaristia no ultimo encontro dia 26.
Minha cordenadora não gosta muito de "festas"..."festinha" como ela diz e então pra não arrumar confusão não inventamos :(
No ano passado fiz umas dinamicas com as minhas crianças e levei bolo pra aproveitar e comemorar o niver de dois catequizando, um era bem agitado, gostava de chamar atenção...sabe aquela criança que precisa de carinho e um pouquinho mais de amor?? assim ele era e depois disso ele melhorou bastante.
Dia 19 agora é meu níver e prometi a eles que levaria um bolo...estou aqui tentando decidir quais dinamicas poderia usar com eles para fazermos um encontro diferente.
Eita escrevi demais né rsrs.
Mas adorei as idéias e quem sabe um dia poderemos coloca-lás em pratica.
Bjs e boa semana

Beta disse...

Olá!
Vcs receberam meus dados para o envio do livro Agape?
bjinhos

Renata Rossini disse...

Quanta honra, obrigada pelo carinho amigas.
Hummm que dia é seu níver????
Me conta?
Bjs

Renata Rossini disse...

Hummmm então amanhã teremos bolo.
EBAAAAAAAAAA *Ü*
Mas me diz uma coisa: é a Clécia ou a Sandra que faz níver.
Aff kkk

Tereza Diniz disse...

Aqui nossa festa será neste sábado, com brincadeiras , concursos de melhor matuto, comidas típicas, e muito mais. Bjs.

Renata Rossini disse...

PARABÉNS PRA VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
Que Deus abençõe mais e mais esta pessoa maravilhosa que é você Clécia.
Que na sua vida sempre aja luz, paz, amor e que as dificuldades sejam todas um aprendizado.
PARABÉNS!!!!!
AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO; BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES, E BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS.
SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE. AMÉM.
BJS E PARABÉNS.

Semeando disse...

Olá amigas...
vi no blog da Imaculada que é aniversário da Clécia e vim dar um beijinho nela: SM@CK!
que Papai do Céu te abençoe muito, muito, muito e que a Mãezinha do Céu te cubra com seu manto de amor!
Parabéns lindona!

Imaculada Cintra disse...

Deixando meu abraço aqui também...Eita, que hj tem festa na bahia, gente!! arrede as cadeiras que a Clécia vai passar... Parabéns, linda!! Alias, roubei uma foto sua linda, coloquei no blog...amei o comentário da Sheila... Caraca, a Clécia é linda!! srrsrs Um morenaço, as loiras que se cuide!! rsrsr
Beijusss
Imaculada

Pãozinho do Céu Maria disse...

Oi Clécia,Parabéns que Jesus e Maria esteje sempre com vc.Um abraço Fraterno e tenha um Abençoado dia.

yzinha disse...

ameii tudo.boas dicas tudo o que precisava para minha crianças da catequese..mtoo obda

Anônimo disse...

Opa! adorei vai me auxiliar muito com meus pequeninos

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails