A Bíblia como fonte da Catequese

4


O texto-base do Ano Catequético não deve ser esquecido embora o tenhamos estudado em 2009. Pegando-o esses dias, vi que é necessário aprender muito com ele. Digitei várias coisas e vou postar algumas pra gente ir lembrando do que é importante nesse nosso fazer catequético.

Abraços,

Clécia




106. As Escrituras ocupam lugar primeiro nas diversas formas do Ministério da Palavra, não só na pregação, mas também na Catequese. O Concílio Vaticano II chamou a atenção para a centralidade da Palavra de Deus na vida do cristão. A própria Igreja é o fruto da acolhida do dom da Palavra (cf. XII Sínodo dos Bispos, Lineamenta, 18).
107. Assim, a fonte primeira da Catequese é a Bíblia, constituindo-se em seu ponto de partida, fundamento e norma (cf. DNC 106). Por isso, a Catequese, mais importante do que falar a Bíblia é propiciar as condições para que os próprios catequizandos ou a comunidade eclesial como um todo, pouco a pouco, aprendam a entrar em contato direto com o texto das Sagradas Escrituras, a partir da fé. Há, sem dúvida, todo o trabalho pedagógico de capacitação para a interpretação da Bíblia , que implica no conhecimento de critérios de leitura, dinâmicas e técnicas de interpretação. E é fundamental que os roteiros de catequese sejam bíblicos na temática, na espiritualidade, nos conceitos e no vocabulário (cf. DNC 109-110).

Fonte: Texto-base – Catequese, caminho para o discipulado; Ano Catequético Nacional – 2009; p. 48 e 49.

4 comentários:

Jonathan Cruz disse...

OI CLÉCIA, SERÁ MUITO IMPORTANTE ESSES TEXTOS PARA NÓS CATEQUISTAS. E HOJE EM DIA LEVAR A BÍBLIA A SER FONTE DA CATEQUESE E PRINCIPALMENTE DAS FAMÍLIAS ESTÁ VERDADEIRAMENTE UM DESAFIO. VOU ACOMPANHAR TODAS AS SUAS POSTAGENS SOBRE O ASSUNTO.

Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro disse...

Oi , minha visita hoje é para dizer que tem promoção no blog. Passa lá e ajude a divulgar. Obrigada.
Grande abraço

Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro disse...

Obrigada por participar da promoção, gostaria que você postasse a frase que faz parte do pacote rsrsrsrsrs
Frase: Meu blog partilha.........................
Beijos

Anônimo disse...

Olá Clécia
Muito obrigado pela sua presença em meu blog. Agora eu sei quem é a moça que pediu para fazer parte da minha rede de facebook, rs...
Se quiser twittar, @nandoneri, ok?
Fiquei super feliz em saber que vc faz parte dos focolares e aproveitando, tenho algumas perguntas. Onde eu encontro focolares mais perto de Santos, confesso que não sei nada sobre o movimento, mas tenho curiosidade enorme, pois as poucas coisas que vi me passaram uma paz e uma imensa alegria.
A outra pergunta: Existe um livro em português sobre a Chiara Luce? Vc poderia me enviar, nome, autor(a), editora e como encontrar?
Pois procurei e nada achei.
Fiquei sabendo sobre a Chiara no livro do Andre Gonçalves, mas desejo me aprofundar mais na vida dessa santa que ainda não foi canonizada, mas tenho certeza de que em breve o será!
Abraço fraterno!

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails