História quase real de um domingo pela manhã *

4
 - Menina acorda, já são 6 h! – Gritou a mãe na porta do quarto.
Com esse potente despertador, a menina acordou, tomou banho se aprontou. Era um dia esperado. Na Arquidiocese de Feira de Santana aconteceria a I Caminhada do Perdão, dentro das comemorações do Jubileu de Ouro dessa Igreja e de sua reflexão quaresmal.
 - Tome café! Faça um desjejum! Coma uma fruta! – Aconselhava a mãe imperativamente.
 - Não mainha, é minha penitencia, será uma manha a base apenas de oração e água. - Respondeu a menina firmemente.
 - Tá bom, então, vá com Deus. Cuidado com o transito e não fique na rua após acabar! – Abençoava e aconselhava a mãe.
Assim a menina saíu, rumo a Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos onde se encontraram com aproximadamente 20 mil pessoas de diversas paróquias de toda aquela Arquidiocese. Dali começava a Caminhada.
Na oportunidade, a menina reencontrou antigos e novos amigos, e juntos como irmãos, manifestaram a fé por meio de cantos religiosos, orações e meditaram junto com as reflexões sobre diversos temas relacionados à fé cristã, à Igreja e à sociedade e, principalmente à Campanha da Fraternidade deste ano promovida pela CNBB, que reflete sobre a saúde pública em nosso país.
Também, em alguns momentos de parada durante a caminhada, meditaram sobre o perdão nas dimensões pessoal, espiritual, interpessoal, eclesial e social.
A admiração e a fé eram tamanhas por parte dos ali presentes, que a menina orante não viu o tempo passar. Pode se confessar, pois todos os sacerdotes estavam devidamente paramentados, e dentre tudo, conseguiu entrar em comunhão com Deus e o próximo. E carregou a cruz, de forma literal e espiritual. Rezou pelos ausentes, doentes, parentes, amigos e inimigos.
 - Ufa, esta quase chegando, só mais essa ladeirinha e pronto! – Admirava-se a menina ao se deparar com a ladeira rumo a Paróquia do Senhor do Bonfim, afinal já era quase meio-dia e o calor aproximava-se dos 35ºC (sensação térmica).
No final da ladeira, uma melhor visão não poderia: A Celebração da Eucaristia participada por todos aqueles caminhantes rodeados de frondosas árvores. Ali meditou, orou, ofertou-se e comungou. E ao final da celebração, recebeu um gesto gratuito e generoso, com o aspecto de um abraço e sabor do aconchego de Jesus Misericordioso. 
Era hora de ir embora e ela nem queria mais. Estava tudo tão divinamente bom, que ela já conta dos dias para a próxima Caminhada do perdão. Também ela resolveu: Ali não acabava a Caminhada... Iria continuar os propósitos daquele trajeto de domingo nos outros dias do ano, nos outros tempos litúrgicos, em toda a sua vida.

Por Sandra Avelino
           &
Flávio Porto

Twitter - @portoflavio


Texto inspirado na I Caminhada do Perdão, que aconteceu dia 04 de março de 2012 na Arquidiocese de Feira de Santana.
* Qualquer semelhança com a realidade não será mera coincidência. 

4 comentários:

Catequese Kids disse...

Uauu... eu tb quero fazer a Caminhada do Perdão!
Perdi o fôlego só de ler este post! Que maravilha! Dá até vontade de estar junto...

Parabéns pela postagem!

Beijos,
Layse

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Que maravilha!

Bom fim de semana!

Angela disse...

Linda história!
Abraços fraternos

Roberto Garcia disse...

Oi Clécia, Oi Sandra...
Vim aqui para deseja um lindo início de semana para vocês, e dizer que tem um selinho para vcs lá no blog.... passa lá para pegar!
Um beijão para vocês...

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails