Qual é a palavra?

0
Faz pouco tempo eu era ainda menina e numa dessas brincadeiras sem brinquedo-objeto, brincávamos com as sílabas das palavras. Era engraçado, divertido e às vezes eram surpreendentes as combinações malucas que fazíamos, gerando palavras inexistentes. Não lembro que nome dávamos a essa brincadeira, quem souber sopre por favor!!! 
A sugestão aqui é brincar em grupos ou sortear aleatoriamente alguns catequizandos. Vamos lá!
       Escolha algumas palavras previamente observando o tema do encontro. Exemplo: PER-DÃO; SA-CRA-MEN-TO; CON-VER-SÃO  são palavras que podem dar início ao tema: Confissão.
       Se a palavra tiver duas sílabas, escolha dois catequizandos, se tiver três sílabas são três catequizandos e por ai vai;
       O catequista explica que o grupo ouvinte deverá adivinhar a palavra que será dita pelos catequizandos. Cada catequizando vai dizer uma sílaba, só que todos dizem ao mesmo tempo. O catequista diz no ouvido de cada um a sílaba que este deverá dizer quando ouvir o comando;
       A catequista conta: 1, 2, 3 e os catequizandos escolhidos falam as sílabas juntos. O processo pode ser repetido umas três vezes e os ouvintes vão tentar compreender qual palavra foi dita;
            O catequista vai anotando as palavras à medida que os catequizando vão acertando, ao final da brincadeira pode perguntar ao grupo o que aquelas palavras têm em comum e à medida que eles forem participando ir direcionando-os ao tema do encontro. A brincadeira pode ser usada com muitas variações, é só usar a criatividade.
Abraços,
Clécia

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails