Dinâmica: Tomado pela mão

3
Há alguns dias realizamos nossa primeira assembleia paroquial de Catequese, nosso objetivo foi avaliar 2012 e planejar 2013, além de indicar novos coordenadores. 
Durante a assembleia, a então coordenadora nos entregou um cartão em formato de coração. Dentro do cartão havia um nome, era uma espécie de "amigo secreto". Não podíamos revelar quem estava no nosso coração. 

A dinâmica foi bem interessante, descrevo-a aqui para que você possa adaptá-la conforme o objetivo que desejar. O nome tomado pela mão foi dado por mim e na ocasião o grupo todo concordou!

Objetivo:
- Observar o companheiro de pastoral, suas atitudes, ideias, sua importância para o grupo;
- Convidar o outro a rezar junto.

Material:
- Cartões em formato de coração e canetas para todos.

Passo a passo:
- Anote em cada cartão o nome de um participante;
- Distribua os cartões para todos, como se estivessem participando de um amigo secreto;
- Dê o primeiro comando: anote em uma palavra o que você sentiu quando teve o primeiro contato com a pessoa que está no coração. Caso não lembre do primeiro contato, escreva o que sentiu de imediato ao vê-la hoje;
- Lá pro meio da assembleia, peça que peguem o coração novamente e anotem o que observaram da pessoa durante o dia. Faça a mesma coisa ao final, peça para que anotem com uma palavra a conclusão que tiraram desta pessoa ao observá-la;
- Para revelar quem sorteou quem, a coordenadora começou dizendo as observações que fez da pessoa: tímida, observadora e por fim prestativa. Nós ficamos tentando adivinhar de quem se tratava. Em seguida, revelou quem ela estava observando e foi até o local onde a pessoa estava, entregou-lhe o coração e tomou-a pela mão convidando-a a ficar de pé para a oração final. A pessoa fez o mesmo processo até que todos tomados pela mão, um a um, se colocaram de pé para nossa oração final.

Bem simples não é? E bem significativo também.
Que ao sermos tomados pela mão do Senhor, assumindo com verdade a missão por Ele a nós confiada, tenhamos a coragem de observarmos, nos aproximarmos, e tomarmos pela mão todos que ao nosso redor necessitem ser evangelizados.

Um forte abraço e um ano pleno de Jesus em nosso meio.
Carinhosamente,
Clécia Ribeiro


3 comentários:

Imaculada Cintra disse...

Oi minhas queridas...muito boa, simples,mas como vc disse significativa, pois perdemos o costume de observar as pessoas, nossos amigos de caminhada... E ás vezes até observamos, mas não nos aproximamos daqueles que pedem com gestos olhares, nossa atenção... Com certeza, vou usar essa dinâmica... Um grande beijo, com desejos de um feliz 2013 para vcs...saudades muitas!

Gi disse...

Que lindo! vou colocar em prática para as nossas catequistas!!!! obrigada por partilhar bjus

Fabiane disse...

Muito interessante essa dinamica. Vou fazer no encontro mensal dos catequistas. Obrigadinha pelas dicas..

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails