Conferência de Santo Domingo

0

Clique aqui e veja o documento na íntegra.


A capital da República Dominicana foi sede da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em outubro de 1992, na celebração dos 500 anos da chegada do Evangelho no continente. Foi João Paulo II quem a convocou e abriu com o tema: “Nova evangelização, Promoção humana, Cultura cristã”, e o lema: “Jesus Cristo ontem, hoje e sempre” (Hb 13,8).

A Conferência com forte acento cristológico, se desdobrou em torno do eixo “nova evangelização”. Diante da cristianização da cultura, pretendeu definir um novo jeito de evangelizar e propôs o uso dos modernos meios de comunicação social, a fim de anunciar claramente Jesus Cristo.

Não empregou o método ver-julgar-agir e, enfocou mais a realidade cultural do que a social, diminuindo o impacto da opção pelos pobres e pela libertação. Teve mérito de dar grande enfoque às culturas afro-ameríndias e à religiosidade popular, insistindo na inculturação do Evangelho.

O protagonismo do leigo, do jovem e do adolescente na ação evangelizadora foi outro ponto forte de Santo Domingo, e essa Conferência deu um forte impulso missionário em toda a Igreja da América Latina.

Fonte: Agenda Catequética 2012. Editora Paulus

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails