Dinâmica para a CF 2013: Caixa Surpresa

0

Catequizandos da 1ª etapa da Eucaristia
Esta dinâmica consiste em criar um mural com atitudes e valores que  aproximam todos nós e em especial os  jovens ou nos  afastam de Deus. É bem simples e eu fiz com minha turma de primeira etapa no segundo encontro dedicado a Campanha cujo tema é Fraternidade e Juventude.

Material
- Palavras e imagens com valores e contra-valores. Ex: Paz, Desobediência, Bíblia, Participar das Missas, etc...
- Papel metro (o tamanho que você desejar), com o tema da campanha no centro e duas colunas: o que aproxima o jovem de Deus e o que afasta o jovem de Deus;
- Cola, tesouras e fita adesiva.

Há sempre alguns catequizandos que não gostam de falar e a caixa surpresa (de preferência lacrada, com apenas um espaço suficiente para por a mão) ajuda a ouvirmos todos e perceber como eles tem compreendido o tema e o que já trazem de aprendizado sobre isso.

Cada catequizando põe a mão na caixa e ao retirar uma imagem ou palavra deverá dizer se  aquilo afasta ou aproxima de Deus e em seguida cola no mural. Para explorar um pouco a percepção das crianças utilizem imagens que tenham mais de um sentido, por exemplo: um jogador de futebol comemorando um gol. Alguns podem pensar que o sucesso, a fama, pode afastar de Deus e outros podem achar que devemos agradecer a Deus e buscá-lo tanto nos momentos de sucesso quanto nos de "derrota".

Sei que há inúmeras maneiras de trabalhar o tema. No primeiro encontro falamos sobre o chamado de Isaías e de outros jovens apresentados na Bíblia, incentivando o compromisso que temos com Deus. Alguns catequistas estão achando o tema difícil para trabalhar com crianças, mas ao ler o texto-base e todo material de apoio produzido pela CNBB creio que teremos muitas luzes.

Um abraço,
Clécia

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails