Celebração do Dia da Amizade

0

Queridos catequistas!

No dia 20 de julho comemora-se o dia da Amizade. Proponho a vocês uma celebração para este dia que não deve passar desapercebido pela catequese. 

Caso siga esse roteiro,  é preciso providenciar alguns materiais: 
  • Cópias da celebração ou cópias dos cantos e das orações;
  • Oração do Magnificat
  • Terços para todos os participantes
  • Água benta
Essa celebração não precisa necessariamente ser conduzida por um Padre, embora seja bom que o fosse, mas na falta de Padre (se for o caso que sua Paróquia/Comunidade não tenha Padre disponível) esta celebração pode ser conduzida por algum seminarista ou Irmã ou Ministro(a) da Palavra.

Próxima semana, postarei um "folheto litúrgico" adaptado para a celebração da amizade (que pode acontecer no Domingo seguinte, dia 21 de julho)

Caso prefira baixar o arquivo original, clique AQUI.

P.s.: Caso utilize esse material, por favor, nos conte depois como foi esta celebração com um breve relato e fotos.

Paz e Bem!

Sandra e Clécia



Celebração Da Amizade




  • Ambientação
Local sóbrio e acolhedor (Pode ser uma capela ou mesmo a sala da catequese);
Se possível, ter exposto em local central uma cruz grande envolta em uma pano vermelho;
Velas, flores, imagem de Maria;
Mesa ou cesto para expor os terços;
Água benta;
Terços suficientes para todos os participantes;
Xerox da celebração para todos.
OBS.: Se possível utilizem cantos conhecidos de todos. Abaixo colocamos apenas uma sugestão do que pode ser cantado.



1. Motivação – silêncio – fundo musical
Bem-vindos e bem-vindas a nossa Celebração da Amizade, na qual queremos honrar a nossa amizade com Jesus e com o próximo.  A Bíblia nos ensina que Jesus escolheu doze homens para segui-lo. Ele não escolhe os melhores, mas os que têm coração bom. Por isso, devemos sentir que também somos escolhidos por Jesus para sermos seus amigos e devemos responder procurando ser amigo de Jesus, fazendo tudo o que Ele ensina.

2. Canto: Mais que amigos

Não é preciso mais adormecer
Pra sonhar com um anjo descendo do céu
Basta você perceber que sou mais que um amigo fiel
Sou aquele que trás a alegria de Deus
E a entrega direto ao seu coração
E com você vou sorrir e chorar
Lado a lado vamos caminhar
Quando de ajuda você precisar
Dou minha vida pra lhe resgatar
Esse é o desejo de Deus, de Deus
De hoje em diante o seu anjo sou eu

Sou muito mais que um amigo
Sou um anjo, que o Senhor enviou
Pode gritar para o mundo ouvir
Sou um anjo, que o Senhor enviou, Pra você

Não tenho asas nem sei voar
Mas o que o mundo não pode, eu posso lhe dar
Vou lhe mostrar o caminho de DEUS
Só Ele pode te santificar
Quando de ajuda você precisar
Dou minha vida pra lhe resgatar
Esse é o desejo de Deus, de Deus
De hoje em diante o seu anjo sou eu

Sou muito mais que um amigo
Sou um anjo, que o Senhor enviou
Pode gritar para o mundo ouvir
Sou um anjo, que o Senhor enviou

Quando você se ferir, e do céu se afastar
Eu lhe trarei para perto de DEUS
Quando sentir solidão, vem comigo rezar
E eu levarei suas preces a DEUS
Nós somos mais que amigos
Somos Anjos que o Senhor enviou
Vamos gritar para o Mundo ouvir
Somos Anjos que o Senhor enviou
Nós somos mais que amigos
Somos Anjos que o Senhor enviou
Vamos gritar para o Mundo ouvir
Somos Anjos...


3. Acolhida
Dirigente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!

Dirigente: Deus, que nos ama, fez uma aliança conosco e, como prova do seu amor, escolheu-nos e nos chamou pelo nome. Que Ele esteja com todos vocês.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

4. Ato Penitencial

Dirigente: O Senhor Jesus Cristo, sofreu horrivelmente até chegar à morte e morrer na cruz. Foram nossos os pecados que flagelaram o corpo de Jesus e que o coroaram de espinhos. Hoje, os nossos pecados continuam a serem cravos que crucificam Cristo.
Num gesto de humildade e de profundo arrependimento façamos um breve exame de consciência. Quais os meus pecados com que tenho ofendido a Cristo, meu Senhor?

(Silêncio para exame de consciência)

5. Canto Penitencial
Quanto eu esperei
Ansioso queria te ver
E te falar o que há em mim
Já não podia me conter

Me decidir, Senhor
Hoje quero rasgar meu viver
E te mostrar meu coração
Tudo o que tenho e sou.

E por mais que me falem não vou desistir
Eu sei que nada sou, por isso estou aqui
Mais eu sei que o amor
Que o Senhor têm por mim
É muito mais que o meu
Sou gota derramada no mar

Quanto tempo também o Senhor me esperou
Nas tardes encontrou saudade em meu lugar
Mas ao me ver na estrada ao longe voltar
Num salto se alegrou e foi correndo me encontrar

[REFRÃO]
E não me perguntou nem por onde andei
Dos bens que eu gastei, mas nada me restou
Mas olhando em meus olhos somente me amou
E ao me beijar, me acolheu
Num Abraço de pai.

Dirigente: Maria esteve sempre na vida de Jesus. Ela própria foi o primeiro sacrário da terra, acolhendo Jesus no seu seio. Foi mãe, amiga, cúmplice. E deseja ser também nossa mãe. Maria foi sempre o amparo, o auxílio, a proteção e o conforto do seu filho Jesus. Maria nunca abandonou o seu muito amado filho. Ela foi testemunha viva desde o momento da concepção de Jesus até à sua morte na sepultura. Ninguém melhor do que ela pode ajudar a saborear o ministério da manifestação do grande amor de Deus por nós revelado na Paixão e morte de Cristo na Cruz. Rezemos a Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora:

Leitor: Compadeço-me de Vós, Senhora, pela dor que padecestes com a profecia de Simeão, quando vos disse que Vosso coração seria o alvo da paixão de vossas dores, obrigando-vos em memória desta dor, com uma Ave Maria
Todos: Ave Maria cheia de Graça....

Leitor: Compadeço-me, Senhora, de Vós, pela dor que sofrestes no desterro ao Egito, pobre e necessitada naquela longa viagem. Fazei, Senhora, que eu seja livre das perseguições de meus inimigos: obrigando-vos em memória desta dor, com uma Ave Maria
Todos: Ave Maria cheia de Graça....

Leitor: Compadeço-me de Vós, Senhora, pela dor que padecestes, com a perda de vosso Filho em Jerusalém por três dias. Concedei-me lágrimas de verdadeira dor para chorar minhas culpas, pelas vezes que perdi a meu Deus, e que o ache para sempre: obrigando-vos em memória desta dor, com uma Ave Maria
Todos: Ave Maria cheia de Graça....

Leitor: Compadeço-me de Vós, Senhora, pela dor que padecestes vendo Vosso Filho com a cruz sobre seus ombros, caminhando para o Calvário entre escárnios, baldões e quedas. Fazei, Senhora, que leve com paciência a cruz da mortificação e dos trabalhos: obrigando-vos em memória desta dor, com uma Ave Maria
Todos: Ave Maria cheia de Graça....

Leitor: Compadeço-me de Vós, Senhora, pela dor que padecestes vendo morrer Vosso Filho, pregado numa cruz entre dois ladrões. Fazei, Senhora, que viva crucificado a meus vícios e paixões: obrigando-vos em memória desta dor, com uma Ave Maria
Todos: Ave Maria cheia de Graça....

Leitor: Compadeço-me de Vós, Senhora, pela dor que padecestes ao receberdes em vossos braços aquele Santíssimo Corpo de Jesus, exangue por tantas chagas e feridas. Fazei, Senhora, que meu coração viva ferido do amor divino, e morto a todo amor profano. Em memória e reverência das lágrimas que choraram vossos puríssimos olhos na vida, paixão e morte de vosso Filho, obrigando-vos em memória desta dor, com uma Ave Maria
Todos: Ave Maria cheia de Graça....

Leitor: Compadeço-me de Vós, Senhora, pela dor que padecestes em vossa saudade, depois de sepultado vosso Filho. Fazei, Senhora, que eu fique sepultado para tudo o que é terreno e viva só para Deus e para Vós: Em memória e reverencia das lágrimas que choraram vossos puríssimos olhos na vida, paixão e morte de vosso Filho, obrigando-vos em memória desta dor, com uma Ave Maria
Todos: Ave Maria cheia de Graça....

6. Oração
Dai-nos, Senhora, compreender o oceano de angústias que fizeram de Vós a "Mãe das Dores", para que possamos participar de Vossos sofrimentos e Vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos Mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no Céu. Rezemos juntos

Todos: Salve, Rainha, Mãe misericordiosa, vida, doçura e esperança nossa, salve!...


7. Oração
Ó Deus, que constituístes a mãe de vosso Filho nossa mãe e rainha, concedei a nós, que aqui estamos reunidos alcançar por sua intercessão o reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém
Leitor: Queridos amigos, estamos felizes com a presença de todos vocês nesta celebração da amizade, unidos a Deus e com os irmãos em prontidão aclamemos o Santo Evangelho.

8. Aclamação ao Evangelho



Aleluia! Aleluia!Aleluia! Aleluia!
Ao ouvir tua voz, n osso coração se encheu de alegria e com júbilo sem fim nós cantaremos a Tua Paz!

9. Evangelho de São João 15, 1-17

Dirigente: Jesus teve muitos amigos. Todos nós somos chamados a sermos amigos de Jesus. Ele nos acolhe e nos ama do jeito que somos. Os Santos, doutores e mártires também foram amigos de Jesus. Peçamos a intercessão dos santos e santas que já contemplam a face de Deus, cantando a Ladainha de Todos os Santos.



Solo: Kyrie eleison                                    Todos: Kyrie eleison
Solo: Christe eleison                                 Todos: Christe eleison
Solo: Kyrie eleison                                               Todos: Kyrie eleison
Santa Maria Mãe de Deus                          ROGAI POR NÓS
São Miguel                                                           ROGAI POR NÓS
Santos Anjos de Deus                               ROGAI POR NÓS
São João Batista                                       INTERCEDEI POR NÓS
São José                                                  ROGAI POR NÓS
São Pedro e São Paulo                              ROGAI POR NÓS
Santo André                                              ROGAI POR NÓ
São João                                                  INTERCEDEI POR NÓS
Santa Maria Madalena                               ROGAI POR NÓS
Santo Estevão                                          ROGAI POR NÓS       
Santo Inácio de Antioquia                          ROGAI POR NÓS
São Lourenço                                            INTERCEDEI POR NÓS
Santas Perpétua e Felicidade                     ROGAI POR NÓS
Santa Inês                                                ROGAI POR NÓS       
São Gregório                                             ROGAI POR NÓS
Santo Agostinho                                        INTERCEDEI POR NÓS
Santo Atanásio                                                     ROGAI POR NÓS
São Basílio                                               ROGAI POR NÓS            
São Martinho                                            ROGAI POR NÓS
São Bento                                                INTERCEDEI POR NÓS
São Francisco e São Domingos                 ROGAI POR NÓS
São Francisco Xavier                                ROGAI POR NÓS       
São João Maria Vianney                            ROGAI POR NÓS
Santa Catarina de Sena                             INTERCEDEI POR NÓS
Santa Teresa de Jesus                              ROGAI POR NÓS
Santa Teresa de Ávila                               ROGAI POR NÓS       
Santos mártires dos nossos tempos           ROGAI POR NÓS
Todos santos e santas de Deus                 INTERCEDEI POR NÓS
Sede-nos propício                                     OUVI-NOS SENHOR
Para que nos livreis de todo o mal              OUVI-NOS SENHOR  
Para que nos livreis de todo o pecado         OUVI-NOS SENHOR
Para que nos livreis da morte eterna           OUVI-NOS SENHOR
Pela Vossa encarnação                             OUVI-NOS SENHOR
Pela Vossa Ressurreição                           OUVI-NOS SENHOR  
Pela efusão do Espírito Santo                    OUVI-NOS SENHOR
Apesar de nossos pecados                        OUVI-NOS SENHOR

Dirigente: Ouvi com bondade, ó Deus, a nossa oração, e derramai nos corações de vossos filhos e filhas os dons que distribuístes outrora no início da pregação apostólica. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

11. Entrega do Magnificat e do Terço
Dirigente: Queridos amigos, vocês vão receber agora o Hino que Maria cantou (rezou), louvando a Deus por ter sido escolhida como Mãe de Jesus e por todas as maravilhas que Deus realizou em seu favor.

Enquanto se recebe o pergaminho com o texto do Magnificat entoa-se o seguinte refrão
Refrão: Ensina teu povo a rezar, Maria, mãe de Jesus, que um dia teu povo desperta e na certa vai ver a luz; que um dia teu povo se anima e caminha com teu Jesus.

12. Benção dos terços

Dirigente: Ó Deus, proteção do vosso povo, abençoai estes terços que nos ajudam a meditar vosso plano de amor. Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, por todos os nossos amigos, para que façam da oração do terço um meio para crescer na fé e na vocação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Leitor: Queridos amigos,  neste momento, vamos entregar a vocês o terço, que é composto por cinco mistérios e é uma das quatro partes do rosário que lembram o nascimento, a vida e missão de Jesus, sua morte e ressurreição. Quando rezamos o rosário, lembramos o plano de salvação que Deus Pai realizou em Jesus Cristo, com a participação plena de Maria. O terço é a oração da família. Que vocês  possam rezar junto com suas famílias estes mistérios, meditando o amor de Deus.

Os catequistas recebem das mãos de (NOME DA CATEQUISTA) o terço que a cada entrega diz:

(NOME), receba este terço. Que ele o ajude a crescer na Fé!

Quando todos tiverem recebido o terço, canta-se.


1. Minh’alma dá glórias ao Senhor, meu coração bate alegre e feliz. Olhou para mim com tanto amor, que me escolheu, me elegeu e me quis! E de hoje em diante eu já posso prever: todos os povos vão me bendizer! O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim!

2. O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz: Maria carrega o Salvador porque Deus Pai, sempre cumpre o que diz. E, quando os povos aceitam lei, passa de Pai para Filho seu dom:das gerações Ele é mais do que rei: ele é Deus Pai, ele é bom!

3. Minh’alma dá glórias ao Senhor, meu coração bate alegre e feliz. Olhou para mim com tanto amor que me escolheu, me elegeu e me quis. O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar. O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará!

4. O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz. Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que diz. Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter fome e não ter pra comer. Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá!

5. Minh’alma dá glórias ao Senhor, meu coração bate alegre e feliz. Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz. Aos nossos pais Ele um dia jurou: Ele é fiel e jamais enganou. Estamos perto da era do amor. Bendito seja o Senhor!


14. Oração final (todos)

Nós vos louvamos e agradecemos querido Deus, por esta celebração, na qual renovamos nossa amizade Contigo, recordamos Seu amor para conosco e recebemos a oração do Magnificat e o terço. Que eles nos ajudem com a vossa graça, a conhecer o vosso filho Jesus e sua mãe e a amá-los sempre mais. Amém!

15. Mensagem

Ouvimos hoje no evangelho : “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). Todos podem se sentir  sozinho ao menos uma vez na vida. Na maioria das vezes por que percebe que mesmo estando cercado de pessoas, dificilmente conta com o apoio incondicional da amizade alheia. Então se esquecem que a figura de Cristo não foi nem um pouco agraciada com amigos excepcionais.
O problema da amizade no mundo contemporâneo é a busca da aceitação. Queremos quem nos aceite do jeito que somos. Quem compreenda o que não faz sentido. Quem veja o que só pode ser discernido mediante a fé. E se não encontrarmos amizade neste nível, desanimamos, choramos, lamentamos.
Aí você olha para os “amigos” de Jesus e se surpreende. Ele era cercado pelos homens mais incompetentes, inseguros e interesseiros da face da Terra. E no meio de seus amigos havia também um traidor. E não há coisa mais desagradável do que conviver com quem irá certamente te apunhalar pelas costas num futuro próximo.
Mas Jesus não viveu crises. Ele sabia quem era e qual sua vocação. Ele entendia que o relacionamento com as demais pessoas ao seu redor não podia ser estabelecido apenas segundo a conveniência. E ele tomou a única decisão lícita para quem quer viver o evangelho integralmente: dar de si mesmo sem reservas.
O problema das pessoas com o convívio em comunidade se dá principalmente pela dificuldade que temos em prestar contas de nossa vida. E isto acontece por que não temos amigos. Temos “conhecidos”. Mas não há cumplicidade nos relacionamentos. É como se as pessoas não fossem boas o suficiente para que nós possamos nos expor. E realmente elas não são. Nem elas, nem nós mesmos.
A vida em comunidade COM COMPROMISSO é parte das disciplinas espirituais indispensáveis para quem quer fazer parte da Igreja de Cristo. Não somos Igreja apenas por sermos dois ou mais. Somos Igreja quando nos submetemos voluntariamente uns aos outros e aceitamos a repreensão do outro. Somos Igreja quando caminhamos mais devagar por que o propósito do REINO é que o indivíduo renuncie a seus direitos em favor dos outros. Morremos para que a COMUNIDADE viva.
Aquele que anda com quem busca a santidade está em boa situação, pois as aspirações são altas, a vontade é guiada para O Bem Maior e não para as coisas passageiras e pecaminosas.
Agora melhor ainda é a vida do santo, pois seu amigo é ninguém mais que o próprio Deus! Que coisa maravilhosa! Que bela amizade! É a esta amizade que devemos aspirar com todo o nosso empenho, com toda a nossa alma! E para isso é muito bom que tenhamos amigos que buscam o mesmo. Assim um fortalece o outro.
A amizade de Deus é o bem mais precioso de todos! Ele nos deu a Sua vida no calvário e mostra assim que não há amor maior que este: dar a vida por seus amigos!

16. Benção

Dirigente: O Deus de bondade, que pelo Filho da virgem Maria quis salvar a todos, nos enriqueça com sua bênção.
Todos: Amém.

Dirigente: Seja-nos dado sentir sempre e por toda a parte a Vossa proteção  e Vosso amor para conosco.
Todos: Amém.

Dirigente: Por intercessão de Maria, nossa mãe e rainha, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.

Dirigente: Que Jesus seja nossa maior alegria. Fiquemos na paz do Senhor.
Todos: Graças ao Senhor, nosso Deus.

17 . Canto final


Abençoa Senhor meus amigos e minhas amigas e dá-lhes a paz
Aqueles a quem ajudei, que eu ajude ainda mais
Aqueles a quem magoei, que eu não magoe mais
Saibamos deixar um no outro uma saudade que faz bem
Abençoa Senhor meus amigos e minhas amigas.Amém!

Luzes que brilham juntas
Velas que juntas queimam no altar da esperança
Trilhos que juntos percorrem os mesmos dormentes
E vão terminar no mesmo lugar
Aves que vão em bando
Verso que segue verso nas rimas da vida
Barcos que singram os mares até separados
Mas sabem o porto onde vão se encontrar
São assim os amigos que a vida me deu
Meus amigos e minhas amigas e eu!

Gente que sonha junto
Gente que brinca e briga e se zanga e perdoa
Um sentimento forte mais forte que a morte
Nos faz ser amigos no riso e na dor
Vidas que fluem juntas
Rios que não confluem mas vão paralelos
Aves que voam juntas e sabem que um dia
Por força da vida não mais se verão
Resta apenas o sonho que a gente viveu
Meus amigos e minhas amigas e eu!

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails