História do Emaús

0


O evangelho de Lucas 24,13-35 conta a história de dois discípulos que, depois dos acontecimentos da Paixão e Morte de Cristo, deixam a cidade de Jerusalém e voltam decepcionados para a aldeia de Emaús. No caminho percebem que não estão sós, que Alguém os acompanha. Chegando à aldeia, ao entardecer, sentem-se cativados pelo "estranho" que se juntara a eles no caminho e exclamam: "Já é tarde. Fica conosco, Senhor". Convidando o hóspede a sentar-se à mesa, reconheceram, ao repartir o pão, que era o Cristo. Cheios de entusiasmo, voltaram a Jerusalém para anunciar e proclamar que Jesus Cristo ressuscitou e vive.



Fazendo um parelelo com a nossa realidade, sabemos que muitos jovens batizados (crismados) fazem experiência semelhante no caminho da vida, um caminho caracterizado pelo sabor amargo de um entardecer, ou seja, da insatisfação, da solidão, da dúvida e descrença. Muitos jovens, iniciados com entusiasmo no mistério da fé cristã, hoje estão tristes e abatidos como se Deus estivesse morto para eles. Falta quem lhes ajude a fazê-los tomar consciência de que alguém os acompanha nesta hora, caminha ao seu lado, desde que haja amor e hospitalidade. Emaús nasce, assim, com o objetivo de fazer a geração jovem redescobrir a face jovem do Cristo e anunciá-lo aos jovens que o perderam ou nunca o conheceram.

Catequista, a sua missão de evangelizador não acaba quando o seu catequizando encerra o ano na sua turma, a sua vigilia com ele deve ser permanente. Sempre que possivel acompanhe-o na igreja, em grupos de jovens ou ate mesmo em casa. Não desista dele e nem da sua missão!



Paz e bem



Sandra Avelino e Clécia Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails