Como usar a Bíblia na Catequese

4

No uso da bíblia, situar os grandes momentos da história da salvação, relacionando-os com a vida. Tornar o texto atraente, vivo.
Deve ser usada como luz para encontrar a verdade; como alimento da fé; como chave para abrir o coração para acolher os apelos de Deus; como meio que ajuda a ligar a fé vida; como palavra que questiona exige mudança, resposta e conversão.
Ao refletir um texto bíblico em pequenos grupos, colocar o resultado da reflexão no plenário, através de: desenhos, dramatizações, símbolos diversos, paralelos com a própria realidade, porque a bíblia é concreta. Ela não deve ser só expositiva.
Provocar a vivência profunda do projeto de Deus. Fazer chegar ao coração. Ver dinâmicas conforme a realidade e a faixa etária dos catequizandos ( jogos, canções, gincanas, pesquisas, reflexões...)
Imitar a própria pedagogia da bíblia, começando com a pessoas de Jesus Cristo, seu amor ao Pai e as esposas.
Como Jesus, que não explicava o texto bíblico, mas ajudava a penetrar o seu sentido, indo ao essencial do projeto do Pai, dar as coordenadas da leitura e acolher as sementes do Verbo que cada catequizando possui.
Provocar a interação FÉ-VIDA para levar os catequizandos À CONVERSÃO.
Celebrar a palavra de Deus em dimensão comunitária, celebrando a vida, enfatizando o compromisso com a transformação social.
Fazer sentir que a reflexão bíblica não pode ser neutra. Não usar bíblias resumidas, mas a bíblia completa ou uma boa síntese do plano da salvação. Ter cuidado com o uso de “ histórias sagradas” e “textos escolhidos” que direcionam a Palavra de Deus.
Incentivar uma leitura gratuita, a “escuta” de Deus para o crescimento pessoal na linha da conversão, reflexão, leitura orante e contemplativa.
Ter sempre em mente a mensagem central da bíblia.
Levar os catequizandos ao compromisso de manifestar a palavra pelo anuncio e testemunho, sendo verdadeiros “ Ministros da Palavra”.

Vale lembrar que este texto se encontra no LIVRO DO CATEQUISTA (Fé - Vida - Comunidade) da Editora Paulus.
Falar nisso, tem muita gente postando coisas de outros blog e de livros sem citar a fonte e isso não é nada legal, não é mesmo?

Abraços,
Clécia

4 comentários:

Imaculada disse...

Oi meninas! Como estão essas baianinhas pra lá de especiais?
Eitá, acredita que tava eu aqui escrevendo um comentário e de repente sumiu tudo e entrou uma página do orkut...que isso gente do céu?
Mas, sou teimosa e to aqui de novo...então, como eu tava dizendo, esse livro é muito bom mesmo, usamos ele por muitos anos e até hj o tenho como fonte de consulta...
Clécia, chegou o seu material do Lelo?
Comprei um do padre Brustolin, mesa do pão...Muito bom tb...

Beijinhos e obrigada pelos recadinhos via celular... carinho puro!!

Até...
Ui, não sumiu agora! srrssrrs

Sonhos e Artes disse...

Amei conhecer esta cantinho lindo e cheio de paz! Convido voces para conhecerem Sonhos e Artes! Terei imenso prazer em ter voces! EStou seguindo com carinho. bJus. Josi

Sonhos e Artes disse...

Paz e bem amigas! Amei conhecer este cantinho acolhedor e cheio de paz! Estou seguindo com carinho. Gostaria de convidar voces para conhecer Sonhos e Artes.Se gostarem, terei imenso prazer em recebe-los.Bjus. Josi
http://sonhoseartevirtual.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei este cantindo de Deus, estou copiando seus trabalhos para usar na aula de catequese com minha turminha.Bjs

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails