Os Correios entregarão uma valiosa encomenda: Uma Bíblia!

8
Uma vez numa reunião de catequistas fizemos uma brincadeirinha com os Correios, mas isso contamos outro dia!
Visitando alguns Blogs do Grupo Catequistas Unidos eu vi  a imagem que está nesta postagem (essa colorida) que retirei do  Blog Deus na Família e comecei a ter umas ideias pra montar um mural como este ai.
Sei que muitos de vocês vão aproveitar o mês da Bíblia pra falar sobre ela. Então programem seu encontro de Catequese normalmente, com as ideias que você pensou, mas combine com um "carteiro" para entregar a encomenda.
Se você tiver algum amigo que tem a farda dos correios será perfeito. Caso contrário você cria com seu companheiro uma farda e identifica o nome dos Correios pra dar ideia que a turma está recebendo uma encomenda.
Vejam como pensei:
Toc, toc, toc (carteiro batendo a porta, interrompendo o encontro de Catequese).
Catequista na sala diz pra turma:
 _Ué, quem será que veio pro encontro e só chegou agora? (e vai abrir a porta da sala).
_ Correios?!
O carteiro diz:
_ Sim catequista, eu sou dos correios e vim trazer uma encomenda pra vocês.
 Catequista:
 _ O senhor deve estar enganado. Não estamos esperando encomenda nenhuma.
Carteiro:
 _ Mas essa aqui não é a turma de Eucaristia, 2ª etapa, da Catequista Sandra?
Catequista:
_ Claro, é a nossa turma não é pessoal?
Carteiro:
_ Pois bem, mandaram esse pacote aqui e é pra vocês. (entrega uma embalagem bem bonita, dentro da embalagem está nomes recortados como na imagem colorida e os livretinhos com o nome na capa e um pequeno resumo dentro (observe a imagem, clique nela pra ampliar).
O carteiro se despede da turma desejando um ótimo encontro e a Catequista vai abrir o pacote. No pacote tem todo material para a montagem de um mural, e a Catequista vai abrindo e tirando tudo que precisam: Nomes, livretos, cola, papel metro, fita adesiva.
A catequista com a turma observa todo o material e pergunta se alguém sabe quem enviou e pra que enviou tudo aquilo. É legal tentar criar uma estatégia no encontro que permita que todos lembrem-se que a Bíblia pode ser comparada a uma Carta de Amor de Deus a seu povo (todos nós) e por isso o carteiro veio, e por isso Deus instruiu homens e mulheres a escreverem o Santo Livro.
Convide a turma a observar os livros. Ai você pode distribuir os livretinhos por duplas pra que eles conheçam os nomes, os catequizandos podem ir trocando entre si os livros para que outros vejam os nomes e conhecendo um pouco através do resuminho dentro de cada livreto.
Em seguida, a catequista convida os catequizandos a construir com ela o mural. Observem que nessa imagem, os livros estão separados por cores que identificam a que subdivisão pertencem: Pentateuco, livros proféticos, etc... O mural também está dividido em Antigo e Novo Testamento. A medida que forem montando o mural você vai explicando um pouco mais sobre a Bíblia. No fim pode entregar pra turma a xerox da estante Bíblica como a de baixo.
Espero que gostem e se inspirem a aprontar outras coisas por ai.
Grande beijo.
Clécia

8 comentários:

Cristiane disse...

OI QUERIDAS CLÉCIA E SANDRA , VI O RECADINHO DE VCS LOGO AÍ EM CIMA DAS POSTAGENS, SEI QUEM É O GANHADOR,É O REINALDO, PASSEI PELO BLOG DELE E DEIXEI UM RECADINHO,ESPERO QUE ELE AS PROCUREM , BEIJINHOSSS CRIS

jose disse...

Oi Clécia e Sandra a paz de Jesus,
saudade de vocês fiquem com Deus abraços

Reinaldo Fonseca disse...

Olá amigas!
Recebi o recadinho da Cristiane, não sabia que era eu, desculpa minha distração.
Obrigado Valeu!
Entrarei em contato no g-mail.

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Clécia eu amo troquinhas... lembrancinhas...etc.

Eu amei sua idéia, vou fazer uma enquete e ver o q respondem, né?

Paz de Cristo!

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Menina,vc não é fraca não, heim? És uma escritora de roteiros... pode escrever mais pecinhas de teatrinho q serão um sucesso na nossa Evaglização!

Beijos!

Adelino J. Vieira (DEL) "Catequista" disse...

Ola, to passando pra lhe fazer uma visita e ao mesmo tempo dedicar um selinho a você. Ele está lá em meu blog:http://www.adelinovieira.blogspot.com/ do movimento "Comente mais"

Anônimo disse...

Olá amigas em Cristo,

Vi o comentário de vocês no meu blog. Fiquei muito feliz!!!! Também desejo a vocês um ótimo mês de setembro com as bençãos de Deus.
Sobre essa ideia do carteiro, Parabéns! Amei! Eu também tenho umas ideias assim... alguns acham meio "loucas", mas eu não estou nem aí e coloco em prática. Não consegui ainda juntar todas e postar, mas um dia...

beijos,
diariodecatequese@gmail.com

Andressa Lino disse...

Olá, quero fazer esse quadro da Bíblia mas a visualização dos livrinhos não está boa, como devo fazer os resumos? e os nomes dos livros vão na frente ou na lateral?
josi_dessa@hotmail.com

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails