Como trabalhar o Dia da Consciência Negra na Catequese

3
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos 
a pinta, do indígena ou do negro...” 
Gilberto Freyre, Casa Grade e  Senzala 

O Dia da Consciência Negra é um marco histórico para todo o povo afro-descendente. A data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

É um tema interdisciplinar que podemos trabalhar na Catequese. Por que e como?
Segue algumas dicas, sem a pretensão de serem verdades estabelecidas. Os leitores do nosso blog colaboram muito com o que postamos aqui e por isso mesmo podem acrescentar. Iremos modificando a postagem à medida que as dicas chegarem. Vamos lá:

- A Catequese é espaço de inclusão e diversidade,  por isso mesmo é também na Catequese e não só na Escola que devemos colaborar para a desconstrução de  algumas conceitos ou pré-conceitos arraigados em nossas crianças, jovens ou adultos. Deus nos ama incondicionalmente e quer que nos respeitemos mutuamente, Ele não faz distinção. Textos bíblicos podem nos ajudar nisso.

- A Catequese que tiver em sua Paróquia  uma Pastoral Afro-Brasileira pode pensar num parceira e na promoção de encontro bem bonito para refletir sobre este dia. 

- Promover uma discussão sobre diversidade a partir de alguns vídeos, sugiro: Menina Bonita do Laço de Fita  . Após a exibição do vídeo pode-se fazer um link com encontros anteriores que tenham falado de amor, igualdade, respeito pelo próximo. Legal também seria a leitura de uma passagem bíblica que revele o desejo de paz, amor e harmonia que Deus tem para todos nós.

-O vídeo Missa dos Quilombos. Com a narração de Mariama por Dom Hélder Câmara, inclusive Sandra já havia postado essa dica de texto. Essa reflexão pode ser feita por Catequistas que trabalham com catequizandos mais maduros.

-Sugiro ainda a atividade Mosaico e a Dinâmica concordo/discordo que podem ser adaptadas de acordo à Catequese.

- No site Educar para Crescer encontrei umas dicas de leitura bem legais. Quem for professora ou conhecer alguém pode também consultar os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) pois lá eles trazem ideias ótimas. Vejam algumas dicas de leitura:

Menina Bonita do Laço de Fita
Autor: Ana Maria Machado
Faixa Etária: a partir dos 3 anos
A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.

Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném
Autores: Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo
Faixa Etária: 4 a 8 anos
O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.

Tudo Bem Ser Diferente
Autor: Todd Parr
Faixa Etária: 4 a 8 anos
A obra ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. O autor lida com as diferenças entre as pessoas de uma maneira divertida e simples, abordando assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais. 

O Menino Marrom
Autor: Ziraldo
Faixa Etária: a partir de 7 anos
O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos. 

Diversidade
Autor: Tatiana Belinky
Faixa etária: 8 a 12 anos
O livro mostra, através de versos, porque é importante sermos todos diferentes. A autora fala que não basta reconhecer que as pessoas não são iguais, é preciso saber respeitar as diferenças.

Aguardo mais sugestões, deixe seu nome,  Paróquia e cidade para que acrescentemos nesta postagem.
Abraços,
Clécia

ACRESCENTANDO...
Consciência Negra em quadrinhos no Blog Educadora Inquieta.

3 comentários:

Joana disse...

Oi, amigas!
Estou realizando o primeiro sorteio do meu blog. Ficarei muito feliz se participarem.
Beijinhos,
Joana

entresonhos2.blogspot.com

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Clécia amei a idéia de trabalhar esse tema na catequese... já anotei para o próximo ano.

Paz de Cristo!

Amanda Fonseca disse...

Minha querida Cléciaaaa!!! Ontem recebi o lindo terço que você me enviou. Nossa, muito obrigada! Agradeço de coração esse gesto seu, viu. E ao saber que ele é confeccionado em oração pelas irmãs sei que é um objeto de extremo valor, não material, mas espiritual. Estou muito feliz!
Obrigada por esse lindo presente!!!
Vou tirar uma foto e postar no meu blog, viu. rsrsrs

Bjsssss

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails