É desanimador quando...

1


- Um pai no final da celebração da Primeira Eucaristia, ao passo de agradecer ao catequista pelo tempo dedicado, reclama e fica bravo por ter que esperar 05 minutos para que seu filho tire uma foto com sua turma.

- Percebemos a falta de zelo de certos pais com uma data tão importante na vida de seus filhos. É nítido o desleixo em todo sentido por parte de alguns. Mas o catequista nessa hora tenta suprir essa atenção, fazendo com que a criança não se sinta abandonada.

- Uma mãe, no dia da confissão marcado para as 08h30, chega após as 10h, com os olhos inchados de dormir, brava chama a atenção da catequista que não ligou pra ela para lembrá-la da confissão de seu filho(mas que catequista irresponsável! Ah faça me o favor!!!). Eu tive que ouvir isso e engolir seco de vontade de falar umas boas para essa mãe. E olha que foi enviado o bilhete com todas as datas e uma reunião com todos os pais para tratar sobre a eucaristia.

- Ensaiamos por um mês a fio, todos os cantos, como se comportar durante a celebração e vemos crianças a ver navios, pensando na morte da bezerra, totalmente aéreo durante toda celebração. Fiquei lá do altar (pois estava comentando a missa), pensando na falta de maturidade de algumas crianças e ficou mais que certo pra mim a importância de uma catequese continuada e acompanhada pelos pais. Muitos não têm noção, por mais que seja falado o que é um sacramento.

- Colocamos as 120 crianças em fila, preparadas para a procissão de entrada e temos que esperar por meia pelo sacerdote que iria presidir a celebração. Vocês sabem o que significa 120 crianças, ansiosas, em fila, por meia hora? Eu sei!! Dá vontade de você sair correndo, sem olhar pra trás e ficar um ano sem ver um pimpolho na sua frente!!

Seria sim desanimador, senão colocássemos nossa confiança em Deus e senão tivéssemos a consciência de nossa vocação e a quem servimos.

Então, depois de tudo isso e mais algumas coisinhas, penso naquela dinâmica em que você pega uma folha em branco e lá no cantinho você coloca um pontinho minúsculo preto e você pergunta as pessoas o que vêem e elas respondem rapidamente: “Eu vejo um pontinho preto”. Não vêem que tem toda uma folha branca, que são as coisas positivas e que o pontinho preto é apenas um simples detalhe.

Numa celebração, onde preparamos, pensamos em tudo nos mínimos detalhes e acontecem essas pequenas coisinhas, esses pontinhos pretos não vão conseguir apagar toda beleza que foi a celebração Eucarística de nossas crianças. Somos recompensados quando vemos nossos pequenos receberem Jesus Eucarístico pela primeira vez com tanto carinho, tanta ansiedade, mas felizes, muito felizes. Com certeza será um dia inesquecível na vida deles.

Por isso prosseguimos, reorganizamos novas turmas e recomeçamos como se nada de negativo tivesse acontecido, isso só pode ser dom de Deus.

Conforme nos diz o salmo do dia: Esse é o dia em que o senhor fez para nós, Alegremos-nos e nele exultemos!! Catequistas, obrigada pelo seu Sim que se renova a cada Primeira Eucaristia celebrada.

Sabe qual é a catequese dos meus sonhos?
- Ver os catequizandos na catequese com entusiasmo, com sede de Deus, loucos para aprender um pouquinho sobre Jesus.
- Ver os pais interessados, questionando seus filhos sobre o que aprenderam na catequese, colocando em prática no dia-a-dia o conteúdo dos encontros, passar de ator coadjuvante a ator protagonista.
- Ver catequistas realmente comprometidos com o processo catequético, responsáveis pela sua turma, pelas famílias de suas turmas, valorizando ou buscando meios para se formar.
- Ver nossas crianças crescendo, se tornando jovens participantes e ativos na comunidade, descobrindo ali sua vocação.
- Ver nossa catequese sendo prioridade na Igreja. Ver nossa catequese movimentar toda uma Paróquia, pastoral familiar, Batismo, Liturgia, Promoção humana...
Ahhh!!!! sonhar é bom demais!!! Duro é você acordar e se deparar com a realidade!! Mas com o desejo de transformar esse sonho em realidade!

Imaculada Cintra

iccintra@hotmail.com

*

Imaculada Cintra é catequista da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Capelinha, em Franca/ SP

1 comentários:

Sandra disse...

Realmente, é triste ver que isso acontece me toda comunidade. Mas, parabéns pelo artigo! Muito bom!

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails