Gerir conflitos

2

“Por vezes, pensamos que os conflitos são qualquer coisa de negativo. Ouvimos falar de “conflitos interpessoais”, “conflitos de gerações”, “conflitos interiores”, ou simplesmente de conflitos.
Em catequese, vivem-se todos estes tipos de conflitos: com os outros catequistas e com as crianças (interpessoais), com os pais e os catequistas mais velhos ou mais novos (gerações), conosco próprios por tantos motivos (interiores).
Tudo isto soa a divisão, discórdia, discussão, desavença. Porém o conflito em si mesmo, não é nem positivo nem negativo. Pode mesmo até ser necessário para que a mudança tenha o seu espaço de ser. Não é bom “fugir” do conflito: enfrentá-los de forma sã e sábia é a melhor solução. Com sentido de vocação e missão. Com diálogo. Sentido de comunhão e partilha.”
Fonte:www.edisal.salesianos.pt

Conflitos...conflitos...conflitos...

Tenho recebido email de amigos catequistas que desabafam sobre as coisas negativas que acontecem na catequese, no seu grupo de catequistas e até mesmo na comunidade em geral.(Agradeço a confiança de todos!)Tenho recebido muito mais de catequistas dividindo suas conquistas na catequese.

Nós que convivemos em comunidade sabemos que não é nada fácil, eu particularmente quando entrei pra ser catequista, comecei a ver o que acontecia, fiquei decepcionada e me perguntava, não só me perguntava, mas perguntei ao padre: “Isso é ser Igreja? Ih...tô fora, acho que sou mais Igreja estando fora dela, eu tenho até vergonha de convidar alguém pra ajudar na Igreja, pois é isso que temos a oferecer?”Foi um choque, mas o chamado foi mais forte e não desisti.

Mas fui percebendo com o tempo que os conflitos estão sempre presentes onde existem pessoas, existem até quando estamos só, o conflito comigo mesmo, quando não temos ninguém pra brigar, travamos serias brigas ali sozinhos. Aprendi que é preciso superar, quer dizer, ser superior a essas picuinhas que acontecem. Aprendi que a cada conflito superado, eu cresço e aprendo muito.Aprendi que eu não tenho sempre razão.

Devemos agir na nossa comunidade como agimos em nossa casa, com nossos filhos. Qual mãe, qual pai desiste de um filho quando os conflitos surgem? Não desistimos, mas procuramos forças na oração e alternativas para amenizar, para tornar possível uma convivência saudável.

Quer dizer que seja na nossa vida particular, seja em nossa vida comunitária, onde colocamos nossos dons a serviço, onde deveria reinar a paz, a amizade, a partilha, ele está sempre presente o tal “CONFLITO”, ora ele serve de trampolim para um mergulho para águas mais profundas, ora serve de um “empurrão” para o abismo, para te fazer desanimar, te afastar dos trabalhos pastorais.Ausentar não é a melhor escolha, repito o que está escrito acima, o conflito pode mesmo até ser necessário para que a mudança tenha o seu espaço de ser.

Seja forte o suficiente para enfrentar os obstáculos de frente e prosseguir como Catequista, seja perseverante na oração, na Eucaristia, mas NÃO DESISTA NUNCA!

Lembre-se que você não disse Sim à comunidade, às pessoas, mas disse SIM a Deus, é a ele que deve ser fiel nas conquistas e nas decepções.
Escrevi isso, pois recebi um email, me dizendo mais ou menos assim: “Imaculada eu estou desistindo, mas quero e espero que você faça alguma coisa pela catequese, pois tem muita coisa errada”...

Epa! Pare, que eu quero descer!!...as coisas são assim não!! E quem disse que eu estou com forças para brigar e lutar sozinha pela catequese, estou na pior de minhas fases e nem por isso estou desistindo, mesmo cansada, estamos tentando dar uma nova cara a catequese, traçando novos caminhos. Então querida amiga, te faço uma proposta, fiquemos as duas e lutemos por uma catequese melhor, enfrentando os conflitos que cada comunidade apresenta, mas juntas!!! Eu sendo o seu cirineu e você o meu. E também você não conseguirá ser feliz não sendo catequista, pois sei que a catequese é sua vida!! Não identifico aqui a catequista, pois ela me pede, mas coloco isso pois bem sei que existem muitas passando por isso!!
Desistir daquilo que amamos por conta de conflitos, nunca foi a melhor opção! Nunca...

Beijo grande!! Com carinho!!!
Imaculada Cintra – Franca/SP
(iccintra@hotmail.com)

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Imaculada por partilhar este texto sobre conflito. Eu estou na fase de coordenar a catequese e fico muito triste com tantos conflitos mas desistir de Deus, da Catequese e das crinças, jamais!!!!! Um abraço de Denise(Monte Carmelo)

Anônimo disse...

Parabéns Imaculada, por mais um momento de divina inspirarão. Seus textos são de grande ajuda!

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails