Então é Natal!

0

Mais um Natal vem chegando, carregado de inquieta esperança, de alegria, e expectativas; fazendo ecoar no coração das crianças, dos adolescentes, dos adultos e de todas as pessoas, a magia do grande mistério da revelação de Jesus: “e o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).


Amiga e amigo catequista, Natal, tempo de graça, e de amor. É para você que vai nossa proposta de trabalhar na catequese, com os catequizandos, o NATAL, com sua simbologia, dentro do projeto de Evangelização da Igreja no Brasil “Queremos ver Jesus”. Preparemos o nosso coração e o de nossos catequizandos para esta grande festa da cristandade, a Festa do Natal do Senhor, dando o grande destaque de que o aniversariante é Jesus.


É necessário passar para nossos catequizandos que as comemorações do Natal constituem uma festa tipicamente cristã. Esta festa é o ponto central de um conjunto de comemorações que chamamos de ciclo de Natal dentro do Ano litúrgico e que tem uma preparação muito especial, a começar pelo Advento.
Será Natal todo dia, quando soubermos construir um mundo melhor, onde todos possam viver em paz, sem fome, com casa para morar, terra para trabalhar, com direito à saúde e à vida digna, na igualdade e na fraternidade.
Partindo da metodologia catequética, ter presente as etapas interativas de um encontro de catequese: ensinar-aprender-sentir-descobrir-experienciar, seguindo sempre os passos: acolhida, motivação, palavra, oração atividades, ação.


Quando chega o Natal, vamos todos e todas iluminar nosso coração e encontrar melhor jeito de surpreender as pessoas necessitadas que estão ao nosso lado e, de mansinho, partilhar o que temos com aqueles que nunca tiveram um Natal Feliz; atendendo ao que nos diz Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).


A história do Natal veio com os europeus, que celebravam muito antes do Natal, a chegada da luz, dias mais longos no final do inverno, Tratava-se de uma comemoração do “Retorno do Sol”. A Igreja Católica, então, toma esta data e, a partir do século IV, festeja o aniversário do Nascimento de Jesus. O dia 25 apareceu pela primeira vez no calendário de Philocalus, no ano 324, opção feita pelo Papa Júlio I, com o objetivo de cristianizar as grandes festas pagãs. A palavra NATAL quer dizer nascimento.


No Natal realiza-se o mistério da Encarnação de Jesus Cristo. Ele torna-se presença viva no meio de nós. Mesmo assim, não encontrou lugar para nascer. O mistério do nascimento de Jesus é o projeto do Pai, levando a história à sua plena realização.


Este texto foi enviado pela catequista Maria Helena da
Paróquia Nossa Senhora da Piedade
Hamburgo Velho - Novo Hamburgo
Diocese de Novo Hamburgo/RS

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails