Catequista freelance

1

A catequese não pode ser encarada como algo eventual. Um catequista não pode ser freelance, do tipo que trabalha independente dos outros, que faz o que quer nos seus encontros, que não busca na relação com os demais o crescimento pessoal e espiritual.

Freelance é o cara que trabalha de forma independente. Existe nele um certo compromisso, mas não a oficialidade. Por isso, tudo ser torna eventual, esporádico. “Não estou atrelado a ninguém, mas a um trabalho que me foi solicitado”. “Não tenho horário e não tenho chefes.” Assim são alguns, não todos, freelances.Não estou dizendo, com isso, que freelances trabalham com descaso ou que não se dedicam naquilo que fazem. Nada disso. Só estou fazendo um comparativo com a catequese. Catequista freelance, não dá.

Infelizmente existem muitos catequistas que agem com desinteresse. Encaram a catequese não como uma missão, mas sim, como uma simples tarefa a ser cumprida. Claro, existem muitos que não se dão conta da dimensão do trabalho em que estão metidos e outros ainda, que não vêem a catequese como uma chance de mudar o mundo através das pessoas. Cada vez me convenço mais que é preciso, definitivamente, o primeiro anúncio.

Reevangelizar os catequistas.

Reevangelização geral, urgente, prá ontem...

Torná-los cientes da missão.

Fazê-los acordar para a realidade do mundo.

Orientá-los à busca incessante de formação e conhecimento.

Formá-los para o relacionamento humano.

Criar neles o senso crítico e a capacidade de diálogo.

Ensiná-los a viver em comunidade, obedecer às hierarquias.

A estabelecer metas.

A criar objetivos comuns.

A ter paciência.

A escutar mais do que falar.

A própria Igreja precisa se dar conta de tudo isso. Também são necessárias formações específicas e mais profundas, para padres, párocos, religiosos e religiosas, para que atuem nas bases e juntem-se aos catequistas, e não os abandonem a própria sorte como acontece em muitas comunidades.

Não precisamos de mais teses. Nem de conceitos pré-estabelecidos. Nem do óbvio e nem do blá-blá-blá dos doutores que nunca pisaram numa sala de catequese, mas que dão o pitaco em tudo que se refira a ela. Os catequistas interessados, dedicados, que amam a missão que lhes foi confiada, não necessitam mais de chefes que só mandam fazer, mas nunca estão ao lado.

Precisamos de gente engajada, preparada, formada, que não apenas indique caminhos, mas que nos ajude a caminhar.

Reevangelizar catequistas é torná-los hábeis, corajosos, cientes da missão e não freelances ocasionais, momentâneos, sem compromisso, que hoje estão envolvidos e amanhã, estão afastados.

Todos, sem exceção, precisamos rever conceitos e atitudes em relação a catequese. Todos, todos mesmo, inclusive os padres e muitos bispos que andam por aí.
( Alberto Meneguzzi)

1 comentários:

Anônimo disse...

Texto provocador mas conscientemente provocador... daqueles que devem ser lidos na minúcia , pausados, mastigados, comidos letra a letra, silaba a silaba... Exige o texto engajados no Evangelho desde o bispo ao catequista ou leigo... exige o texto compromisso tomado para a acçao, disponibilidade de coraçao ao inves de teoricos da irrealidade ou jogadores de bancada, querem -se atores no tempo e no espaço em anúncio de um Deus que interpela e convoca.

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails