Encontro - Domingo de Ramos

0
Olá queridos, paz e bem!
Encontrei esse lindo encontro no maravilhoso blog Catequese Infanto Juvenil. Quem ainda não conhece esse blog, não perca tempo, tem muita coisa legal lá.
Obrigada ao blog Catequese Infanto Juvenil por permitir que nós publicássemos esse encontro aqui.
Abraços,
Clécia e Sandra

TEMA: Jesus entra em Jerusalém
LEMA: Jesus é o rei humilde que o povo aclama com ramos e mantos espalhados pelo chão.
PREPARAR:Ramos de oliveira ou de outra árvore para todos,um crucifixo,retalhos de tecido,papel e lápis de cor.Preparar um altar na sala com toalha vermelha,bíblia aberta,velas,água,ramos em um vaso e cruz de mesa.
TEXTO BÍBLICO: Lc 19,28-38
ACOLHIDA: Partilhar a experiência de ter consolado alguma pessoa que está triste.
ORAÇÃO INICIAL: Oremos (pausa) , Jesus,nosso rei.Tu és humilde e simples, mesmo sendo nosso Deus e Senhor.Quando entraste em Jerusalém montado num jumento, foste aclamado como rei.Ensina -nos a acolher-te como rei de nosso coração,todos os dias de nossa vida.Amém.
(entregar esta oração em um papel ou cartãozinho, para todos os catequizandos fazerem a oração juntos e de preferência feita na porta da sala,ao final durante a oração do painel todos entram na sala).
MOTIVAÇÃO:Perguntar aos catequizandos,o que eles fazem para receber alguém que vem visitar a sua casa.E dizer que o povo da época de Jesus era muito receptivo ,e por isso Jesus foi bem recebido e aclamado como rei em Jerusalém.Sendo isso que veremos no encontro de Hoje.
PREPARANDO O TERRENO PARA RECEBER A BOA NOVA:Jesus nunca se cansou de caminhar.Após três anos de muito trabalho, tomou a firme decisão de ir para Jerusalém. Lá estava o lugar mais importante para os moradores daquele lugar: o templo.Jesus entrou naquela cidade e foi muito bem recebido pelo povo que estava nas ruas. Pegaram ramos para acenar e jogava mantos no chão para Jesus passar.
LEITURA BÍBLICA: Lc 19,28-38
EXPLANAÇÃO DO TEMA: Perguntar aos catequizandos:
1. Para onde Jesus foi com seus discípulos?
2. Quando se aproximou do Monte das oliveiras, o que Jesus pediu a dois discípulos?
3. O que fizeram os discípulos?
4. Como Jesus entrou na cidade de Jerusalém?
5. O que a multidão fez?
6. Porque todos aclamavam Jesus?
7. O que dizia a multidão?

Em seguida explicar aos catequizandos o sentido da missa de domingos de ramos e explicar o sentido da entrada de Jesus em Jerusalém.
ATIVIDADE: Distribuir um ramo de arvore para cada catequizando.Usando os retalhos que trouxemos, escrever em papéis e colar nos retalhos o que podemos fazer para agradar Jesus com a nossa vida.Colocar os retalhos, em forma de tapete,perto da Cruz de Jesus.Concluir rezando o Santo.
GESTO CONCRETO DA SEMANA:Colocar o ramo recebido neste encontro perto da bíblia.E colocar também um cartão com a frase: Jesus é o rei da minha família.Deixar durante toda a semana.Reunir a família e rezar um Pai - Nosso.
ORAÇÃO FINAL: Pedir a um catequizando para fazer a oração e em seguida cantar a música:"Hosana hey,Hosana ha".

0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails