Saúde: direito ao bem-viver

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A Campanha da Fraternidade 2012 traz para o debate a realidade da saúde no Brasil, para contribuir na qualificação e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade de vida da população, dos serviços e do acesso a eles. Além de dar uma ideia de como o sistema de saúde funciona, a campanha quer trabalhar no sentido de que as pessoas assumam a sua própria saúde.

ATIVIDADES:

Música para cantar e refletir

Ouvir a música acima e destacar as mensagens que propõe. Relacionando ao tema da saúde, conversar sobre como nosso modo de viver tem provocado doenças e sofrimento para tantas pessoas. Isso precisa ser assim ou podemos buscar um jeito mais saudável de viver? Produzir esquetes de teatro, a partir do debate feito pelo grupo.



Nossa saúde
Objetivo: Em livros, revistas e sites, pesquisar sobre temas relacionados à saúde, buscando alcançar mais qualidade de vida pessoal e coletiva.


a) Alimentação saudável: pesquisar a composição dos alimentos que mais consumimos; fazer um debate sobre alimentação saudável; conhecer a diferença (benefícios ou malefícios) dos alimentos naturais, integrais, transgênicos e industrializados; realizar oficinas de culinária, com receitas de pratos bonitos e saudáveis; elaborar um cardápio nutritivo e gostoso.


b) Atividades físicas: elaborar uma tabela de exercícios físicos que podem ser feitos no espaço escolar ou catequético (ou do grupo), integrando as turmas; promover jogos e atividades físicas divertidas no horário do recreio; caminhadas; oficinas de danças; meditação etc.


c) Prevenção de doenças: construir um mural da saúde, no pátio ou no site da igreja, contendo informações sobre prevenção de doenças físicas, mentais e hábitos saudáveis; pesquisar, entre os alunos, a ocorrência de doenças e seus sintomas. Por exemplo: quem é alérgico e quais os sintomas etc., o que acontece quando tem febre. Não deixar de debater sobre os perigos da automedicação.


d) Pesquisar sobre as plantas e o que nos oferecem. Entrevistar pessoas ligadas à pastoral da saúde e outras que conheçam bem as plantas; estudar os diferentes usos das plantas na alimentação, medicina, perfumes, ornamentação; pesquisar na farmácia (ou em casa) as plantas que aparecem nas composições dos remédios e dos cosméticos; propor que os alunos tragam para a escola diferentes tipos de plantas medicinais e receitas gostosas para serem feitas com frutas e verduras; montar uma mini-horta para o cultivo de condimentos, chás, saladas;criar um dominó em que os pares sejam formados por imagens de plantas: flores, frutas, verduras, legumes, com informações sobre elas.


e) Acessar o site Banco de Alimentos (www.bancodealimentos.org.br) e conhecer esse e outros projetos de solidariedade e combate ao desperdício de alimentos.


f) Organizar rodas de conversa para troca de saberes sobre saúde, com pessoas da comunidade e profissionais da área.


g) Convidar lideranças da comunidade, participantes do Conselho Municipal de Saúde para socializar informações, debater formas de participação da comunidade para melhorar o atendimento do SUS.


Esse material faz parte do Encarte da Revista Mundo Jovem  sobre a Campanha da Fraternidade 2012.


Paz e Bem
Sandra e Clécia

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Clécia e Sandra

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