Dinâmica do presente (adaptada para o dia do catequista)

1


Objetivos:
*Entrosar e descontrair o grupo;
*Fazer com que o catequista reflita sobre a característica que ele/a tem e mais chama atenção no grupo;
*Partilhar.



Materiais:
* 01 caixa de bombons; saco de balas ou pirulitos (a quantidade vai depender do número de integrantes do grupo);
*01 xerox do texto da dinâmica para acompanhar;
*algumas plaquinhas com as características descritas na dinâmica (ALEGRE, INTELIGENTE, PAZ...).



Desenvolvimento:
Um líder pede a palavra e diz que gostaria de presentear todos os catequistas, mas como não pode, resolveu escolher no grupo a pessoa mais alegre para representar todos os catequistas.
Assim, cola a plaquinha com a palavra ALEGRE no catequista entrega o presente (abraça, beija...).



Antes que o (a) escolhido (a) abra o presente o líder interrompe dizendo:

1.ALEGRIA!ALEGRIA!Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns por ser um discípulo de Cristo muito alegre. Com sua alegria passe o presente a quem acha o catequista mais INTELIGENTE. (ele vai pegar uma plaquinha com a palavra inteligente e colar no outro catequista e assim sucessivamente, sempre colando as placas)

2. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento na catequese, pois muitas pessoas são inteligentes e nem sempre põe sua inteligência a serviço do Reino de Deus. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o para o catequista que lhe transmite PAZ.


3. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com a Paz de Cristo passe o presente a quem você considera um catequista AMIGO.


4. Diz uma música, "amigos pra sempre, bons amigos que nasceram pela fé... amigos pra sempre, amigos pra sempre, para sempre amigos sim, se Deus quiser!". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera ser um catequista DINÂMICO.


5. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias contidas na Palavra de Deus e boas ações em seu meio, principalmente na Igreja . Parabéns! Mas passe o presente a quem acha ser o catequista MENOS PONTUAL do grupo.


6. Você precisa estar atento aos compromissos do grupo, pois sua opinião também é muito importante para o fortalecimento da Catequese. Desta maneira, não fique triste, pois estamos felizes em vê-lo aqui hoje, mas o presente ainda não é seu... Passe-o ao catequista MAIS PRESENTE na nossa caminhada.


7. Parabéns! Estar sempre presente revela o seu compromisso e a renúncia a várias outras coisas na sua vida, para por à vontade de Deus em primeiro lugar, isso é muito difícil e por isso você é um ser raro. É de pessoas assim que Cristo precisa... mas o presente ainda não é seu! Entregue-o ao catequista mais EXPERIENTE do grupo.


8. A sua experiência serve de exemplo e motivação para todos nós no grupo, saiba que sempre aprendemos com você e que sua experiência se renova a cada dia na fé que demonstras na caminhada. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha o mais APRESSADINHO da turma, aquele que quer que a reunião sempre acabe logo .


9. A vida nos dias atuais sempre nos exige pressa e correria, assim nos cansamos e nem sempre acabamos aproveitando as coisas boas ao nosso redor. Saber dosar as coisas é uma virtude e quando se trata das coisas de Deus, elas exigem perfeição e por isso requerem tempo. Agora pense com carinho e arrume um tempinho para entregar o presente ao catequista mais CARIDOSO.


10. Já dizia São Paulo: “a caridade é paciente, é bondosa” Cor, 13,4. , já que você foi escolhida (o) como um catequista caridoso, certamente não se importará em dividir as coisas que possui. Desta forma, abra o presente e reparta-o com todos os catequistas aqui presentes.



Obs: Uma sugestão é ao invés de ir lendo você embrulhar o presente tantas vezes forem as características e cada vez que alguém abre o presente percebe que ele ainda não é seu pois vai ver uma etiqueta colada indicando o próximo passo.







Você também pode adaptar às características do seu grupo colocando qualidades boas e não tão boas assim, para que o catequista reflita a sua postura. As vezes é mais fácil revelar o que pensamos do outro numa dinâmica. Algumas sugestões são: Espiritualista, Comunicativo, Sério demais, Ausente, Tímido, etc...







Se em seu grupo tiver 50 catequistas, não é obrigado ter características pra todos, mas no presente a quantidade deve contemplar o grupo inteiro!








Quando adaptei essa dinâmica usei aqui em nossa paróquia e foi um sucesso!



Esperamos que gostem!



Grande abraço,



Clécia e Sandra

1 comentários:

Unknown disse...

OI
Estava procurando algo novo para homenagear meus catequistas...
A ídéia da "Dinâmica do presente" é perfeita, vou usá-la.
OBRIGADA!!!
Ana**
Ctba/PR

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails